Novo reality show adolescente será transmitido pelas redes sociais

@SummerBreak é uma nova série aos moldes de um reality show que retrata um grupo de jovens, porém com um diferencial: ela será “exibida” somente nas redes sociais, em plataformas Twitter, Tumblr, Instagram e YouTube. Seu conteúdo se desdobrará através de tweets, fotos e vídeos da vida de 9 jovens cursando o colegial.

“Hoje os jovens são mestres em storytelling, compartilhando seus próprios reality shows pelas redes sociais.” – Billy Parks, produtor

Os personagens, que na verdade são pessoas reais, irão compartilhar suas experiências em tempo real por todos estes canais sociais, contando histórias usando seus próprios modos e pontos de vista. Assim, os usuários podem ter a experiência virtual proposta pela série em qualquer hora, de qualquer lugar.

O Twitter será o ponto de contato principal do programa, onde serão lançados os episódios-tweets diariamente, seguidos de webisodes semanais no Youtube.

Diferente de séries tradicionais, onde os episódios são filmados e produzidos meses antes, em @SummerBreak o conteúdo irá ao ar em tempo real, proporcionando uma irmersão dos seguidores enquanto a trama se desdobra, e oferecendo uma maior conexão e real interação com os personagens e suas histórias.

summerbreak-1
summerbreak-2
summerbreak-3
summerbreak-4

Uma recente pesquisa da Nielsen mostrou que jovens de 12 a 17 anos gastam menos tempo vendo TV e mais assistindo à vídeos pelo celular, uma atividade que cresce de forma acelerada.

A série cria um novo tipo de experiência que amplifica as histórias contadas pelos personagens, com suas próprias vozes e pelas suas próprias mãos. No Twitter, deixam seus seguidores saberem de tudo o que está acontecendo naquele momento. No Instagram, enquadram suas vidas. No Tumblr, são curadores das imagens que transmitem quem são. No Youtube, são cineastas de suas próprias vidas.

Aqui, cai como luva não somente para a geração que já vive isso diariamente, transformando suas próprias vidas em reality shows, mas também funcionaria muito bem complementando programas mais tradicionais, de forma a construir uma verdadeira rede transmídia e alimentar futuros episódios com as respostas geradas nas redes sociais e pelos próprios fãs.

Desenvolvida pela AT&TBBDO e The Chernin Group@SummerBreak ficará no ar neste meio de ano, durante o verão americano.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A Journal of Insomnia: Um documentário que só pode ser visto no meio da madrugada

A Journal of Insomnia é um dos cinco projetos do Tribeca Film Festival’s Storyscapes, que visa levar ao público trabalhos de novas mídias realizados em diferentes e convergentes plataformas, quebrando barreiras e refletindo sobre transmídia storytelling.

De acordo com o Tribeca Film Festival, o futuro do storytelling inclui robôs, filmes crowdsourced e documentários interativos.

Documentando de forma interativa a insônia, A Journal Of Insomnia é um híbrido de filmagens editadas e vídeos do Youtube gravados por pessoas comuns. O resultado é um filme que se expande além da tela, existindo nos labirintos da web e também como instalação artística, exposta durante o festival.

Para assistir ao filme, é preciso acessar o site do projeto e reservar um horário com um dos quatro protagonistas. O personagem irá te ligar no meio da madrugada e, por duas horas seguidas – e somente nestas horas, você poderá assistir ao filme online e ter acesso aos materiais extras no site.

“Para você realmente viver o filme, é precisar dar parte da sua vida. Isso é um projeto imersivo.” – Hugues Sweeney (NFB), um dos criadores

 

journalinsomnia-1
journalinsomnia-5
journalinsomnia-2

A narrativa híbrida do documentário é construída por centenas de web vídeos de contribuidores do mundo todo. A National Film Board, produtora do projeto, chegou até a conduzir uma campanha online chamando usuários para compartilharem suas histórias sobre insônia.

A Journal of Insomnia leva um olhar humano para a insônia, a explorando através de perspectivas pessoais, com experiências íntimas compartilhadas em momentos de agonia, luta e sofrimento. Um documentário que transforma o espectador em protagonista, com vídeos para serem vistos de forma a viver, de fato, cada aspecto do filme.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Canal de TV lança festival de comédia integrado ao Twitter

O canal Comedy Central, da Viacom, irá realizar um festival de comédia via Twitter, que inclui na programação lendas da comédia americana como Mel Brooks, Carl Reiner, Amy Schumer e Paul Feig.

Em uma parceria entre Comedy Central e Twitter, os comediantes irão postar breves vídeos e piadas usando a hashtag #ComedyFest, transformando a dinâmica do festival – que estará ao vivo no Paley Center for Media, em Los Angeles – em interativa e colaborativa.

A transformação do Twitter com o Vine

O Twitter é frequentemente incorporado em programas de TV como a “segunda tela”. Com o lançamento do aplicativo Vine, agora é também uma fonte de vídeos.

Como parte do festival, o comediante Steve Agee irá apresentar o Vine Dining, contando histórias através de vídeos via Vine. Veep (HBO) e Raising Hope (Fox) são outros exemplos de uso do serviço por programas de TV, com o elenco compartilhando vídeos diretamente do set de filmagem.

Não são apenas hashtags aparecendo na tela da TV, mas conteúdo da TV aparecendo no seu feed do Twitter.

Da TV para o smartphone, e vice-versa

Continuando com a estratégia de multiplataformas, Comedy Central irá lançar um aplicativo gratuito chamado CC: Stand-Up.

O app oferece vídeos dos comediantes em apresentações e também uma ferramenta para se descobrir novos comediantes (baseanda em um algoritmo que cruza dados de views, estilo, humor e outros itens sociais).

“Essas parcerias não são para transformar o Twitter em uma plataforma de distribuição da TV, mas para desenvolver relações com programas que podem trazer novos usuários e mais movimento para a rede. Ambos saem ganhando” – Fred Graver, head of TV no Twitter

comedyfest-2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Trip: um projeto transmídia para assistir, interagir e escutar

The Trip é um projeto transmídia, inspirado em um evento da vida real, que consiste em um filme interativo, um curta-metragem cinematográfico, uma série de fotografias e um álbum conceitual pela banda Smolik.

TheTrip-3

Durante suas férias, a dupla multimídia Kissinger Twins conheceu, por acaso, um cara chamado Jack Torrance. Ele aclamou estar por atrás da maior farça americana do século 20: o homem na Lua. Impressionados com sua história, a dupla decidiu criar um projeto em torno dela, em colaboração com o estúdio unit9.

“Ele nos contou que o homem na Lua era falso. Sua versão dos fatos se tornou a história do filme. Ouvi-lo foi uma experiência bizarra, em que a linha entre ficção e realidade era indefinida. Mas os fatos e os detalhes eram lógicos, uma crítica à tecnologia.” – Kissinger Twins, no Press Kit do projeto

TheTrip-2 TheTrip-4

O projeto foi desenvolvido usando HTML5 para iPad e desktop. Uma produção híbrida, com a história contada por vários meios, em diferentes níveis e pontos de vista. A versão interativa é um filme com 11 capítulos que pode ser percorrido tanto no website como no iPhone e iPad.

A versão de cinema é um curta com 10 minutos, estrelando o ator Dan Dunlop, com cortes diferentes na edição com relação à versão interativa, disponível também em VHS.

A trilha sonora, pela banda Smolik, está disponível em vinil e CD. Já o elemento fotográfico consiste em uma série de fotos por Kasia Kifert, com citações de Jack Torrance.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Sundance Film Festival para quem está longe: curtas no Youtube, live streaming e Google+ Hangouts

O Sundance Film Festival, fundado por Robert Redford, acontece todo mês de janeiro em Park City, Utah. Um ano após o outro, o festival abraça o público de casa cada vez mais. Em 2013, além da já tradicional parceria com o Youtube, encontros estão sendo transmitidos ao vivo via livestreaming, além de bate-papos exclusivos via Google+ Hangout. São várias opções para assistir aos filmes de graça, acompanhar grandes personalidades debatendo e entender mais sobre o que está acontecendo no mercado cinematográfico hoje. Dê uma olhada:

Screening Room Youtube Channel

Em parceria com o Youtube, o canal Screening Room oferece uma seleção de curtas-metragens do festival. Este ano, dos 64 curtas exibidos em Sundance, 12 foram escolhidos a dedo, pensando em termos de vídeos na Internet, para fazer parte do canal. Mesmo com o fim do festival, o canal continuará com os curtas disponíveis durante o ano todo.

sundance2013-1

Cobertura via Livestream

Debates, encontros, performances, momentos do backstage e cerimônia de premiação serão transmitidos diariamente, ao vivo, pelo canal de streaming do festival. Hoje, dia 22, vai acontecer o Cinema Cafe, com a presença de Dave Grohl, David Gordon Green, and Malena Ryzik.

sundance2013-2

#SundanceHangouts

O #SundanceHangouts, uma série de oito Google+Hangouts realizados ao vivo até o fim de janeiro, traz para um bate-papo grandes artistas e profissionais do cinema para falar sobre tendências como produções financiadas coletivamente pelo Kickstarter, a luz na cinematografia, distribuição criativa e até uma conversa sobre transmídia storytelling, abordando novas fronteiras e ferramentas para artistas (que pode ser vista abaixo).

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement