Tecnologia de impressão 4D pode criar objetos que ‘se montam’ sozinhos

Enquanto a gente ainda se surpreende com a impressão 3D, um pesquisador do MIT já está fazendo testes com uma tecnologia que adiciona mais um D a essa história. Usando uma impressora 3D tradicional, mas com um material inteligente, a intenção é criar objetos que possam se montar sozinhos (!).

Os primeiros testes dessa tecnologia 4D mostram a memória do material, que pode ser deformado e voltar ao seu formato original quando submerso em água fervente.

Outros experimentos mostram polígonos que se montam independentemente de interação, a partir de projetos planos, impressos em 3D.

O bacana é que o conceito, criado pelo pesquisador Skylar Tibbits, do departamento de arquitetura do MIT, vai permitir usar a impressão 3D para criar objetos que não poderiam ser construídos com tanta facilidade por essas impressoras.

A longo prazo, a  tecnologia 4D poderia ser utilizada para criar estruturas arquitetônicas que se adaptam às condições do local – pense em tubulações que se expandem ou contraem dependendo do volume de água – ou até mesmo utilizadas na medicina, em implantes que se adaptariam ao corpo do paciente assim que chegassem ao local certo.

Estou ansiosamente aguardando esse futuro onde as coisas se montem sozinhas, e a gente fique só observando enquanto toma um chá e espera tudo ficar pronto.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Disney desenvolve técnica de impressão 3D de ursinhos

A impressão em 3D é uma das novidades do momento, mas até agora estava restrita à confecção de objetos rígidos, o que nem sempre é agradável, ainda mais para o setor infantil. Itens fofinhos agradam mais aos pequenos, e deixam os pais mais confortáveis, já que as chances de arranhões ou machucados é menor.

Pensando nisso, o setor de pesquisas da Disney está desenvolvendo um sistema de impressão 3D de ursinhos. Ao invés de pelúcia, eles usam fios de lã, que quando sobrepostos, criam uma camada confortável para a criançada agarrar. O padrão usado para a confecção do ursinho é o mesmo que seria utilizado em qualquer outra impressora 3D, mas o resultado é bem mais fofinho.

Os protótipos também estão gradativamente evoluindo para incluir também bichinhos que possam ter mecanismos que permitam a movimentação dos braços, por exemplo, ou a inclusão de peças eletrônicas internas, que possam torná-los mais interativos.

Essa técnica pode alavancar a confecção em larga escala de bichinhos customizados, como uma réplica de um desenho da criança. Iniciativas do tipo já existem, como o Child’s Own Studio, mas os ursinhos são feitos de forma artesanal, o que acarreta demora e também encarece o produto final. Ao que parece, se depender da Disney, isso vai se tornar um serviço em breve.

ursinho-3d-disney

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Novo clipe do Cut Copy tem stop motion com bonecos impressos em 3D

A banda australiana Cut Copy, em parceria com o estúdio criativo Party, acaba de lançar o vídeoclipe para a música “We Are Explores”, do seu novo álbum “Free Your Mind”.

Foram impressas 200 bonecos, usados em grupos de 8, cada um focando em um tipo de movimento a ser filmado em sequência.

O resultado foi um stop motion com dois personagens impressos em 3D andando pela cidade à noite, coletando artefatos como cigarros, CDs, papeis, etc.

A jornada épica dos personagens pelas ruas surgiu da ideia dos diretores Aramique Krauthamer e Masa Kawamura de fazer um stop motion diferente e que acoplasse novos recursos tecnológicos como uma impressora 3D.

As duas figuras foram projetadas em Cinema4D por Mau Morgo, impressas com filamento amarelo florescente em uma Stratasys 1200es, para contrapor com a noite e as luzes de Los Angeles.

cutcopy-video-1
cutcopy-video-2
cutcopy-video-3
cutcopy-video-4

Além do aspecto criativo, o vídeo foi feito com a ideia de ser remirado pelos fãs. Por isso, a equipe distribuiu via BitTorrent um pacote contendo a música, o vídeo e todos os arquivos de impressão 3D para encorajar as pessoas a recriarem o processo de sua maneira.

Apesar da necessidade de uma impressora 3D para colocar a mão na massa e criar sua própria aventura com trilha do Cut Copy, tanto o vídeo quanto seu processo de criação espelham boas ideias a serem realizadas com diferentes recursos e tecnologias de hoje e amanhã.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo transforma celular em scanner 3D

Lev Manovich já havia percebido o meio fotográfico como um “incrivelmente resistente código de representação”. Ou seja, apesar das mudanças tecnológicas, a fotografia persiste popular. Suas transformações ao longo do tempo nos obrigam a repensar suas variações e seu estado hoje e amanhã. Depois de décadas, deixamos de carregar câmeras tradicionais para simplesmente clicarmos tudo o que estivesse à frente com o celular. A combinação de filtros, apps de edição e compartilhamento via redes sociais tem transformado cada vez mais o ato de fotografar. Agora, com o advento do 3D, para onde vamos?

O processo de transformação para imagem 3D acontece em tempo real, com feedback imediato a partir dos diferentes ângulos mapeados.

Pesquisadores na ETH Zurich estão desenvolvendo um aplicativo que transforma dispositivos Android em ágeis scanners 3D. Para usar, basta abrir o app e mover o celular em torno do objeto escolhido, captando ângulos e perspectiva. Enquanto isso, o software bate diversas fotos automaticamente, extrapolando a geometria do objeto e mapeando bits e partes de todas as fotos 2D. Juntas, estas informações resultam em uma figura 3D.

Construir objetos 3D a partir de múltiplas fotografias não é novidade. Já vemos diversos artistas usarem o Kinect, por exemplo, para mapear objetos, lugares e pessoas, buscando resultados em figuras com volume, ângulos e perspectiva. Mas o que torna este aplicativo diferente é a possibilidade de fazer tudo isso em tempo real, sem a necessidade de qualquer outro equipamento, tecnologia ou edição.

app3d-1
app3d-2
app3d-3
app3d-4
app3d-5

É possível não somente criar figuras 3D a partir de objetos do mundo real, como também navegar por seus diferentes ângulos.

Como podemos ver, o resultado já é de boa qualidade. Segundo os pesquisadores, a precisão vem de técnicas de reconhecimento visual da geometria, além do entendimento de como a posição relativa da câmera muda de acordo com o objeto, usando dados do acelerômetro do celular.

Entendendo a natureza do ato de fotografar e suas transformações ao longo do tempo, vemos como a fotografia hoje está reconfigurando a cultura contemporânea, deixando de ser apenas portátil e fluída, mas também cada vez mais próxima do real. Democratizando o poder das ferramentas como Makerbot Digitizer e 3D Systems Sense, tecnologias como essa oferecem novas possibilidades de transformar qualquer objeto do mundo real em figuras digitais vivas em nossas mãos.

O aplicativo está disponível aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Querida, encolhi o consumidor

Ah as impressoras 3D e todas as maluquices que a gente vai poder fazer com elas. E a Coca-Cola já deu sua contribuição. Em Israel, para o lançamento de sua garrafa em tamanho mini, a marca desenvolveu uma ativação onde os consumidores ganham uma versão de si mesmo em miniatura.

Um estúdio móvel de escaneamento 3D cria modelos perfeitos a partir das imagens captadas. Depois, uma impressora 3D transforma qualquer um em um belo action figure.

Nada mal, não?

Coca-Cola
Coca-Cola

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

New Balance cria tênis customizável com impressão 3D

Há um mundo novo que se anuncia nos próximos anos. Ao invés de comprar algo num e-commerce e esperar a entrega pelo correio, será possível baixar o projeto e imprimir o produto em casa. Ok, esta previsão não é nova, mas quando um projeto dá um passo em direção a este futuro glorioso em que as pessoas fariam download de tudo, e eu disse tudo, é impossível não ficar minimamente empolgado.

O projeto da vez é da New Balance. Ela criou um tênis que pode ser completamente moldado de acordo com as necessidades do atleta e então impresso em instantes. O anúncio da empresa deixa claro que, neste momento, a novidade reserva-se a atletas de ponta patrocinados pela companhia.

Captura de Tela 2013-03-13 às 3.40.47 PM

Mas por que não especular sobre o tempo que levará para podermos moldar nossos pés em casa, com câmeras do celular, do Google Glass ou do que vier por aí, criar um projeto pela Internet e comprar ou ainda baixar projetos abertos de nossos calçados do futuro? Quem viver, verá.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie