Gatorade | Poem

Na noite de ontem, durante a final do basquete universitário americano (NCAA), a Gatorade veiculou um comercial especialmente criado para a ocasião, como uma mensagem para os jovens atletas, e dirigido por ninguém menos que Spike Lee.

Relembrando grandes jogadores do esporte, como Michael Jordan, Dwyane Wade, Candace Parker, Kevin Durant, entre outros, o lendário técnico John Wooden narra “A Little Fellow Follows Me”, um clássico poema norte-americano de autor desconhecido.

A criação é da TBWA\Chiat\Day, e a produção é da Pony Show Entertainment. Um belo filme, mas como eu disse anteriormente, é a Gatorade cada vez mais próxima da filosofia Nike de encarar o esporte.

A careful man I must always be, a little fellow follows me,
I know I dare not go astray, for fear he’ll go the self same way
I cannot once escape his eyes
Whate’er he sees me do, he tries
Like me he says he’s going to be
This little chap who follows me
He thinks that I am good and fine
Believes in every word of mine
The base in me he must not see
This little chap who follows me
I must be careful as I go
Through summer’s sun and winter’s snow
Because I am building for the years to be
This little chap who follows me.

Sprint | Anthem

Você certamente se lembra do famoso site “Plug Into Now” da Sprint, lançado no fim do ano passado. Dezenas de widgets trazendo informações nem tão úteis assim do que está acontecendo no mundo nesse exato momento.

Agora, a Goodby, Silverstein & Partners colocou no ar um comercial dentro da mesma premissa, citanto desde celulares esquecidos em táxi até a quantidade de tweets. A produção é da Supply & Demand, com efeitos da Superfad.

“Welcome to the now network…”

Women’s Aid: Cut

The commercial, made by ad agency Grey London, pans out to show that the scene is in fact occurring on a film set – but with no one else around. The ad ends with Knightley screaming and the strapline: “Isn’t it time someone called cut?”

Advertising Agency: Grey, London, United Kingdom
Creatives: Grey, London
Production Company: D.A.B. Hand Media, London
Director: Joe Wright
Producer: Dominic Delaney
DP: Tony Briggs
Editor: Paul Tothill
Sound: Skywalker Sound, Lip Sync, Scramble
Post-production: Big Buoy, Prime Focus
Music: “Vengeance Drools” by Clark

Chicken Licken: Singing burger

Advertising Agency: Net#work BBDO, Johannesburg, South Africa
Executive Creative Director: Rob McLennan
Creative Director: Graeme Jenner
Art Director: Angie Batis
Production Company: Velocity Films
Director: Anton Visser
Editor: James Hosking
Agency Producer: Caroline Switala
Producer: Prenneven Govender
Country: South Africa

Visa | Music

Mais um da Visa para a sua campanha “Go”, em que a estrela é a música “Super Freak” de Rick James (pode confessar, você ouvia e dançava em um passado não tão distante).

A proposta é falar do cartão que é uma maneira de segura de comprar online e, obviamente, usando músicas, um dos maiores produtos da internet.

A criação é da TBWA\Chiat\Day, com produção da Epoch Films.

Personal | Metaleros

O Phelipe do Papel Pop perguntou, e eu respondo: eu vi e achei genial, assim como quase tudo que a Santo faz. Será que nunca acaba o estoque de humor inteligente e nonsense dos caras?

Em nova campanha para a Personal, barbudos e tatuados dançam e cantam “Womanizer” da Britney Spears, revelando provavelmente uma grande verdade: mesmo sendo um metaleiro, sempre existe uma música da Britney que você gosta.

O comercial anterior da série mostra rappers cantando uma música do Rick Martin. A campanha divulga o serviço Personal Musica.

Comercial de Dr. Pepper estrelado por Gene Simmons

Aproveitando que o KISS vem mais uma vez para o Brasil na semana que vem, vale conferir esse novo comercial da Dr. Pepper estrelado por Gene Simmons e com referência a música “Calling Dr. Love”. Conta com a participação do filho dele, Nick Simmons, o que me lembra até uma cena do reality show “Family Jewels” da A&E.

Criado pela agência Deutsch, o filme é engraçadinho, mas bem comum. Só que ele me deixou ainda mais nostálgico, já que me toquei hoje que 10 anos depois, uma década, eu vou de novo em um show do KISS. Estou ficando velho.

WWF Earth Hour | Candle

Earth Hour Hora do Planeta

O projeto “Earth Hour” (Hora do Planeta), que ganhou Titanium Lion no Festival de Cannes em 2007, chega nesse ano pela primeira vez no Brasil. É um ato simbólico em que a socidade é convidada a apagar as luzes durante 1 hora para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta vai acontecer no próximo sábado, dia 28 de março, as 20h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Cadastre-se no site do movimento e participe.

Lá em Sydney, na Austrália, onde tudo começou, a WWF está veiculando um belo comercial para divulgar a Hora do Planeta 2009. Criado pela Leo Burnett local e produzido pela Plaza Films, com trilha sonora de Elliot Wheeler, composta originalmente para o anúncio.

Honda Insight | Let It Shine

A Honda lançou na Europa uma campanha para o seu novo Insight Hybrid, e com uma proposta bem ousada: se tornar a empresa mais admirada do mundo. A intenção é fortalecer a filosofia da marca quanto a sustentabilidade e produtos cada vez mais amigáveis ao meio-ambiente.

Segundo a Honda, o Insight vai ser o carro híbrido mais acessível do mercado, e por isso a escolha da assinatura “Everyone Wants to Be Good.” A campanha vai envolver diversas mídias, incluindo ponto de venda, e o primeiro comercial já está no ar.

“Let It Shine” parece ser uma gigante tela de LEDs animados, que conta uma história através de ícones. Mas não é bem isso que está gerando essa animação ao som de “This Little Light of Mine” de Berend Dubbe.

Honda Shine

Produzido pela Bouffant, a gravação física do comercial foi um verdadeiro exercício matemático, para depois contar com apoio digital na pós-produção. Essa medida foi, inclusive, uma alternativa para controlar a emissão de carbono durante as filmagens

Outras duas características marcam essa campanha: o uso do ícone Honda Eco (a flor) e o abandono da cor verde para representar qualquer coisa ligada a meio-ambiente. A partir de agora, a Honda passa a utilizar tons de roxo, laranja e amarelo em sua comunicação para esse tipo de veículo.

Assista o comercial abaixo, e um making of aqui. A criação é da Wieden + Kennedy Amsterdam.


Amnesty Portugal: Everybody is against Everybody

Advertising Agency: Leo Burnett, Lisbon, Portugual
Executive Creative Director: Chacho Puebla
Copywriters: Chacho Puebla, Bruno Ribeiro, Fernando Bellotti
Art Directors: Mico Toledo, Chacho Puebla
Direction: Mateus de Paula Santos
Production Design Company: Lobo / Animatório
Animation: Animatório
Executive Producer: Alberto Lopes
Producer: Loic Dubois
Sound Design: Paulo Beto
Agency Producer: Cristina Almeida

Honda Odyssey: Van Stunts

Advertising Agency: Rpa, Santa Monica, USA
Chief Creative Officer: David Smith
Creative Directors: Joe Baratelli, Pat Mendelson
Associate Creative: Director/Art Director Chuck Blackwell
Art Director: Jonathan Wu
Copywriter: Seth Prandini
Agency Executive Producer: Gary Paticoff
Agency Producer: Brian Donnelly
Production Company: Stardust Studios, Bicoastal, Usa
Director: Jonathan Wu
Executive Producer: Paul Abatemarco
Producer: Josh Libitsky
Director Of Photography: Pat Notaro
Editor: Michael Merkwan
Designers: Jonathan Wu, Ling Feng, Gretchen Nash, Aaron Frebowitz, Ali Yazdanian
3d Artists: Brian Broussard, Chris Eckardt
Compositors: James Yi, Thomas Horne
Researchers: Josh Libitsky, Steven Poulsen
Music: Company Hum Music, Santa Monica, Ca
Composer: Keith Horn
Creative Director: Alex Kemp
Producer: Chanel Scott

Ray-Ban | Summer Of Colors

Ray-Ban Summer of Colors Chamaleon

Para divulgar os seus horríveis óculos diferentões e coloridos, moda também nas baladas modernéticas desse Brasil de meu Deus, a Ray-Ban deu início a campanha “Summer Of Colors”.

Criada pela Cutwater, o esforço quer incentivar as pessoas a colorirem suas vidas como forma de expressão individual. Voltada para o mercado europeu, a iniciativa envolve anúncios impressos, ponto de venda, comerciais de 15 segundos e o viral do camaleão turbinado. Aliás, a marca promete mais dois novos virais nas próximas semanas.

Assista abaixo (e depois do jump) o camaleão e três comerciais da campanha.

| Paint

| Cannon

| Drill

Kellogg’s Corn Flakes: Sunrise

Advertising Agency: JWT, Milan, Italy
Executive Creative Director: Pietro Maestri
Associate Creative Director: Fabrizio Granata
Copywriter: Totò Li Vecchi
Art Director: Max Traschitti
Director: Nicolas Caicoya
Production: New Partner

Radiohead e a “a música do Carlinhos”

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Creative Commons License foto: Krudo.

Ontem comentei no Twitter que, pela história da música no Brasil, o Radiohead teria obrigação de tocar “Fake Plastic Trees” em suas duas apresentações por aqui. Depois disso parei para pensar no significado de um comercial ter sido o responsável por isso, um comercial que possivelmente apresentou a banda britânica aos brasileiros (mesmo que a maioria ainda nem faça idéia de quem sejam).

Provavelmente, é apenas no Brasil que “Fake Plastic Trees” pode ser considerada a música mais pop da banda. Se você tocar “Creep” ou “Paranoid Android” poucos lembrarão de Radiohead, mas se for “Fake Plastic Trees”: “Ah, a música do comercial do Carlinhos”. Lembro-me que, na época do comercial (1997 ou 98, por aí), a EMI mandou colar adesivos na capa do disco “The Bends” com a inscrição “Incluindo ‘Fake Plastic Trees’, a música do comercial…”, ou algo que o valha.

Quando falei do comercial da Shelter, que tem a música “House of Cards” do Radiohead como trilha, os próprios leitores lembraram nos comentários sobre o filme criado pela DM9 para falar de Síndrome de Down e preconceito, e contaram algo que não sabia: a música foi doada pela banda.

Claro que seria ingenuidade dizer que o comercial foi o responsável pelo sucesso do Radiohead no Brasil, até porque a banda já tinha lançado três discos, mas certamente ajudou a popularizar, fazendo do Carlinhos um case de recall e um marco da história da propaganda brasileira.

O que eu me pergunto é: cada vez menos importantes e assistidos, seria um comercial capaz de repetir o feito nos dias de hoje? Novela da Globo não vale na discussão. E a outra questão é: será que Thom Yorke, com sua mania de odiar que suas músicas façam sucesso (e provavelmente ele sabe do sucesso desse comercial no Brasil), vai querer tocar “a música do Carlinhos”?

| UPDATE [23.mar.09]

Em São Paulo rolou “Fake Plastic Trees”. Assista abaixo, a qualidade do som está bem boa. Vídeo por Factóide!. O show todo foi de explodir cabeças, aliás.

Gatorade G2 | Everyday Athlete

A PepsiCo parece cada vez mais querer dar uma aura de Nike para o seu Gatorade. Superação no esporte e na vida, garra, performance, pessoas “comuns” que podem ser atletas, atletas que também são pessoas “comuns” e aquilo tudo o que você já conhece.

A nova campanha de Gatorade quer celebrar justamente o atleta de todo dia, misturando esporte com crise econômica. Além de anúncios impressos, o comercial mostra dois Kevin’s, um lutando dentro das quadras e outro que encontrou na atividade física uma maneira de fugir dos problemas.

Gatorade

Kevin Garnett, jogador do Boston Celtics, e Kevin Crowe, que perdeu o emprego duas vezes em menos de um ano, contam sobre os desafios que enfrentam no esporte e no dia-a-dia.

Outros dois filmes da campanha irão ao ar ainda em março, estrelados por Eli Manningm jogador da NFL, e Eli Cotton, um atleta que precisa enfrentar a asma para praticar esporte, e outro pela tenista Serena Williams e Serena Cuevas, uma dançarina que voltou a treinar depois de sofrer um acidente de carro.

Skittles: Transplant

Advertising Agency: TBWA/Chiat/Day, New York, United States
Executive Creative Director: Mark Figliulo
CD/Art Director: Rob Baird
ACD/Copywriter: Alisa Sengel Wixom
ACD/Art Director: Kris Wixom
Executive Producer of Media Arts: Matt Bijarchi
Director of Broadcast Production: Ozzie Spenningsby
Senior Agency Producer: Winslow Dennis
Production Company: Smuggler
Director: Randy Krallman
Executive Producer: Patrick Milling Smith, Brian Carmody, Lisa Rich, Allison Kunzman
Producer: Cory Berg
Director of Photography: Bryan Newman
Editorial Company: Cosmo Street
Editor: Lawrence Young
Executive Producer (Editorial): Amy Febinger
Telecine: Company 3

MINI Cabrio | Always Open

MINi Cabrio Always Open

Depois do teaser “Car Wash”, a BMW finalmente revelou a sua campanha para os novos MINI Cabrio 2009, trabalhando o conceito já mostrado na apresentação do modelo no ano passado: “Always Open”.

São dois comerciais, “History” e “Duel”. O primeiro mostra a evolução dos veículos conversíveis através da história, e o segundo um duelo de lama entre dois carros. A idéia é simples: dizer que não importa o motivo, não importa o que aconteça, o dono de um MINI Cabrio nunca fecha a capota.

Isso porque, uma das principais características do carro é justamente a função Always-Open, um indicador no painel que avisa ao motorista, após análises eletrônicas de temperatura e umidade, o momento certo para baixar a capota.

Assista os dois filmes abaixo. A criação é da Plantage, de Berlim.

MINI Cabrio: History

Puma | Lift

Interessante forma nesse comercial da Puma para a sua linha underwear. Criado pela Droga5, todo o filme foi feito através de projeções de luz, com cenário todo branco e personagens vestidos de branco.

A produção é da MJZ, e a trilha é “Underwear” da banda americana The Magnetic Fields.

Volkswagen Polo: Beetle, Bee

Advertising Agency: Ogilvy, Cape Town, South Africa
Executive Creative Director: Chris Gotz
Art Director: Jennifer Macfarlane
Copywriter: Cuanan Cronwright
Agency Producer: Emma Lundy
Director: Bruno Bossi
Producer: Kirsten Clarence
Production Company: Giant Films
Post production: Black Ginger