Radiohead e a “a música do Carlinhos”

radiohead fake plastic trees carlinhos comercial brasil
Creative Commons License foto: Krudo.

Ontem comentei no Twitter que, pela história da música no Brasil, o Radiohead teria obrigação de tocar “Fake Plastic Trees” em suas duas apresentações por aqui. Depois disso parei para pensar no significado de um comercial ter sido o responsável por isso, um comercial que possivelmente apresentou a banda britânica aos brasileiros (mesmo que a maioria ainda nem faça idéia de quem sejam).

Provavelmente, é apenas no Brasil que “Fake Plastic Trees” pode ser considerada a música mais pop da banda. Se você tocar “Creep” ou “Paranoid Android” poucos lembrarão de Radiohead, mas se for “Fake Plastic Trees”: “Ah, a música do comercial do Carlinhos”. Lembro-me que, na época do comercial (1997 ou 98, por aí), a EMI mandou colar adesivos na capa do disco “The Bends” com a inscrição “Incluindo ‘Fake Plastic Trees’, a música do comercial…”, ou algo que o valha.

Quando falei do comercial da Shelter, que tem a música “House of Cards” do Radiohead como trilha, os próprios leitores lembraram nos comentários sobre o filme criado pela DM9 para falar de Síndrome de Down e preconceito, e contaram algo que não sabia: a música foi doada pela banda.

Claro que seria ingenuidade dizer que o comercial foi o responsável pelo sucesso do Radiohead no Brasil, até porque a banda já tinha lançado três discos, mas certamente ajudou a popularizar, fazendo do Carlinhos um case de recall e um marco da história da propaganda brasileira.

O que eu me pergunto é: cada vez menos importantes e assistidos, seria um comercial capaz de repetir o feito nos dias de hoje? Novela da Globo não vale na discussão. E a outra questão é: será que Thom Yorke, com sua mania de odiar que suas músicas façam sucesso (e provavelmente ele sabe do sucesso desse comercial no Brasil), vai querer tocar “a música do Carlinhos”?

| UPDATE [23.mar.09]

Em São Paulo rolou “Fake Plastic Trees”. Assista abaixo, a qualidade do som está bem boa. Vídeo por Factóide!. O show todo foi de explodir cabeças, aliás.

No Responses to “Radiohead e a “a música do Carlinhos””

Post a Comment