We Make The Weather: instalação interativa reflete o futuro do cinema

Os mundos do cinema, games e arte interativa integram-se constantemente, tornando-se híbridos e dando abertura às experiências para além da tela. O Creators Project, em parceria com o centro de tecnologia Eyebeam e o estúdio de efeitos visuais Framestore, tem desenvolvido projetos que visam explorar a convergência desta paisagem visual com novas narrativas. Com um grupo de cineastas, programadores, artistas e designers, o futuro do cinema começou a ser investigado no programa New Cinema.

Como acredita Arlindo Machado, “os vários meios diferentes – cinema, vídeo, televisão, multimídia, game, mobile – estão convergindo em direção a um meio novo, único, mas plural”.

Deste time, Karolina Sobecka e Sofy Yuditskaya, inspirados pelos recentes eventos naturais como o Furacão Sandy, criaram uma experiência que agrega tempestades e inundações usando live action e 3D. O projeto, We Make The Weather, funciona com o espectador usando um sensor de microfone que monitora sua respiração e rastreia seu fluxo e refluxo. Estas informações são, então, usadas para alimentar os recursos narrativos, visuais e sonoros do projeto, em tempo real.

WeMakeTheWeather-1
WeMakeTheWeather-2

Como parte do vídeo da instalação, uma barreira glacial virtual foi construída usando o Unity 3D – ferramenta para game popular entre artistas de arte interativa e especialistas em efeitos visuais. Neste contexto, uma figura anônima tenta cruzar uma ponte para chegar ao outro lado da ilha, mas nunca o consegue em função de obstáculos que são adicionados no caminho.

O design de som, composto via PureData, experimenta com a sensacão de uma tumultuada tempestade.

WeMakeTheWeather-4 WeMakeTheWeather-3

A partir de muita pesquisa e experimentos como esse, vemos a linguagem do cinema se difundir em outros meios, e adotando influências destes para si.

Assim, o cinema vive um momento de reinvenção, unindo-se às demais artes e criando obras que propiciam outras maneiras de se relacionar com as imagens, com o espaço, o tempo, os sentidos e o espectador.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

The Trip: um projeto transmídia para assistir, interagir e escutar

The Trip é um projeto transmídia, inspirado em um evento da vida real, que consiste em um filme interativo, um curta-metragem cinematográfico, uma série de fotografias e um álbum conceitual pela banda Smolik.

TheTrip-3

Durante suas férias, a dupla multimídia Kissinger Twins conheceu, por acaso, um cara chamado Jack Torrance. Ele aclamou estar por atrás da maior farça americana do século 20: o homem na Lua. Impressionados com sua história, a dupla decidiu criar um projeto em torno dela, em colaboração com o estúdio unit9.

“Ele nos contou que o homem na Lua era falso. Sua versão dos fatos se tornou a história do filme. Ouvi-lo foi uma experiência bizarra, em que a linha entre ficção e realidade era indefinida. Mas os fatos e os detalhes eram lógicos, uma crítica à tecnologia.” – Kissinger Twins, no Press Kit do projeto

TheTrip-2 TheTrip-4

O projeto foi desenvolvido usando HTML5 para iPad e desktop. Uma produção híbrida, com a história contada por vários meios, em diferentes níveis e pontos de vista. A versão interativa é um filme com 11 capítulos que pode ser percorrido tanto no website como no iPhone e iPad.

A versão de cinema é um curta com 10 minutos, estrelando o ator Dan Dunlop, com cortes diferentes na edição com relação à versão interativa, disponível também em VHS.

A trilha sonora, pela banda Smolik, está disponível em vinil e CD. Já o elemento fotográfico consiste em uma série de fotos por Kasia Kifert, com citações de Jack Torrance.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement