Faroe Islands, Population 50,000, Lured in 700,000 Virtual Visitors With Gamified Tours

The remote Faroe Islands continue to show the rest of the world how it’s done on the marketing front, attracting 700,000 visitors from 197 countries with its recent gamified, live virtual tours. For context, the sparsely populated Nordic nation–where its 80,000 sheep far outnumber its 50,000 human inhabitants–had about 130,000 real-life visitors in 2019. During…

Selfie e Hashtag ganham verbetes no dicionário Merriam-Webster

A linguagem é algo que evolui com o tempo, e dicionários não podem deixar que novas palavras passem despercebidas e mal explicadas. Na atualização deste ano do Merriam-Webster, entre os 150 novos verbetes adicionados estão as palavras Selfie e Hashtag, que segundo a própria publicação, refletem a crescente influência da tecnologia no nosso cotidiano.

Selfie: uma imagem de alguém, feita por ela mesma, usando uma câmera digital, feita espeficicamente para postar em redes sociais”

Outras expressões, como crowdfunding (traduzida como ‘financiamento coletivo’), big data, gamification, hot spot, paywall e unfriend também irão estrear no dicionário norte-americano neste ano. “Selfie e hashtag referem-se aos modos como nós nos comunicamos e compartilhamos informações como indivíduos. Palavras como crowdfunding, gamification e big data mostram como a internet já alterou o mundo dos negócios de forma muito profunda”, comenta Peter Sokolowski, editor do Merriam-Webster.

A dicionarização de palavras desse tipo também facilita a vida dos repórteres, que podem aos poucos deixar de colocar apostos que explicam os termos. Grosso modo, podemos dizer que algumas buzzwords acabaram se ‘graduando’ e se transformaram em expressões moderninhas e dicionarizadas.

Quem se interessar pode conferir algumas das outras palavras adicionadas ao Merriam-Webster em matéria na Time.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coke’s Recyling-Themed Arcade Game Accepts Empty Bottles Instead of Money

Would more people recycle if the process were actually fun? Coca-Cola and agency Grey Dhaka tried to answer that question by placing six "Happiness Arcade" machines around Dhaka, Bangladesh.

But these aren't just your run-of-the-mill video games. Unlike 2010's "Happiness Machines" these do not vend the soft drink itself; instead they work the opposite way, accepting empty soda bottles and rewarding the user with a turn playing a Pong-like game. 

As you can see in the video below, the stunt drew quite a crowd, despite the relatively simplistic game. (I mean, when was the last time Pong made you grab a grown man and lift him off the ground in celebration?)

All told, the project collected thousands of bottles at six locations, which might not have a huge impact itself on a place as populous as Bangladesh, but the brand believes the effort helped by "making a case for recycling one game at a time."

Via Gizmodo and Design Taxi.

UPDATE: Some commenters have noted the idea is similar to Volkswagen's "Bottle Bank Arcade" created by DDB Stockholm in 2009. Here's how that one worked:




Desafie Dalí para ver quem pisca primeiro

Os retratos de Salvador Dalí são tão conhecidos e expressivos quanto suas artes. Olhos arregalados acompanhados do pontudo bigode em uma expressão maníaca, quase que hipnótica.

Esse seu visual notável e teatral foi justamente a base para a criação de um aplicativo de suporte ao Dalí Museum e sua nova exposição, com trabalhos de Andy Warhol, “Warhol: Art. Fame. Mortality“.

O aplicativo, The Dalí Museum Staring Contest, é exatamente o que parece ser: uma simples competição de encarar Dalí e ver quem fica mais tempo sem piscar. Para isso, através do app, é preciso olhar fixamente para os olhos do artista, em sua figura que aparece na tela, e tentar não piscar. A pegadinha: Dalí sempre vence!  Outra coisa interessante é que ele continua olhando para o usuário apenas se este manter seu olhar.

Mecânica simples e até mesmo boba, o ar de brincadeira e visual vintage acabam expressando de forma inusitada as personas e obsessões de Dalí e Warhol.

daliapp-1
daliapp-2

“A obsessão de Dalí e Warhol com celebridades foi a motivação por trás do Staring App.” – Hank Hine, diretor executivo do museu, no site do projeto

Por trás do app está a obsessão tanto de Dalí quanto de Warhol com o mundo das celebridades. De fato, a interação nos coloca face a face com personalidades e estrelas do mundo da arte, e estas olham diretamente para nós, com ego imenso e olhar fixo sempre vitorioso.

Da mesma forma que não era possível tirar os olhos destas duas maiores figuras artísticas e de ideias disruptivas do século 20, o aplicativo, mesmo que simples, faz um bom trabalho ao gerar conhecimento sobre a exposição atual do museu e também ao levar o tema para o bolso de cada amante da arte: um simples aparelho que conecta olho no olho e prende sua atenção por quanto tempo for possível.

Staring App está disponível para iOS de graça.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Stop, Breathe & Think” para acabar com o stress e aumentar a criativade

Tools for Peace é uma organização que há anos promove classes e palestras para ajudar as pessoas a serem mais calmas e terem maior compaixão. Seu novo projeto – o aplicativo Stop, Breathe & Think – quer expandir tais esforços para o mundo digital, os disponibilizando para todos.

Jamie Price, diretor executivo da Tools for Peace, conta em entrevista que a meditação é uma prática que pode mudar o mindset de qualquer pessoa em poucos minutos. E, com a prática, tornar-se um hábito, uma resposta automática da mente e do corpo ao stress do dia a dia.

“O processo de check-in no app é uma forma simples de acalmar, ficar quieto, descobrir o que está acontecendo lá dentro”. – Jamie Price

Seguindo com simplicidade esta ideia, o app apresenta diferentes técnicas de meditação, que podem ser selecionadas a partir do “check-in”. Nesta etapa inicial, o usuário tira alguns segundos para respirar e entender como está se sentindo. Em seguida, responde breves perguntas de como está seu corpo e sua mente naquele momento, além de selecionar 5 emoções para descrevê-los.

A partir desta reflexão, o aplicativo ofecere uma lista de meditações personalizada, visando melhorar os aspectos apresentados pelo usuário. Além disso, todo o processo de check-in e meditações realizadas pelo usuário são gravadas e transformam-se em infográficos sobre seu progresso.

meditationapp-2
meditationapp-1

Considerando estudos como o conduzido pela Leiden University em 2012, o aplicativo investe em diversos estilos de meditação que possam melhorar o pensamento criativo. Ao limpar a mente e ficar mais focado, tais meditações acabam por criar espaço mental para a inspiração.

Resultado: na melhor das hipóteses, em poucos minutos o stress vai embora e a criatividade fica mais afiada.

Stop, Breathe & Think App está disponível de graça para iOS.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um aplicativo que te incentiva a explorar o mundo

Strut é um jogo para quem gosta de explorar o mundo e transformar qualquer coisa em jogo e competição.

Usando a função GPS do smartphone, o aplicativo grava cada nova localização por onde o usuário passa. A medida em que se movimenta, o usuário destrava tiles pelo mapa (sendo 1 tile igual a 0.2 km). Aqui, tiles passa a ser uma representação bem interessante da vida totalmente inserida no digital, onde o mapa vai se formando ao andarmos pixel por pixel.

Há mais de 7 mil usuários no aplicativo, de 128 países, rapidamente destravando mais de 4 milhões de tiles  dos 13 bilhões existentes no mundo.

O jogo funciona não apenas para o usuário rastrear suas jornadas e e enxergá-las em infográficos, mas também o desafia a ganhar medalhas e participar da descoberta mundial de quilômetro por quilômetro de todo o mundo.

Dave Chau, o criador do projeto, conta que sua inspiração para o projeto não veio de uma viagem para muito longe.  A ideia na verdade surgiu durante sua tentativa diária em descobrir novas ruas e buscar diferentes perspectivas em atividades de rotina na cidade que tanto conhecia, em vez de fazer o mesmo trajeto todos os dias.

strutapp-6

Strut quer mostrar que viagem é mais sobre a jornada do que o destino em si.

Quando abri o meu mapa através do aplicativo e me dei conta de que a minha volta quase não existiam quilômetros destravados, vemos que há um longo caminho pela frente a ser desbravado por não só viajantes, mas amantes da cartografia digital, hoje tão bem inserida na rotina social, do check-in à hashtag, da consulta do endereço ao horário do ônibus.

O aplicativo está disponível de graça para iPhone, iPod e iPad.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie