O skate, a piscina e o “viral”

Não se pode chamar um conteúdo de “viral” sem antes conhecer o impacto que ele causou. Mas, infelizmente, ainda tem gente que denomina qualquer vídeo engraçadinho de “viral”. E este erro é muito comum. Uma pena, porque tem gente aprendendo errado o conceito dessa tática, e aplicando rotineiramente. Afinal, o que de fato faz um “viral” é o potencial criativo e emocional da idéia. Simples (?)

O vídeo acima, feito para divulgar uma marca de desodorantes, conseguiu mais de 25 mil views em menos de 10 dias de publicação. É um resultado satisfatório. Claro, não é o maior viral da história; Longe disso. Só que ele é uma boa referência de que a idéia – criativa – aliada com o conceito da marca/produto, pode interessar muita gente.

O “assassino” do Chatroulette

Brincadeira de mau gosto, eu sei. Mas nada é de verdade. São apenas atores muito bem treinados “brincando” de assassinos e vitimas na frente da webcam.

Esta é a bizarra fórmula encontrada pelo canal de terror Buzz TV, que tem por objetivo transmitir toda a sua intensidade (e fazer juz ao seu próprio nome?).

São reações diversas de quem se depara com a “brincadeira” criada pela McCann Erickson Madrid, como se pode ver no vídeo acima.

Queria a sua opinião.

Me fala, o que você achou?

O Rap da Procter&Gamble

Outra marca que apostou em conteúdo diferenciado é a P&G.

Nos Estados Unidos, a multinacional recorreu à música para promover sua marca de rolos de papel Bounty.

Foi colocado no YT um videoclipe protagonizado por dois cantores cômicos de rap que “entoam” uma canção chamada “Bring It“. Entre os dois minutos de rimas e gírias, eles mostram a qualidade e a resistência do produto, colocando bolas de bilhar e água sobre uma fina folha de papel Bounty. É tudo tão fora do convencional que você dificilmente associa com uma “peça publicitária”.

De acordo com brand manager da P&G para os EUA, o rap “Bring It” é apenas o primeiro de uma série de vídeos que a marca pretender colocar no Youtube a fim de ensinar o público, de maneira irreverente, sobre os benefícios de Bounty.

Em poucos dias de publicação, o vídeo já alcançou a faixa de 370 mil acessos.

:: Via The Big Fat Marketing

Nescafé lança campanha 100% digital

Outra marca abandonou todas as “mídias tradicionais” para apostar, unicamente, nos meios digitais.

Criada pela McCann Erickson Barcelona, a nova campanha de Nescafé na Espanha é centrada no preço ridiculamente baixo de uma xícara de café: 5 centavos de euros.

Entre as ações, um game e uma página no Facebook, um canal no Youtube e um microsite. Tudo baseado em uma tradicional brincadeira onde a pessoa tem que atirar uma moeda e acertar dentro do alvo (uma xícara, no caso).

Confira abaixo um vídeo colocado no YT, com o objetivo de “viralizar” na rede e chamar a atenção das pessoas.

Não quero entrar nos méritos da qualidade da campanha, apenas reforçar que grandes marcas continuam depositando forte confiança nos meios digitais.

Pringles: Xtreme Gladiatoral Challenge

pringlesxtreme.jpg

É comum hospedar games em redes sociais, na Holanda. Não sendo diferente, a Pringles de lá resolveu chamar a atenção dos mais jovens com um advergame hospedado na Hyves, a rede social mais popular do país.

O “Xtreme Gladiatoral Challenge” serve como suporte para a campanha de uma linha de novos sabores (muito mais “hot”) de seu viciante snack.

Caso o usuário seja membro da rede social, ele é transportado para uma arena ao estilo “Street Fighter“, onde terá que lutar contra 4 diferentes gladiadoras, cada uma representando um dos novos sabores de Pringles.

pringles2.jpg

Eu tive que me tornar membro da Hyves só para testar o game. A experiência foi um pouco desastrosa, principalmente por não entender absolutamente nada de ‘dutch’.

Apesar dele não oferecer uma jogabilidade surpreendente, o “Xtreme Gladiatoral Challenge” dá a chance de compartilhar funções e pontuações com outros membros da rede social. E quem pontuar mais ganha um passeio de skydive, o que é um bom incentivo.

Enfim, o que vale mesmo é a intenção da marca em prover uma plataforma adicional e divertida aos consumidores.

Doritos Viralocity

doritosviralocity.jpg

Mais uma vez a colaboração volta a ser destaque em uma campanha da marca.

Pelo segundo ano consecutivo, a Doritos do Canadá está em busca de alguém (criativo) para dar nome a um novo sabor de seu delicioso snack. Para isso, começou a incentivar consumidores a visitar o site: www.doritosviralocity.ca

Quem estiver interessado em ganhar 250 mil dólares canadenses, pode subir, a partir do dia 14 de fevereiro, um vídeo no site sobre o que se refere ao sabor e nome proposto à marca. Mais do que isso, o consumidor terá que “viralizar” o vídeo, usando o máximo das redes sociais oferecidas na página da promo. Ou seja, quanto mais “bombar” o vídeo na web, mais chances o consumidor (autor daquele vídeo) tem de ganhar o prêmio.

Ad Land

Assista abaixo um curta de animação produzido pela produtora britânica COY. Ele traz uma série de mensagens  subliminares de propagandas conhecidas. Eu não vou falar quais são os ícones que consegui identificar, porque vai perder a graça. Faça isso e depois escreva nos comentários aquilo que você descobriu ;-)

:: Via Rubbishcorp

Hershey’s: Reese’s Brooklyn Bridge

Neste vídeo, uma turista italiana se exalta ao acompanhar um homem que escala a enorme ponte do Brooklyn para se jogar em cima de um Reese’s Peanut Butter Cups gigante. Seria melhor se não houvesse a histeria da mulher com esse sotaque puxado e irritante, mas confesso ter me dado vontade de mergulhar também nesse Reese’s, que é um dos meus chocolates preferidos.

Como podemos ver, ainda tem muitas marcas apostando nesses “virais” de enredo mirabolante e produções “fakes”. Na minha opinião,”viral” bom mesmo é o da Coca-Cola.

E por falar no último “viral” da Coca-Cola, o seu departamento de marketing está comemorando os bons resultados do “Happiness Machine“. Na primeira 24 horas, o vídeo obteve cerca de 712 mil visualizações.

Cerveza Andes: Teletransporter

Machista, divertida e extremamente criativa, como toda boa campanha de cerveja. Estou falando da piração criada pela Saatchi & Saatchi para a marca de cervejas argentina, Andez.

Foram instalados alguns “teletransporters” em bares de Buenos Aires, que servem para salvar os marmanjos de uma ligação indesejada da namorada, enquanto eles estão na gandaia. Afinal, pra que mentir se você pode se “teletransportar”? :P

:: Dica do @Klozz

Heineken fideliza fãs de música com apoio do Spotify

spotify.jpg

Os novos serviços da web deram às marcas melhores possibilidades de fidelizar os seus clientes e consumidores. Quer seja um gift card do iTunes, ou a oferta de uma conta ‘pro’ no Flickr, por exemplo. Agora, quer conhecer um bom exemplo real?

A fim de ampliar seu portifólio de ‘prêmios’ aos consumidores cadastrados em seu site, a Heineken da Espanha manteve sua aposta no mundo da música, e fechou um acordo com o Spotify, um serviço de música similar ao iTunes, para dar à eles uma conta premium (em forma de “passe mensal”) com acesso ilimitado ao serviço de músicas stream.

Para desfrutar do serviço premium, os membros do site da Heineken tem apenas que colocar seus pincodes no espaço solicitado dentro da página do Heineken Club.

:: Via BrandLife

Comercial do Google Nexus One

Ontem o assunto não foi outro a não ser o lançamento do Nexus One, o celular do Google.

Ao que tudo indica, o novo gadget se firma como o maior menor “iPhone killer” da história. Menor porque, além de contar com algumas configurações superiores ao iPhone, como a câmera de 5MP de resolução e o teclado com comando de voz, o Nexus One é menor do que o smartphone da Apple.

Rodando Android 2.1, o celular está sincronizado com todos os aplicativos do Google, como Maps, Youtube, Gmail, Earth, além do Facebook e do Android Market Place, loja online de aplicativos.

Um comercial do produto foi publicado agora há pouco no Youtube, e você pode conferir em primeira mão neste post.

Havaianas Welcomes Winter

havaianaswinter.jpg

Havaianas é sinônimo do verão, certo? Errado. Se depender de um vídeo, sem autoria, publicado na internet, a marca brasileira mais global do mundo ganhou uma nova utilidade, como você pode conferir no vídeo a seguir.

Outras informações você pode ver no perfil da Havaianas Seasons no Vimeo e no Twitter.

:: Via Space Invaders

Você é o herói!

Em alguns países da Europa é obrigatório o pagamento da licença para receber sinal da TV aberta. Sendo assim, foi lançada na Suécia uma ação na web para agradecer a população que contribuiu para financiar o serviço público de tv e rádio daquele país, a Radiotjanst.

Foi criado o site com uma enorme força viral, que produz um vídeo emocionante, em que qualquer um pode fazer parte do roteiro: basta fazer upload da sua foto e pronto, você se torna o protagonista da campanha (Fiz um teste com a minha foto no vídeo acima). A produção é invejável. Não é à toa que o site foi parar no FWA.

BlackBerry é a nova obsessão de Larry David

No episódio da semana passada de Curb Your Enthusiasm, da HBO americana, o cômico Larry David se mostrou obcecado por seu BlackBerry Bold.

Em meio a um dilema, Larry estava na praia e não sabia se salvava a vida de uma garota ou protegia seu celular do sol. Irritada com Larry por ele não ter cumprido a promessa de ficar de olho em sua filha, a esposa de seu amigo e mãe da garota, atira o BlackBerry do Larry na água, deixando ele inconformado com a situação. Na cena seguinte, Larry é mostrado reclamando que seu aparelho perdeu todos os seus contatos a aplicativos.

Lawrence Gene David, popularmente conhecido como Larry David, mostrou que além de ser um ótimo comediante, também é bom vendedor.

Pepsi Maxlist

pepsimaxlist.jpg

O Maxlist é um aplicativo criado em torno da plataforma do Youtube, melhorando a experiência de compartilhar e assistir vídeos online. Ele torna possível que o usuário crie uma lista de vídeos, enquanto vê e procura por outros (uma funcionalidade que, até então, o Youtube não nos proporciona). Depois de criar uma lista de vídeos (ex: my 5 greatest fun videos), seu Maxlist é fácil de compartilhar pelas redes sociais (através do Twitter, Myspace, Facebook, blog, e-mail, etc). Curtiu a idéia? Então dá uma olhada no vídeo tutorial:

Esta foi a idéia encontrada pela DDB Oslo para aumentar a presença substancial da Pepsi Max no universo digital tão consumido pelos jovens noruegueses.
Ao lado dos Estados Unidos, os países escandinavos, dentre eles a Noruega, são os campeões no uso de novas tecnologias como celulares, computadores e internet.

Battle for Milkquarious

milkquarious.jpg

Nostalgia e ludicidade são as características principais desta nova sub-campanha assinada pela Got Milk?
Pra quem não se lembra, Got Milk? foi uma campanha de grande sucesso criada pela Goodby Silverstein & Partner, em 1993, e depois licenciada para o uso de empresas processadoras de leite. A campanha ficou conhecida por aumentar consideravelmente as vendas de leite nos EUA.

Com características assim, é difícil imaginar que um produto/serviço de categoria tão commodity tenha um enorme recall. E teve, viu?! Tanto é que agora, com a nova sub-campanha “Battle for Milkquarious” recebeu um outro investimento pesado para dar continuidade no estímulo ao consumo de leite.

Com “Battle for Milkquarious“, o personagem White Gold, um hilário astro de rock, volta para uma batalha com “saqueadores de leite”, contada através de uma história com cerca de 20 min. Ainda na web, o internauta poderá fazer as suas próprias interpretações das cenas, concorrendo a prêmios em dinheiro e até mesmo a bolsas de estudo em uma escola de artes. Parte do vídeo você pode conferir logo a seguir:

:: Dica do Rafael Camilo e Leandro Macedo.

Head | Radical Messenger

head.jpg

Ontem aconteceu a final do US Open. E que final, hein?! O número 1 do mundo, Roger Federer, acabou sendo derrotado pelo nosso hermano argentino, Juan Martin Del Potro, de apenas 20 anos de idade, em uma zebra histórica. Mas zebra mesmo foi nas oitavas de final, em que o atual nº2 do ranking mundial, o americano Andy Murray, perdeu para o croata Marin Cilic, tendo que deixar o campeonato muito antes do que seus fãs esperavam.

Contudo, Andy Murray não perdeu o fôlego para protagonizar a mais nova campanha interativa feita para Head, marca de raquetes que patrocina ele e tantos outros tenistas famosos.

Com o objetivo de divulgar a nova raquete Head Youtek Radical Pro, a agência Aimaq & Stolle Berlin criou um divertido aplicativo online onde o usuário pode enviar mensagens de texto em uma bola de tênis virtual.

Quem manda a bola não é outro senão o próprio Andy Murray, e a intensidade da tacada pode ser controlada através da voz. Basta o usuário gritar no microfone de seu computador. Quanto mais alto for o berro, mais forte é a bola tacada pelo Murray “virtual”. Outra opção é pelo mouse.

head2.jpg

head3.jpg

Este aplicativo está disponível em um microsite (radicalmessenger.head.com) ou no próprio Facebook (apps.facebook.com/radicalmessenger).

:: Dica enviada pelo Jan Lucas, Diretor de Criação da Aimaq & Stolle Berlin.

Social Media Addicts Association

socialmedia.jpgPara divulgar a sua linha de netbooks mini-portáteis que custam apenas USD 500,00., a Sony colocou no ar uma campanha irreverente que mostra a vida de ex-viciados em mídias sociais, como Facebook, Twitter, chats e etc. Eles fazem parte de um grupo de ajuda fictício, chamado Social Media Addicts Association.

No site, além de poder ver vários depoimentos de integrantes do grupo, você pode colaborar com uma petição e, ainda por cima, comprar camisas da associação, como esta que você vê ao lado, aqui.

O vídeo que introduz a campanha já está bombando na web, e mostra uma dezena de integrantes da associação fazendo seus desabafos sobre como as mídias sociais arruinaram as suas vidas particulares (confira abaixo).

Qual a relação deste movimento com a nova linha Sony Vaio W Series? Na verdade, a campanha alerta que os novos aparelhos não são aprovados para os “ex-viciados em mídias sociais”, dando a entender que os novos netbooks oferecem uma grande quantidade de serviços e configurações que permitem aos usuários navegar e se relacionar através de ferramentas onlinde de social media.

:: Via iPub e Y2

Realidade Aumentada em Cartão de Visita

ar.jpg

Sensacional esse uso de Realidade Aumentada!
O programador James Alliban criou um cartão de visitas que, ao ser colocado na frente de uma webcam, exibe uma imagem 3D dele mesmo. Além disso, o cartão do futuro emite som, e James relata alguns detalhes de sua vida pessoal e profissional. É uma idéia muito bacana e também inspiradora, mas que pode ser melhorada. Veja o vídeo com a demonstração abaixo:

Ok, eu até poderia ter postado isso no INvertido, mas sempre que dá eu trago aqui outros assuntos paralelos à publicidade e marketing, até porque o ADivertido é, acima de tudo, um blog de inspirações e tendências.

Agora, imagina se a moda pega?!

:: Dica do Wefind

United Breaks Guitars

Poderia ser só mais um sucesso de visualizações no Youtube, mas o clipe musical “United Breaks Guitars” é mais do que isso. Composta pelo músico canadense Dave Carroll, a música é uma crítica ao ocorrido entre a companhia aérea United Airlines e o cantor.

Os responsáveis pelo transporte de bagagens da United Airlines destruiram a guitarra do músico. O descuido, alertado por uma testemunha que estava no mesmo avião de Dave, revoltou o músico e a sua equipe.
Meses após o fato, sem ter recebido nenhum reembolso, Dave e sua banda, Sons of Maxwell, criaram este clipe para criticar a companhia aérea, chamando a até de “destruidora de guitarras“. O vídeo, lançado na semana passada, é o primeiro de três vídeo-críticas que Dave Carroll pretende produzir para difamar a imagem da companhia.

United Breaks Guitars conta com mais de 2 milhões de views e 12.756 comentários, tornando-se um verdadeiro hit musical nos Estados Unidos. Assista acima!

A Conclusão é:

Clientes insatisfeitos nunca tiveram tantas possibilidades e espaços para poder criticar algo e até popularizar as difamações. A vulnerabilidade das empresas se tornou um fator preocupante. O que resta as empresas é saber gerir de forma coerente e precisa para que se tenha uma boa saída diante dos possíveis acontecimentos. Afinal de contas, errar é humano.