Domino’s ‘Superfans’

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De fato, a Domino’s se viu obrigada a utilizar as mídias sociais para promover sua marca entre os jovens.

Sua nova aposta é em um aplicativo de Facebook, chamado ‘SuperFans‘.

Baseada no Reino Unido, a campanha online visa atrair o maior número de fãs a sua página na rede social. Então a marca lançou uma promo de incentivo aos usuários. Quem conseguir atrair o maior número possível de amigos para que eles também se tornem fã da página no FB, serão batizados de Rei (King) e a Rainha (Queen) do aplicativo, e ganharão gifts da Domino’s.

Em uma espécie de Domino’s-Fan-O-Meter, os usuários também poderão recorrer a ofertas quando a página atingir um número maior de fãs.

Touchscreen Taxi Advertising

Sempre considerei a mídia indoor em táxi um meio chamativo e capaz de entreter o passageiro que aguarda chegar ao destino. Mas, para ser ainda mais atrativa, uma empresa chinesa desenvolveu uma plataforma touchscreen, dando aos anunciantes desta mídia, uma opção extra de interatividade e distração.

Ao visitar o blog Trend Planner, descobri que, em Xangai, na China, a moda destes televisores touchscreen realmente pegou. Pelo visto, há possibilidades do anunciante criar botões personalizados que, quando tocados, habilitam conteúdos referentes à marca. Agora, aquela perguntinha clichê: Será que algo parecido vai chegar ao Brasil?

USA Today: Wizarding World of Harry Potter 3D

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Conforme eu havia anunciado pelo Twitter (aqui), o tablóide americano USA Today trouxe, em sua edição de ontem (28/01), um mapa interativo do Wizarding World of Harry Potter, o mais novo e aguardado parque temático de Orlando, na Florida.

Basicamente, a aplicação utilizada para entreter os fãs do jovem mágico, foi a realidade aumentada. Quando colocado em frente de uma webcam, o mapa do parque se transforma em um 3D, com vários detalhes dos locais e dos personagens.

O parque do Harry Porter vai ser aberto no meio deste ano.

:: Via USA Today e Harry Potter 3D

Campanha de verão da Skol vai ser apenas online

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Esse ano, a esperada campanha de verão da Skol será apenas online (e aberta à colaboração do usuário).

Com o conceito “Skol por um verão redondo“, a marca lança um Guia de Verão colaborativo, que traz dicas sobre praias com lugares e atrações consideradas incomuns para os guias convencionais.

Ao entrar no Guia do Verão Redondo, totalmente interativo, você poderá conferir Pontos Redondos do litoral. Daí você assumirá o controle de uma pequena escuna, para desbravar as dicas mais “redondas” de verão.

Cada dica te dá acesso a fotos, vídeos e textos do local, assim como a previsão do tempo exclusiva da Garota do Tempo Skol.

Por ser colaborativo, cada usuário pode assumir o papel de “guia turístico”, enviando dicas e fotos sobre os pontos do litoral que ele considera imperdíveis. Todos esses Pontos Redondo serão identificados no Google Maps.

Assim, a campanha consegue ficar super alinhada com o público-alvo de Skol: uma galera jovem e conectada, mas que adora o verão, a praia e a diversão.

A Skol garante que não haverá outro meio (a não ser a internet) para promover o “Verão Redondo“.

Como o iPad pode revolucionar a mídia e o marketing

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Escreve aí. O iPad, assim como outros e-readers, vai permitir novas formas de marketing para atingir consumidores cada vez mais envolvidos com uma publicidade mais interativa e menos interruptiva.

Os anunciantes estão mais otimistas em 2010. Uma das razões, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), tem a ver com o surgimento constante de novos meios e plataformas oferecidas a eles. Um conforto para quem não pretende perder seus consumidores de vista.

Enquanto os veículos de mídia mais conservadores não abrem mão de um modelo de negócio já ultrapassado, outros, como é o caso do The New York Times, enxergam ricas oportunidades de estabelecer, com essas novas tecnologias, uma positiva relação [notícia x leitor].

O mais tradicional ‘jornalão’ dos Estados Unidos foi o 1º do mundo a anunciar uma parceria com a Apple, e criar um aplicativo customizado especialmente para o iPad. E fez o mesmo com o Kindle, o pioneiro neste ‘neo market’. Está claro que o NYT não perde tempo, aproveita novidades e experimenta inovações a fim de lutar contra a queda brutal de circulação do seu jornal impresso e o número de assinantes do mesmo.

Hoje, dia em que o mundo congestionou a internet para acompanhar o lançamento do novo device, a Apple não só escreveu um novo capítulo na história da tecnologia, como também reescreveu o capítulo de um marketing e de uma mídia onde, até então, era o conteúdo que reinava sobre qualquer outra coisa.

Assim como a revolução no mobile marketing, obtida graças aos branded apps de iPhone e iPod, a Apple continua construindo novos caminhos para as marcas. Talvez sejam os mais pertinentes desde o início do século XXI.

Bayer utiliza o universo dos games para incentivar crianças a se cuidar melhor

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Pode parecer complicado inovar na indústria de remédios e fármacos. Mas, por incrível que pareça, a Bayer deu um passo a frente e provou que isso é pura acomodação.

No ano passado, a unidade britânica da Bayer anunciou o lançamento do Didget, um medidor de glicose no sangue para ser usado no Nintendo DS. Ele incentiva crianças a fazerem o teste regularmente. Dependendo do resultado, o jogador recebe pontos que podem ser usados para comprar itens.

Mais recentemente, eles incluíram um serviço que concede também como recompensa, o desbloqueio de fases em jogos famosos para Nintendo DS, como Memory, Snowball Duel e Easter Eggs.

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Nokia: The World’s Biggest Signpost

Há pouco tempo, a Nokia tornou gratuito seu serviço de mapas Ovi Maps para navegação via GPS em celulares.

Para chamar a atenção das pessoas sobre o serviço, a Nokia encomendou da agência Farfar, uma grandiosa ação interativa.

Uma estrutura de 50 metros de altura, em forma de signpost (placas de indicação de endereços), foi colocada em um ponto estratégico de Londres, onde apontava, em tempo real, vários locais “favoritados” pelos usuários do serviço de mapas Good Thinks, um produto da Ovi Maps que permite compartilhar e indicar lugares para seus amigos.

:: Dica do @dudex

Lynx/Axe lança experiência interativa no Facebook

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Não é de hoje que os vídeos interativos sobem ao palco de espetáculos de comunicação, produzidos por algumas marcas dispostas a prover uma experiência mais envolvente aos consumidores/usuários.

Lacta e Twix foram pioneiras em fornecer histórias interativas.

Talvez, o único diferencial desta novidade da Lynx é sair de um ambiente fechado (um hotsite, no caso) e migrar toda a experiência para uma rede social e colaborativa.

Dentro de uma página no Facebook, os consumidores de Lynx (marca britânica de desodorantes da Unilever, aqui conhecida como Axe) podem controlar o destino da história envolvendo a protagonista (interpretada pela atriz e modelo britânica, Keeley Hazell). O objetivo é testar a habilidade dos homens em manter as meninas interessadas neles por um bom tempo. Fazendo um cruzamento com o enredo e a proposta da experiência, a Unilever busca divulgar a nova linha de desodorantes masculinos da Lynx, chamada Twist.

Samsung inova com atendimento ‘live stream’

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A Samsung dos Estados Unidos está colocando em prática um formato interativo de atendimento ao cliente.

Com um programa na internet, a empresa espera ajudar os consumidores a compreender melhor seus produtos e solucionar problemas.

O núcleo da programação do Keep It Simple será ao vivo, transmitido através do (www.samsung.com/spstv).

Os episódios iniciais irão tratar de assuntos relacionados aos televisores digitais e os celulares/smartphones da Samsung, bem como relatos do último Consumer Electronics Show (CES 2010).

Todos os espectadores da web TV da Samsung poderão ainda fazer perguntas e tirar dúvidas através de um chat em tempo real, com uma equipe pronta para resolver os problemas de cada um.

No ano passado, a M.Benz lançou o seu “Live Talk” durante o Salão do Automóvel de Frankfurt. Naquela plataforma, os internautas tinham a chance de enviar questões que seriam respondidas ao vivo por especialistas e engenheiros da montadora alemã.

“World’s Largest Website”

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A agência holandesa CCCP Amsterdam lançou um novo e arrojado projeto digital para a Dutch Nature Preservation Society (Natuurmonumenten), batizado de “Make a Metre“.

A instituição quis sublinhar a necessidade de se criar e preservar mais espaços naturais na Holanda. Para sensibilizar a população, a CCCP desenvolveu uma idéia baseada no que eles chamaram de “user generated nature”. Isso resulta na co-criação da ‘natureza’, em um ambiente online. Cada internauta é convidado a enviar uma imagem da natureza, com uma dimensão similar a 1 metro quadrado. Ao final, todos esses metros quadrados juntos formarão “o maior site do mundo”, rico por sua interminável paisagem digital.

Não sei até que ponto este projeto pode mesmo sensibilizar as pessoas. Só sei que a idéia é bem interessante.

:: Dica enviada pelo Jan-Willem de Man.

Ford faz parceria com série americana para promover Taurus e Sync através de game interativo

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Para apresentar seu Taurus 2010, a Ford dos Estados Unidos deu o play em uma ação de marketing impecável. Apostando inicialmente em duas plataformas integradas (internet e product placement), a montadora foi feliz em sua parceria.

Um game online interativo, baseado na série “White Collar“, da emissora parceira USA Networks, coloca o usuário como protagonista ao lado de um luxuosíssimo Ford Taurus e todos os seus modernos aparatos tecnológicos, como o recém lançado sistema digital de comunicação e entretenimento, Sync.

No game (hospedado no domínio da própria emissora) o jogador é um aprendiz do FBI enviado em uma missão para seguir um criminoso de alta periculosidade. O game “Chasing the Shadow” segue a risca os detalhes da série “White Collars“.

Enquanto conduz o Taurus, o jogador pode utilizar recursos da tecnologia Sync (receber mensagens de texto, mensagens de voz, fazer chamadas e obter pistas). Aproveitando a campanha do novo Taurus, a Ford ganha mais pontos por apoiar a divulgação do Sync.

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:: Com fonte do MediaPost

Coca-Cola Zero: Dept. of Fannovation

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Em uma de suas primeiras apostas no ‘crowdsourcing‘, a Coca-Cola Zero inovou agora com o lançamento do Department of Fannovation, um site colaborativo onde os norte-americanos podem enviar idéias para melhorar a experiência dos fãs do NCAA – o principal campeonato nacional de futebol americano universitário – patrocinado pela gigante Coca-Cola.

O site, criado pela Crispin Porter + Bogusky, foi construído sobre o Posterous, um serviço bem simples que vem ganhando adeptos do mundo inteiro por permitir, de maneira muito simples, compartilhar conteúdo pelas redes sociais e fazer atualizações por e-mail.

Para engajar os fãs do NCAA a participar da iniciativa, a Coca-Cola Zero promete grana para quem enviar as melhores idéias.

:: Via AdCritic

“Alice in Wonderland” e os meios digitais

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Ninguém consegue tornar a magia e a fantasia em algo tão realista como a Disney. Todas as suas produções parecem surgir de uma cartola mágica cheia de surpresas. Seus personagens lúdicos, cenários fantasiosos e enredos improváveis, nem parecem ter sido desenhados por humanos como nós. A próxima grande surpresa da Disney é uma produção de outro importante ícone da nossa era, Tim Burton. “Alice in Wonderland” promete agradar gregos e troianos por contar com um elenco de primeira e uma equipe técnica que dispensa comentários.

No ecossistema digital, a Disney está se esforçando para promover a sua próxima atração entre os “conectados” de todas as idades.

Em uma iniciativa que começou recentemente, pôsteres exclusivos do filme começaram a pipocar em primeira mão num perfil do “Chapeleiro Maluco” no Facebook.

Mas para marcar sua presença efetiva na internet, a Disney começou a divulgar o site oficial de “Alice in Wonderland”. Apesar de boa parte do site ainda estar em fase de desenvolvimento, você já pode acessar e conhecer mais sobre a história de Alice e todos os personagens, fazer downloads de wallpapers e outras imagens espetaculares, navegar pelo storyboard da produção, brincar em um dos dois games disponíveis e, óbvio, assistir ao trailer oficial.

Vale aguardar outras novidades. O próprio site informa que um videogame e um aplicativo mobile também serão disponibilizados. O que está difícil de esperar é pelo lançamento do filme. Alice no País das Maravilhas chegará ao Brasil só em 2 de abril de 2010, quase um mês após seu lançamento nos Estados Unidos. Por lá, a estréia está agendada para 5 de março.

Enquanto isso, eles ainda nos garantem uma página no Twitter e outra no Facebook, para a gente ir acompanhando as novidades.

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Santander: Red Brick Game

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O banco Santander não usou apenas as táticas convencionais para promover a sua chegada no Reino Unido. A saída mais criativa e “fora da caixa” foi lançar um bom advergame na internet.

O site britânico da marca abriga o advergame Red Brick Game, mas eles devem disponibilizar também para dispositivos móveis e em um aplicativo de Facebook. Desenvolvido pela agência Marvellous, o advergame é bem parecido com aquele viciante flash game Bloxorz, e propõe a construção de pontes com ladrilhos vermelhos (cor predominante da marca Santander) para evitar todo tipo de obstáculo.

Cerveza Andes: Teletransporter

Machista, divertida e extremamente criativa, como toda boa campanha de cerveja. Estou falando da piração criada pela Saatchi & Saatchi para a marca de cervejas argentina, Andez.

Foram instalados alguns “teletransporters” em bares de Buenos Aires, que servem para salvar os marmanjos de uma ligação indesejada da namorada, enquanto eles estão na gandaia. Afinal, pra que mentir se você pode se “teletransportar”? :P

:: Dica do @Klozz

Pringles estimula a criação de novas embalagens

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A Pringles espera aumentar o fluxo de seu site nestas férias. Para conseguir isso, a marca firmou uma parceria com a Children’s Miracle Network, uma organização sem fins lucrativos que colabora com hospitais infantis em toda a América do Norte.

Os visitantes do site da Pringles podem desenhar, a partir do zero, novas embalagens de seus snacks. Os desenhos podem ser personalizados com cores, mensagens e fotos pessoais para, em seguida, ser impressa uma nova embalagem para as famosas latas de Pringles.

A cada criação feita e enviada pelo site, a marca promete doar 1 dólar para a instituição.

Hallmark: Valentine’s Day AR Greeting Cards

Enviar cartões para amigos, familiares e companheiros é uma forma de carinho que nunca saiu da moda. Uma das empresas mais tradicionais do ramo é a Hallmark. Fundada em 1910, a Hallmark foi uma das primeiras empresas de cartões do mundo. Cem anos se passaram e ela voltou a ser uma pioneira. Nesta semana, a empresa apresentou lá nos Estados Unidos uma nova linha de cartões para o Valentine’s Day (celebrado dia 14 de fevereiro). Os novos cartões são comercializados com um código para leitura de Realidade Aumentada. Ao colocar os cartões na frente da webcam, uma cena romântica e animada com personagens, conversas e música é ativada. É ou não é um agrado original e bem humorado?

:: Via Cream Global Blog

Cadeia de sorveterias ativa promo com Foursquare

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Com a evolução da internet e de todas as ferramentas digitais, quadriplicaram as possibilidades de comunicação. E uma “nova” ferramenta que merece destaque é o Foursquare. Ela é considerada a melhor ferramenta hiperlocal de recomendações.

É possível sugerir restaurantes, bares, praças e até espaços específicos extremamente particulares a uma rede de amigos na web. É um mix de rede social móvel com jogos e pontuações. Mas será que o Foursquare pode ser considerado uma boa alternativa para uma marca se relacionar com seus consumidores?

Famosa entre os nova-iorquinos, a cadeia de sorveterias Tasti D-Lite pode ter a resposta. Ela deu um passo a frente e buscou ativar sua última promo pensando nos benefícios e nas possibilidades do Foursquare.

Quando cadastrado no site, o cliente que mencionar a marca Tasti D-Lite no Foursquare e/ou no Twitter ganha pontos de recompensa para o seu cartão fidelidade MyTasti.

Cada vez que um cliente subir em uma dessas redes sociais uma mensagem relacionada com os pontos ganhos, receberá pontos extras e ainda terá a chance de ganhar taças e casquinhas de sorvete de graça, tendo apenas que ir até uma das lojas da rede mais próximas de onde ele estiver para retirar o mimo.

Desde o início da promo até agora, cerca 700 novas pessoas começaram a seguir o perfil da Tasti D-Lite no Twitter.

:: Com fonte do BusinessWeek

Plataforma de música da Armani chega ao iTunes

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Falei algumas vezes sobre como algumas empresas estão se envolvendo com o universo da música para associar sua marca com o entretenimento.

O rápido avanço desse envolvimento é perceptível. Como exemplo, a Armani Exchange assinou agora um acordo com a Apple para em breve disponibilizar a A | X Music Series” no iTunes.

A  “A | X Music Series” é a plataforma musical da mundialmente conhecida marca de roupas e acessórios. Até então, suas músicas, selecionadas com rigor, só eram oferecidas no site da Armani Exchange e em CDs com as melhores seleções de músicas tocadas nas lojas A | X de todo mundo.

:: Via MediaPost

Nike anuncia guia mobile de cidades europeias

Nike anunciou hoje o seu aplicativo de iPhone “True City“, um guia mobile das seis principais cidades européias: Londres, Berlim, Milão, Amsterdam, Barcelona e Paris. O lançamento oficial vai acontecer nesta quinta-feira, dia 14.

O aplicativo combina a tecnologia móvel, incluindo QR Code e geo-tagging com uma conectividade ao Facebook. O mais interessante é a chance que os usuários vão ter de contribuir com suas próprias informações e opiniões referentes as atrações ocorridas nestas cidades.

A criação é da AQKA.