Easily Distracted From Tasks? These Hilariously Weird Ads Show Why That Can Be Bad

Droga5 London has found a creative way to promote new productivity service Setapp: by showing just how wrong things can turn when we get distracted and don’t finish a task. In a series of comedic spots, the “Don’t Get Sidetracked. Get Setapp” social campaign showcases three scenarios where failing to complete a task leads to…

Dell relembra o início humilde de empresas populares atualmente

Com um comercial inspirador para começar o ano, a Dell relembra como foi o começo de diversas empresas que se tornaram corporações gigantes e influentes nos dias de hoje.

“Beginnings” foca os locais em que startups foram concebidas, como apartamentos, cafeterias, dormitórios de faculdade (o caso de Michel Dell, em 1984) e até ônibus.

Criação da Y&R e VML.

Dell
Dell
Dell

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Dell Highlights the Dingy, Humble Beginnings of Today’s Popular Brands

Dell seeks to recapture its entrepreneurial spirit in new work from Y&R and VML, including this "Beginnings" spot that shows small apartments, basements and other venues where modern brands were born. 

Companies like TripAdvisor, Whole Foods and Skype, all of which use Dell products and services, serve as the stars of the spot. (Apparently, Dropbox was conceived on a bus. I did not know that.)

At the end, we see the University of Texas at Austin dorm room where Michael Dell sold PC upgrade kits in 1984, emphasizing the company's startup roots. The spot, directed by Tomas Jonsgården of Anonymous Content, comes as Dell, newly privatized and refocused on enterprise systems and cloud computing, prepares to write its next chapter.

Now, Dell's no startup, but a high-tech behemoth, so this strategy seems kind of risky, as it almost dares critics to call out the message as disingenuous. Still, the company is entering a new phase, so the approach works well enough, and the spot feels legitimately humble and less like a brag. Plus, the visuals are memorable, if only because you don't expect Dell to present 60 seconds of drab facades and spaces devoid of people and technology. Such muted imagery captures the lonely uncertainty of the startup experience and makes "Beginnings" seem more heartfelt than ads that cast their wares as shiny eye candy.


    

Student Announces New App by Sending Out a Fake Campus Shooting Alert

File this one under "unwise ways to announce your startup."

UNC student Taylor Robinette recently launched his new social networking app, Bevii, via email blast to his fellow students. Which might have been fine, except that the email was sent from unc@alertcarolina.com and made to look like a campus shooting alert from UNC's crisis information site, Alert Carolina.

"At precisely 10:01 am yesterday," the email stated, "in broad daylight, shots were fired on Franklin Street." The email goes on to explain that “The victim is being described as a blue, outdated social network.” The perpetrator, of course, was Bevii.

The founder says he felt an immediate pang of maybe-that-was-a-bad-idea. "As soon as the email went out, we contacted the proper outlets and apologized," Robinette said in a phone interview with AdFreak. UNC, however, reacted to the marketing stunt by blocking the Bevii website and posting a "beware of fraudulent messages" alert.

When asked if any students were alarmed by the email, Robinette said, "To the best of our knowledge, nobody thought they were actually in danger." He says the Bevii team has seven developers, eight angel investors and about $300,000 in funds raised so far. Despite the email gaffe, he's confident he will have plenty of support to continue launching the app.
 


    

Pesquisa mapeia terrenos férteis para startups

Foi lançado hoje a primeira parte do Startup Ecosystem Report, uma pesquisa realizada pelo Startup Genome que mapeia os 20 ecossistemas mais férteis para o empreendedorismo. Vale do Silício em primeiro lugar não chega a ser uma grande novidade, mas é curioso ver Tel Aviv chegando logo em segundo. É claro que, ao pegar um material desses, a primeira coisa que a gente faz é ver se o Brasil está presente. E sim, está, com São Paulo na 13a colocação, à frente de Moscou e Berlin.

O Vale do Silício, considerado a origem do fenômeno das startups, é usado como referência comparativa nos tópicos pesquisados, como fundação, performance, talentos, infraestrutura e a capacidade de lançar tendências, entre outras.

Em se tratando de São Paulo, alguns dados chamam a atenção na pesquisa. A cidade, junto com Berlin, tem o menor porcentagem de fundadores que viveram no Vale do Silício, 7% e 4%, respectivamente. Do outro lado, Waterloo e Cingapura têm a maior porcentagem, com 35% e 33%.

O ecossistema de Sydney, São Paulo e Moscou também são os mais diferentes em relação ao Vale do Silício, especialmente quando levado em conta a área de atuação das startups em desenvovlmento.

O projeto Startup Genome foi criado há dois anos pelos empreendedores Bjoern Herrmann, Max Marmer e Ertan Dogrultan, que desde então têm se dedicado a buscar respostas para a pergunta: o que torna uma startup um sucesso? E lá se foram mais de 50 mil startups pesquisadas no mundo inteiro.

Para acessar a pesquisa completa, basta clicar neste link e preencher os dados necessários.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Como fazer dinheiro de verdade com Mídias Sociais?

SMW

Antes que alguém atire a primeira pedra, este não é um post sobre as longas discussões acerca da monetização de blogs e afins.

Um dos eventos que tive o prazer de estar ontem era, na promessa, um workshop de pitch. Traduzindo: seria um momento para receber alguma mentoria gratuita de três investidores-anjo para apresentar idéias de empresas revolucionárias para outros investidores em alguns dias. E enfim fazer muito dinheiro com alguma nova traquitana de Mídias Sociais.

Como já comentei em alguns Braincasts, eu estou na mesma batalha: modelando meu próprio negócio, que não é uma traquitana, e buscando acertar um ou outro ponto que ainda não está bem esclarecido sobre como trabalhar, ganhar dinheiro, ficar rico, enfim.

O que encontrei, definitivamente, valeu o dia.

bsceene

A empresa que patrocinou este evento, a Bsceene, é uma espécie de produtora digital. para artistas que precisam da aporte tecnológico para expor sua arte na Internet. Por também ser, por assim dizer, uma startup, trouxe para um papo de 2 horas (que passaram como 15 minutos) três investidores locais que estão ajudando a levantar Chicago (e provavelmente a própria Bsceene). Tony Wilkins (investidor-anjo e mentor da Excelerate – aceleradora já comentada por aqui), Drew Barrett (consultor de negócios internacionais, incluindo alguns para turismo no Brasil) e Bruce Montgomery (mantém negócios em TI e foi apresentado como “o homem dos contatos em Chicago”).

O papo foi além do “o que esperamos que você apresente quando vier com sua idéia para um pitch” e passou por algumas boas histórias (ninguém ali aparentava ter menos de 50 anos) sobre investimentos, empresas promissoras que em nada deram, empresas que venceram, mercados interessantes que não estão tão na moda. Falaram também sobre o relacionamento entre investidores e empresas e foram extremamente solícitos ao serem abordados ao final do evento por diversos sonhadores.

Sem dúvidas, faz pensar se todo mundo tem que criar o próximo Facebook para ser considerado um sucesso. Eu fortemente acredito que não.

Até amanhã!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Antes de começar o Social Media Week, uma visita à 1871 em Chicago

SMW

Como eu disse no post anterior, 1871 foi um ano marcante para a história de Chicago. Um incêndio de grandes proporções destruiu a cidade, que foi então inteiramente replanejada para funcionar como uma grande metrópole, atraindo diversos arquitetos e engenheiros no século XX que ergueram alguns dos mais incríveis prédios e obras do planeta. O criador do Plano de Chicago, David H. Burnham, declarou sobre a obra (a tradução é livre):

Não faça planos pequenos. Eles não têm a magia necessária para inspirar o homem. Faça grandes planos. Mire alto, com esperança, e trabalhe.

Com este espírito de renovar a cidade e levá-la a uma posição de destaque, 1871 também é o nome do espaço de coworking fundado há menos de um ano para incentivar o nascimento e desenvolvimento de startups na região central do país. O prédio escolhido para a sua sede, aliás, é um dos cartões-postais daqui, o Merchandise Mart (local que também abriga algumas agências, como a JWT e a Razorfish).

Visitei o espaço da 1871, onde encontrei um ambiente confortável e amplo, com uma infra-estrutura que não deixa nada a desejar se comparada a outros grandes centros daqui dos Estados Unidos ou hubs e incubadoras que você pode encontrar no Brasil.

1871

Entretanto, a iniciativa conta com forte apoio de empresas, governos municipal e estadual e investidores de todos os tamanhos. Dentro do espaço da 1871 também funcionam a aceleradora Excelerate Labs, laboratórios da Northwestern Unniversity e da University of Illinois e escritórios de venture capital. Além disso, a 1871 mantém tours gratuitos, encontros de profissionais, palestras, coachings e a escola Starter League (programação, UX e formatação de negócios).

O direcionamento da 1871 é sério: criar em Chicago um ambiente para as empresas não apenas crescerem, mas também criarem raízes e não levarem suas matrizes para o Vale do Silício. Como já mencionei antes, diversas cidades americanas não-tão-bacanas-como-SF-e-NY se esforçam para conquistar seus próprios Googles, Facebooks e Twitters.

Há nestas metrópoles que participam desta nova corrida do ouro algo que as aproxima de São Paulo: berçário de diversas iniciativas em tecnologia, importantes polos regionais econômicos, mas não são a primeira opção de ninguém. Acredito que observá-las de perto é um exercício interessante para qualquer empreendedor brasileiro.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement