Desafie Dalí para ver quem pisca primeiro

Os retratos de Salvador Dalí são tão conhecidos e expressivos quanto suas artes. Olhos arregalados acompanhados do pontudo bigode em uma expressão maníaca, quase que hipnótica.

Esse seu visual notável e teatral foi justamente a base para a criação de um aplicativo de suporte ao Dalí Museum e sua nova exposição, com trabalhos de Andy Warhol, “Warhol: Art. Fame. Mortality“.

O aplicativo, The Dalí Museum Staring Contest, é exatamente o que parece ser: uma simples competição de encarar Dalí e ver quem fica mais tempo sem piscar. Para isso, através do app, é preciso olhar fixamente para os olhos do artista, em sua figura que aparece na tela, e tentar não piscar. A pegadinha: Dalí sempre vence!  Outra coisa interessante é que ele continua olhando para o usuário apenas se este manter seu olhar.

Mecânica simples e até mesmo boba, o ar de brincadeira e visual vintage acabam expressando de forma inusitada as personas e obsessões de Dalí e Warhol.

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“A obsessão de Dalí e Warhol com celebridades foi a motivação por trás do Staring App.” – Hank Hine, diretor executivo do museu, no site do projeto

Por trás do app está a obsessão tanto de Dalí quanto de Warhol com o mundo das celebridades. De fato, a interação nos coloca face a face com personalidades e estrelas do mundo da arte, e estas olham diretamente para nós, com ego imenso e olhar fixo sempre vitorioso.

Da mesma forma que não era possível tirar os olhos destas duas maiores figuras artísticas e de ideias disruptivas do século 20, o aplicativo, mesmo que simples, faz um bom trabalho ao gerar conhecimento sobre a exposição atual do museu e também ao levar o tema para o bolso de cada amante da arte: um simples aparelho que conecta olho no olho e prende sua atenção por quanto tempo for possível.

Staring App está disponível para iOS de graça.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Arte cumpre papel de restauração e traz novos usos para locais abandonados

Catherine O’Halloran, uma artista de rua que trabalha como assistente social durante o dia, usou um posto de gasolina como tela para criar uma enorme obra inspirada na pop art, tudo dentro da lei e com o apoio da cidade de Limerick, na Irlanda.

A obra no posto de gasolina visa incitar nas pessoas novas possibilidades e pontos de vista.

Esta é a obra mais recente criada para o projeto Draw Out, que conta ainda com mais 20 instalações artísticas a serem criadas.

O objetivo do projeto é se apropriar de propriedades abandonadas, que acabam por interferir visualmente no espaço e na interação dos habitantes para com a cidade.

Com tais locais deixados de lado durante muito tempo, as pessoas começam a se distanciar deles, de forma a se tornarem quase invisíveis. Propondo o oposto, aqui Draw Out destaca como os habitantes adquirem uma dissociação entre si e a cidade, a partir dos espaços que os rodeiam.

A obra no posto de gasolina, a maior até agora, visa incitar nas pessoas novas possibilidades e pontos de vista, enxergando o espaço de forma completamente diferente do olhar rotineiro e viciado.

Por trás da arte, O’Halloran propõe que os espaços sejam abertos com novos usos, como sede de oficinas, debates e eventos musicais para a comunidade.

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Ao partir da arte para alertar e gerar consciência, Draw Out escapa das intermináveis discussões legais e políticas por trás de problemas urbanos, e parte para uma regeneração e reintegração do povo para o povo.

Para o futuro do projeto, O’Halloran espera receber ajuda de artistas do mundo todo que queiram colaborar com suas ideias.

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Wieden+Kennedy coloca funcionários trabalhando dentro de cubículo pop art

Você já se perguntou como seria viver dentro de um cartoon? Pensando nisso, a Wieden+Kennedy londrina desenvolveu, em parceria com as artistas Emily Forgot e Laurie D, a transformação da vida de escritório em uma história em preto e branco e inspirada por Roy Lichtenstein.

Em Real Life At Work, a rotina de escritório é transformada em performance artística.

O projeto Real Life At Work apresenta 60 variações de espaços inusitados que resgatam o estilo pop art, com tons monocromáticos e desenhos de duas dimensões. O famoso cubículo de escritório é completado com um relógio que move para trás, uma antiga máquina de escrever, papéis espalhados pelo chão e um telefone que parece tocar sem parar.

Tudo muda quando um humano entra neste mundo gráfico e se senta em sua mesa, resultando em um efeito surreal e de ilusão de ótica.

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Colocar humanos em um espaço animado cria um efeito contrário ao que estamos acostumados por filmes e televisão.

As atividades que acontecem dentro das salas são transmitidas via webcam, ao vivo pelo canal livestream da agência. Quem der sorte, além de bisbilhotar todo o cenário, poderá pegar um funcionário de fato sentado e atolado em sua rotina, preso em um cartoon. O que pode ser uma experiência tão curiosa quanto agonizante, além de levantar muitas questões existenciais.

A vitrine pop-up é parte da iniciativa Hello Neighbour da Wieden+Kennedy de 2012, em que se uniram à artistas e criativos para desenvolver apresentações únicas que modificassem a vista de suas janelas do escritório.

Real Life at Work pôde ser visto na 16 Hanbury Street, em Londres, durante o mês de agosto.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Pop Art nas embalagens do McDonald’s

Ben Frost, o artista australiano conhecido por suas obras que lembram o conceito e estilo da Pop Art, extendeu suas criações para além do papel, passando a trabalhar com embalagens na série Packaging Paintings.

O projeto é um mash-up de pinturas com traços inspirados em graffiti, colagem e fotorealismo, se apropriando das clássicas embalagens dos produtos do McDonald’s e usando-as como tela.

Em Packaging Paintings, o papel vermelho e o logo amarelo marcantes da empresa dividem espaço com imagens da cultura pop feitas em tinta acrílica.

Aqui, superheróis e cartoons brincam com a marca e com a própria essência do que é arte e do que é produto. E como consumimos cada um.

O artista mexe com a percepção daquilo que reconhecemos de longe (as famosas embalagens), adicionando uma sutil camada de subtexto para ilustrar como consumimos fast food e cultura pop.

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Frost é conhecido por subverter a cultura mainstream e brincar com ícones da publicidade, do entretenimento e da política, criando obras que falam alto, tiram sarro e confrontam modelos tradicionais na sociedade atual.

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Filmes do Oscar ganham pôsteres em versão pop art

 

Para marcar os 85 anos da festa do Oscar, a equipe de designers do site Shutterstock resolveu prestar uma criativa homenagem aos títulos indicados na categoria melhor filme. Amor, Argo, Indomável Sonhadora, Django Livre, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi, Lincoln, O Lado Bom da Vida e A Hora Mais Escura ganharam uma série de pôsteres em versão pop art.

Cada um dos cartazes foi pensado a partir de obras de grandes artistas, como Keith Haring, Jasper Johns, Andy Warhol, Robert Indiana, James Rosenquist, Robert Rauschenberg e Roy Lichtenstein. Há, ainda, o caso de O Lado Bom da Vida, inspirado na técnica do silkscreen ou ainda Lincoln, que foi bastante certeiro com seu programa teatral.

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