Smart watch que nada – a novidade é o Nod, um smart ring que reconhece gestos

Mais do que criar um wearable, a startup Nod queria melhorar como lidamos com interfaces diversas, como a de uma smart TV ou de um gadget dentro das nossas casas. Não seria tão mais fácil se pudéssemos só gesticular de um jeito diferente para alcançar um resultado?

O que já é (razoavelmente) possível com tecnologias como o Kinect poderá ficar ainda mais acessível com o Nod, um anel inteligente que se conecta com interfaces através de Bluetooth e consegue reconhecer o movimento dos seus dedos.

É possível apontar o indicador para selecionar, mover a mão para os lados para navegar pelas telas e até mesmo controlar luzes e o termostato apenas usando gestos manuais. Quem quiser pode até jogar usando os Nods como controles – em games de tiro em primeira pessoa, é possível utilizar dois Nods simultaneamente para atirar com duas armas ao mesmo tempo.

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Esse ‘smart ring’ usa quase as mesmas especificações técnicas de fitbands como o Fitbit, e permite a conexão Bluetooth com uma variedade de dispositivos, que vão desde TVs LG Smart (a partir de 2012), passando por acessórios como o Roku, Google Glass, smartphones e tablets. Além de ser uma boa forma de evitar a irritação de precisar digitar o nome de um filme no Netflix usando setas direcionais e um botão de ‘OK’, o Nod traz uma experiência de controle que é mais próxima do que fazemos no dia a dia, e bem menos brega do que ficar ‘falando’ com a sua TV (ou com a Siri ou o Google Glass).

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O Nod será comercializado em 4 diferentes tamanhos – P, M, G e XG – e acompanhará encaixes internos para um ‘ajuste fino’ dos anéis no dedo dos usuários. Chris Davies, do Slashgear, que acompanhou uma demonstração ao vivo, destaca um detalhe interessante: o Nod exige muito menos movimento físico para funcionar, diferente do que acontece com o Kinect da Microsoft, por exemplo. Em alguns casos, a sensitividade dos sensores chega a ser alta demais (eles são capazes de ter um controle de resolução de até 32 mil DPI), o que é um exagero para controlar a interface de uma smart TV, mas é ideal para jogos de tiro em primeira pessoa.

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A princípio, os desenvolvedores do Nod não pretendem transformá-lo em um wearable com ‘tendências fitness’, mas o hardware traz todos os sensores que gadgets como o Fitbit ou a Jawbone UP24 possuem, o que permitiria que empresas terceiras trabalhassem em uma interface do tipo para o Nod.

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O smart ring vai custar 149 dólares, e já está disponível para pré-venda, com entrega prevista para os próximos meses.

Seria essa uma versão tech do “one ring to rule them all”? 😉

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Uma bela interface conceitual para a série FIFA

Apesar de ser o melhor jogo de futebol que existe, especialmente na versão 13, a série FIFA sempre sofreu de um problema crônico: a interface dos menus.

Sai ano, entra ano, as telas de opções e informações continuam feias, complicadas e com muita informação simultânea. Para você ter uma ideia, até a edição anterior, FIFA 12, não era possível visualizar a chave de um torneio eliminatório, por exemplo.

Uma interface conceitual desenvolvida pelo designer brasileiro Rodrigo Bellão parece, de cara, infinitamente superior ao que já vimos desde que a franquia FIFA existe. Além do belo redesign, as informações e estatísticas ganharam uma clareza incrível.

Fifa Interface Concept

Espero que esse trabalho, feito por um fã, chegue aos olhos da Electronic Arts. Ainda há tempo de repensarem os menus para o FIFA 14.

Mais detalhes em: bellones.net/#/fifa-ui/

Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept

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CREEKS S01E10 — Os carecas controlarão seus computadores com a mente

Você vê por aí estes projetos legais onde sites e computadores interagem com o mundo real e vice-versa. Como se faz isso?

Que bom que você perguntou! No CREEKS: creative geeks de hoje Cris Dias, Daniel Bottas, Dado Tronolone, Edson Pavoni e Fábio Palma falam sobre os sensores, pequenos (e muitas vezes baratíssimos) componentes que você vai interligar com seu microprocessador (veja o CREEKS só sobre o tema) e fazer com que seu site, app, programa, etc. controle e seja controlado pelo mundo físico. Daí para a dominação mundial é um pulo.

Também comentamos o Leap, que você já viu aqui no B9 e outras maneiras de controlar o computador como o Kinect e o Emotiv, onde você controla tudo com o poder da mente. (pelo menos se você for careca)

No final ainda aproveitamos o programa para reclamar das aulas de química na escola, mas para você entender o que isso tem a ver precisa assistir este que é o décimo episódio do podcast que fala sobre a junção da tecnologia com a criatividade.

O CREEKS: creative geeks é gravado ao vivo toda quinta, 22h, em creeks.tv e aqui no B9. Você pode assistir a gravação e mandar perguntas e palpites usando os comentários da transmissão ao vivo do YouTube, no link disponível durante a gravação.

Você também pode ouvir o CREEKS em audio, se tiver coragem. Pegue o mp3 ou assine o feed no iTunes ou programa da sua preferência.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Linha do tempo: A evolução das interfaces de usuário

Dentro dos exemplos dessa ótima ferramenta para criar timelines – com diversas opções de inclusão de conteúdo e até embed – uma em particular merece nossa atenção detalhada.

Ela mostra, desde 1600, as interfaces de usuário que revolucionaram o mundo, definindo a computação multi-touch como ela é hoje. Contém imagens e vídeos que explicam as principais criações, essenciais para a evolução da tecnologia.

Olha lá: timeline.verite.co/user-interface/

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SixthSense Interface

Le SixthSense est composé d’une webcam et d’un pico-projecteur. L’appareil permet d’interagir avec le monde réel, et chaque objet du quotidien devient une interface. Les applications deviennent alors infinies, comme le montre cette démonstration vidéo disponible dans la suite.



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Une réalisation du chercheur au MIT : Pranav Mistry.

Previously on Fubiz