Arnet | Puppet

Mais uma nonsense da Santo, de Buenos Aires, para a telecom Arnet, que não custa repetir: protagonizou a excelente campanha “Todos Por Un Pelo” há alguns anos.

Dessa vez o filme fala sobre um pacote ilimitado de mensagens SMS. Você escolhe um amigo, mas como pedir para ele também escolher você?

A produção é da Wasabi Films.

Shelter: House Of Cards

Advertising Agency: Leo Burnett, London, United Kingdom
Creative Director: Jonathan Burley
Art Directors: Richard Brim, Jay Hunt
Copywriters: Daniel Fisher, Pete Gosselin
Production Company: Outsider, London
Directors: Dom and Nic
Post-Production: Framestore
Music: “Videotape” by Radiohead
Voiceover: Samantha Morton
Sound: Grand Central

Shelter | House Of Cards

Para o comercial da Shelter, ONG britânica que auxilia desabrigados, o Radiohead doou a música “Videotape”, do álbum “In Rainbows”.

Não é a primeira vez que a banda contribui para a causa. No mês passado cederam a canção “MK1″, também do “In Rainbows”, para uma campanha da National Coalition For The Homeless.

Outra contribuição social da banda foi em parceria com a MTV, contra o abuso e trabalho infantil no clipe/comercial “All I Need”.

A criação do filme da Shelter é da Leo Burnett de Londres, com produção da Outsider e efeitos da Framestore.

| Dica do Titio Marco Antônio

Absolut | Hugs

As últimas campanhas de Absolut mostram como seria o mundo ideal pelos olhos da marca, conceito que vem sendo trabalhado desde 2007 com os filmes “Swimming” e “Protest”. Em 2008 lançaram o “Be Kanye”.

O mais novo comercial, intitulado “Hugs”, coloca um pouco mais de afeto nesse mundo, ao som de “A Kiss to Build a Dream On” de Louis Armstrong. Resumindo toda a campanha: Beba Absolut que o mundo vai ficar mais bonito, pelo menos pra você.

A criação é da TBWA\Chiat\Day.

E tome mídia espontânea para a Cadbury

Já que falei hoje de uma paródia do mais recente comercial da Cadbury, vamos a mais uma. Foi feita no programa do Channel 4 inglês, Sunday Night Project, ontem a noite.

Lily Allen se junta aos apresentadores Justin Lee e Alan Carr para gravar suas próprias versões dos filmes da marca de chocolates, “Eyebrown Dancing” e “Gorilla”.

Se pensarmos no tamanho da mídia espontânea que esses comerciais conseguem, podemos imaginar que caminho a publicidade deve seguir. Além de se espalharem na internet de maneira avassaladora, ainda ganham esse destaque em programas de massa.

Reparem, logo no início do vídeo, no momento em que o apresentador Justin Lee pergunta para o auditório se alguém conhece o novo comercial da Cadbury. E depois tem quem ainda questione: “Mas e o conceito? É alegria, e só? Isso vai vender o produto?”. Toma, engole esse conceito aí:

| A dica foi do Gustavo Tasselli

Lipton Iced Tea | Switch

Esse é mais um comercial de multidão correndo pelas ruas, mas dessa vez para lutar contra o calor. Criado pela DDB de Sydney para a Lipton, fala do chá gelado como uma forma de se refrescar naturalmente, sem ar condicionado.

Isso obviamente é um absurdo, já que o ar condicionado é uma das maiores invenções já realizadas pelo homem. Algo que pode ser comparado a invenção da roda. Quem o fez certamente merece o Prêmio Nobel da Paz por manter o bom-humor das pessoas em ambientes fechados nesse calor.

A produção do comercial é da The Directors Group.

David Palmer em nova campanha da Allstate

Esse comercial da Allstate, uma das maiores empresas de seguro do mundo, é do mês passado e bem clichê em tom emocional. Seguindo o critério desse blog, nem mereceria ser publicado. Mas não importa, ele é estrelado pelo melhor presidente que o mundo já teve: David Palmer.

O ator David Palmer, digo, Dennis Haysbert, é garoto-propaganda da empresa há algum tempo, através do slogan “Are you in good hands?”. Esse filme mais recente, especificamente, fala da crise ecônomica como um ótimo período para as pessoas deixarem suas vidas e bens em boas mãos.

Sim, eu estou postado só por causa do ator, mas sei que se eu tivesse uma empresa com certeza ia escolher o Presidente Palmer como garoto-propaganda. Até porque, você sabe quem é o melhor amigo dele…

A criação é da Leo Burnett.

Volkswagen | Todo Mundo Adora

Teve uma época em que fazer campanha com o Pânico na TV era padrão, até que no ano passado os humoristas hype roubaram a cena. Exemplo é o pessoal do CQC, que individualmente estiveram presentes em diversas ações publicitárias. Outro nome dessa onda é o humorista e apresentador Marcelo Adnet, que fez sucesso com seu programa “15 Minutos” na MTV.

E é justamente ele que protagoniza a nova campanha institucional da Volkswagen, com o slogan “Todo Mundo Adora”. Adnet criou uma série de esquetes em que interpreta músicas falando das vantagens de se ter um carro da marca. Além de um canal no YouTube com todos os filmes, dois comerciais serão veiculados na TV. Também pode ser assistidos no hotsite da campanha.

Confesso que nunca achei muita graça do programa “15 Minutos”, mas independente de gosto pessoal, a campanha não aproveita o tipo de humor e o improviso que fez a fama de Marcelo Adnet. Bacana é que nos vídeos online utilizaram o recurso de anotações do YouTube para levar o espectador aos outros filmes.

A criação é da AlmapBBDO. Abaixo você assiste um comercial e a esquete “Funk”.

Wellington Zoo: Adults Only

Advertising Agency: Saatchi & Saatchi, Wellington, New Zealand
Creative Director/ writer: Tim Hall
Associate CD / Art Director: Scott Henderson
Agency Producer: Tom Ackroyd, Anna Kennedy
Marketing Manager: Beth Houston
Manager, Marketing & Communications: Stephanie Gray
Typographer: Geoff Francis

Coca Cola: Heist

Advertising Agency: Wieden + Kennedy, Portland, USA
Creative Directors: Hal Curtis, Sheena Brady
Art Directors: James Moslander, Lee Jennings
Copywriter: Marc D’Avignon
Senior Agency Producer: Matt Hunnicutt
Associate Agency Producer: Juliana Montgomery
Director: Psyop
Psyop Creative Directors: Todd Mueller, Kylie Matulick
Production Company: Psyop, Los Angeles
Executive Producer: Neysa Horsburgh
Live Action Producer: Michael Schlenker
VFX Producer: Tina Chiang
Post-Production Coordinator: Thomas Knight
Editor: Brett Nicoletti
Storyboard Artist: Josh Wiesenfeld
VFX Supervisor/CG Lead: Andrew Romatz
VFX Supervisor/Lead Flame Artist: Thibault Debaveye
2D Desktop Supervisor: Lane Jolly
Animation Lead: John Velazquez
Lighting Lead/Look Development TD: Mike Dalzell
Fluid Simulation: Scanline VFX
Pre-Visualization: Mike Makara , Todd Constantine, Sarah Bocket, John Cherniack, Jan Bitzer
Senior Animator: Yvain Gnabro
Animators: Alejandro Castro, Joon Lee, Frantz Vidal, Maxime Devanlay, Zee Myers
FX: Jan Bitzer, Kiel Gnebba,
Flame Artists: Alex Kolasinski, Sarah Eim
Compositors: Jared Sandrew, Michael Dobbs, Miguel Bautista
Senior Lighter: Kyle Cassidy
Lighter/Look Development: Katie Yoon, Wendy Klein
Lighters: Ian Ruhfass, Barry Kriegshauser
Modelers: Clay Osmus, Andy Kim
Modeling/Generalist: Bryan Repka
Rigger/Generalist: Petrik Watson
Riggers: Sean Comer, James Parks, David Bosker
Roto/Paint Artists: Krystal Chinn, Austin Brown, Scott Baxter
Music/Sound Design: Stimmung
Arranger: Robert Miller
Song: Peter and the Wolf
Music Executive Producer: Kelly Fuller
Sound Design: Gus Koven
Mix: Lime
Mixer: Loren Silbur
Assistant Mixer: Lindsey Alvarez
Mix producer: Jessica Locke

Transport For London | Kill Your Speed

Parece um filme de terror japonês com crianças do além assustadoras, mas é um novo comercial para a campanha “Transport For London”, criado pela AMV BBDO.

O filme mostra que você deve “matar” a sua velocidade, ou terá que conviver com ela para sempre. Forte, mas realista.

Monster.com: Double Take

Watch it in high resolution.

Advertising Agency: BBDO, New York, USA
Production Company: Rattling Stick, London/Epoch Films, USA
Director: Daniel Kleinman
DoP: John Mathieson
Chief Creative Officer: David Lubars, Bill Bruce
Executive Creative Director: Eric Silver
Art Director: Gerard Caputo
Copywriter: Reuben Hower
Editor: Haines Hall
Senior Agency Producer: Ed Zazzera, Anthony Curti
Producer: Theresa Ward, Johnnie Frankel
Executive Producer: Jerry Solomon
Music Producer: Loren Parkins
VFX: Framestore
Executive Producer: James Razzall
Producer: Michael Stanish
Visual Effects Supervisor: Mike McGee
Sound Design: Stimmung
Sound Designer: Gus Koven

XLIII Super Bowl: Audi | Chase

Mais um para o seleto grupo dos melhores do Super Bowl 2009. Jason Statham, protagonista da trilogia “Transporter”, “Adrenalina”, “Celular” e outras bobagens to tipo, estrela o filme de Audi no intervalo comercial mais caro do planeta.

Statham promove uma perseguição em épocas diferentes e mostra como o progresso é valioso, ou seja, um A6. A criação é da Venables Bell & Partners, com produção da Smuggler.

No ano passado, a Audi também veiculou um comercial com referências cinematográficas, brincando com uma das cenas mais clássicas da sétima arte: “Godfather”. Na época, a montadora alemã reportou um aumento de audiência de quase 200% no site audi.com, e o termo “Audi R8″ pulou imediatamente para um dos mais procurados no Google.

Claro que agência e cliente esperam repetir o sucesso, mas podiam dar uma forcinha para os público com algum tipo de conteúdo exclusivo online, promoção, etc, assim como fizeram Carrerbuilder, Pedigree, entre outros. Assista todos do Super Bowl na Adweek.

XLIII Super Bowl: Pepsi | Refresh Anthem

Depois de “My Generation” do The Who, a Pepsi ataca com o clássico do Bob Dylan, “Forever Young”, em uma versão criada em parceria com will.i.am, líder do Black Eyed Peas.

É mais um filme dentro da campanha “Refresh Everything”, que fala do choque de gerações e de como cada uma delas mudou o mundo a sua maneira. O comercial coloca lado a lado elementos culturais e comportamentais de cada época.

Pepsi Refresh Anthem
Pepsi Refresh Anthem

Já me ganharam quando relacionaram o saudoso John Belushi dançando em “Os Irmãos Cara da Pau”, uma das melhores comédia da história, aliás, com Jack Black em “A Escola de Rock”. Gênio.

A fórmula, de comercial de época e culto de gerações passadas, já foi bastante utilizada. Acontece que nesse caso a mistura foi mais do que apropriada, da escolha dos protagonistas até as cenas selecionadas. Provavelmente, o melhor filme do Super Bowl 2009.

A criação é da TBWA/Chiat/Day, com produção da MJZ e efeitos digitais da Method Studios. Assista abaixo:

Big Brother Brasil 9: Um penetra na festa da Vivo e Sony Ericsson

Ontem, dia 29 de janeiro, a Globo realizou a chamada Prova do Líder no Big Brother Brasil 9. Como de costume, foi uma ação pesadamente patrocinada, com marcas pulando na tela e transformando cada participante do reality show em um outdoor ambulante.

A prova de resistência funcionava assim: os participantes, enquanto seguravam um boneco do mascote da Vivo, deveriam andar por uma tábua toda vez que escutassem o toque padrão de um celular Sony Ericsson. E assim deveriam ficar a noite inteira, até sobrar apenas uma pessoa.

BBB9 Vivo Globo

Alguns participantes até ensaiaram elogios as empresas patrocinadoras, com comentários a respeito dos serviços da Vivo. Acontece que em determinado momento, alheios aos interesses concorrentes de Sony Ericsson e Apple, começam a elogiar o iPhone, pedindo que a Vivo presenteie os BBB’s com o gadget.

Um dos participantes percebe a gafe, e tenta ainda encontrar motivos para querer um Sony Ericsson. A direção do programa, talvez querendo que parem de comentar sobre marcas e aparelhos, aciona o toque uma vez atrás da outra.

Assista a cena abaixo. Obrigado ao Matt, que deu a dica.

Lexus ES: Cards

Advertising Agency: Team One, Los Angeles, USA
Production Company: MJZ, Los Angeles
Director: Dante Ariola
CCO: Chris Graves
GCDs: Gavin Lester & Jon Pearce
Art Director: Ryan “Pocket” Fluet & Lou Flores
Copywriter: Molly Grubbs & Schuyler Vanden Bergh
Editor: Kirk Baxter
Agency Producer: Beth Hagen
Executive Producers: Jeff Scruton, Eric Stern
Line Producer: Natalie Hill
DoP: Toby Irwin
Telecine: Company 3
Colorist: Stefan Sonnenfeld
Editorial Company: Rock Paper Scissors
Executive Producers: Linda Carlson, CL Weaver
Producer: Kim Colen
Editor: Kirk Baxter
Asst. Editor: Ryan Delk
VFX Company: a52
Executive Producer: Ron Cosentino
Producers: Heather Johann, Pete King
VFX Supervisor: Tim Bird
Flame Artists: Joana Cruz, Mike Bliss, George Cuddy, Alex Kolansinski
Music Company: Elias
Sound Design: Stimmung Films
Final Mix: Juice
Mixer: Bob Gremore
Principal Talent: Bryan Berg

XLIII Super Bowl: Pepsi Max

Dois da Pepsi Max para o Super Bowl, mostrando o refrigerante como um diet dedicado ao público masculino.

O primeiro mostra alguns caras aguentando as pancadas mais absurdas, e ainda assim dizendo “I’m Good”. Já o segundo, “Ingredients”, também diverte, mas é um estilo narrativo idêntico a ótima e recente campanha de Bavaria Premium aqui no Brasil.

Criados pela TBWA\Chiat\Day, com produção da The Mill e Epoch Films. Divertidos.

| I’m Good

| Ingredients

XLIII Super Bowl: Pedigree | Crazy Pets

Como comentei no post anterior, a Pedigree irá anunciar pela primeira no intervalo do Super Bowl. Trata-se de um filme para o seu programa de adoção de cães.

Criado pela TBWA/Chiat/Day, o comercial mostra pessoas com animais de estimação nada comuns, como um rinoceronte, ema e javali. Um grande trabalho de produção da Partizan e efeitos digitais da MPC.

O filme ainda convida o espectador a visitar o site da Pedigree, que traz, além de uma versão estendida, making of e o aplicativo “Shake and Bark” para iPhone.

XLIII Super Bowl: Da TV para internet e celular

Com crise ou sem crise econômica, o intervalo comercial do Super Bowl continua disputado, e claro, cada vez mais caro. São 100 mil dólares por segundo, que serão gastos por 17 marcas diferentes no dia 1 de fevereiro.

Empresas que praticamente viraram tradição no Super Bowl, como Fedex, General Motors e Garmin, não anunciarão neste ano, mas aquelas que compraram espaço pretendem aproveita-lo de maneira como nunca feita antes.

A idéia é tentar estender o contato com os espectadores na internet e mobile. Grande parte dos comerciais, por exemplo, chama para uma promoção online, hotsite, rede social ou até aplicativos de iPhone.

A Pedigree vai anunciar pela primeira vez um filme de 30 segundos no maior acontecimento esportivo norte-americano, mas espera que cerca de 4 milhões de pessoas acessem o site da marca para assistir uma versão estendida do comercial, mais making of e baixar o aplicativo “Shake and Bark”, que “late” quando o iPhone é sacudido.

Monster.com colocou em seu comercial do Super Bowl uma promoção através de SMS. Já a CareerBuilder, além do site anonymoustipgiver.com, desenvolveu um aplicativo estilo presente virtual para Facebook.

O que se percebe, é que não dá mais para gastar tanto com alguns segundos na TV e deixar por isso mesmo. É preciso tentar estabelecer um relacionamento mais duradouro com as pessoas, e para isso, nada mais propício do que o ambiente digital.

Nos próximos posts (e dias), publicarei alguns dos comerciais mais interessantes que serão veiculados no XLIV Super Bowl. O “Tips” da CareerBuilder você já viu aqui, e “Avatar” da Coca-Cola aqui. Sem esquecer da campanha de Doritos.

| Com Forbes e NYT

Lexus ES | Cards

Para promover a estabilidade e silêncio do motor de seu modelo ES, a Lexus convidou Bryan Berg, recordista mundial em empilhamento de cartas para protagonizar o comercial abaixo.

Berg levou 18 dias e 108.864 cartas de baralho para construir uma cidade ao redor do carro. No final, o motor do Lexus é ligado, e adivinha o que acontece?

A criação é da Team One, com produção da MJZ. O site lexus.com/cards traz um making of do filme.

| Via Inspiration Room