Canal de TV lança festival de comédia integrado ao Twitter

O canal Comedy Central, da Viacom, irá realizar um festival de comédia via Twitter, que inclui na programação lendas da comédia americana como Mel Brooks, Carl Reiner, Amy Schumer e Paul Feig.

Em uma parceria entre Comedy Central e Twitter, os comediantes irão postar breves vídeos e piadas usando a hashtag #ComedyFest, transformando a dinâmica do festival – que estará ao vivo no Paley Center for Media, em Los Angeles – em interativa e colaborativa.

A transformação do Twitter com o Vine

O Twitter é frequentemente incorporado em programas de TV como a “segunda tela”. Com o lançamento do aplicativo Vine, agora é também uma fonte de vídeos.

Como parte do festival, o comediante Steve Agee irá apresentar o Vine Dining, contando histórias através de vídeos via Vine. Veep (HBO) e Raising Hope (Fox) são outros exemplos de uso do serviço por programas de TV, com o elenco compartilhando vídeos diretamente do set de filmagem.

Não são apenas hashtags aparecendo na tela da TV, mas conteúdo da TV aparecendo no seu feed do Twitter.

Da TV para o smartphone, e vice-versa

Continuando com a estratégia de multiplataformas, Comedy Central irá lançar um aplicativo gratuito chamado CC: Stand-Up.

O app oferece vídeos dos comediantes em apresentações e também uma ferramenta para se descobrir novos comediantes (baseanda em um algoritmo que cruza dados de views, estilo, humor e outros itens sociais).

“Essas parcerias não são para transformar o Twitter em uma plataforma de distribuição da TV, mas para desenvolver relações com programas que podem trazer novos usuários e mais movimento para a rede. Ambos saem ganhando” – Fred Graver, head of TV no Twitter

comedyfest-2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

9×9.tv: o Flipboard de vídeos do Youtube

Durante os últimos anos, surgiram alguns aplicativos usados para descobrir vídeos do Youtube, em sua maioria através de dados do que era mais compartilhado via redes sociais e o que era trend topic na web em geral.

Lançado esta semana, o aplicativo 9×9.tv vai contra essa tendência: desenvolvido logo de início para Android (diferente da maioria destes apps, todos desenvolvidos primeiro em iOS), cria um sistema de busca e curadoria que não é baseado em tendências e popularidade do que está nas redes, mas sim em hábitos de um espectador comum de TV.

Funciona assim: ao organizar os vídeos em várias categorias, ele mostra apenas os mais apropriados, baseados no que o usuário mais assiste e curte ao longo do tempo, dividindo-os em 9 canais referentes à hora do dia. Essa função é chamada de day parting e oferece programas de acordo com o horário, ou seja, conteúdo matinal durante a manhã, conteúdo de horário nobre ou noturnos durante a noite.

9x9tv029x9tv03

Os usuários, então, passam a receber um constante feed de vídeos baseados em seus hábitos e interesses. Como fazem os aplicativos Flipboard ou Zite com notícias, o 9×9.tv faz com vídeos do Youtube.

A ideia é tornar a busca e a visualização de vídeos online mais próximas ao hábito de ver TV.

O aplicativo também permite que o usuário conecte o dispositivo (smartphone, tablet ou notebook) na TV, transformando-o em controle remoto e segunda tela para o conteúdo visualizado na telona.

9×9.tv está disponível para Android e também para iPhone e iPad.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

The Walking Dead, neurociência e redes sociais

A popularidade do Twitter como canal de discussão e compartilhamento de conteúdo sobre eventos ao vivo como programas de TV é uma fonte valiosa de dados para medir engajamento. Mas o que significa, afinal, engajamento da audiência na era das redes sociais?

Uma colaboração entre o Harmony Institute, neurocientistas da Columbia University e da City College of New York resultou em uma pesquisa que usou o episódio piloto do seriado “The Walking Dead” para medir o que estimula as respostas neurais e sociais dos espectadores e usuários. Entenda como a pesquisa foi realizada:

Análise dos tweets

Trabalhando em conjunto com a empresa Crimson Hexagon e o Twitter, a pesquisa obteve todos os conteúdos postados referentes ao episódio, durante sua exibição em 2010 – calculado em mais de 19 mil tweets em 90 minutos. O contéudo foi analisado e rotulado de acordo com sentimento, humor, imersão e engajamento. Depois, os tweets foram divididos a partir 194 cenas (unidades de narrativas) referentes ao episódio.

Análise das atividades cerebrais dos espectadores

Através de informação demográfica dos dados analisados, foram recrutadas 20  pessoas para assistirem à série enquanto suas atividades cerebrais eram monitoradas por eletroencenfalograma. Ao calcular essas atividades para cada segundo do episódio, os pesquisadores conseguiram identificar momentos específicos associados ao alto nível de resposta do cérebro, correspondendo a três tipos de ondas cerebrais: atenção, afeto e codificação da memória.

Neurociência vs. redes sociais

Para combinar os dados de cada fonte, o Graham Technology Fellow Clint Beharry desenvolveu um software customizado para comparar as atividades cerebrais com o conteúdo das redes sociais referentes ao episódio. O programa indexa os conteúdos em categorias de um sistema de código desenhado a partir da neurociência, tudo em tempo real.

Momentos que produzem alto grau de atividades cerebrais também produzem alto volume de conteúdo nas redes sociais, sugerindo um link entre conteúdo atraente e engajamento social.

Assim, os pesquisadores puderam enxergar, por exemplo, uma alta atividade cerebral quando um zumbi criança foi visto no susto e atirado na cabeça. Também foi observado que os tweets que seguiam em tempo real cada evento do episódio apresentavam alto grau de imersão e sentimentos positivos (entusiasmos, celebração); e aqueles tweets que vinham depois eram, em sua maioria, piadas para aliviar a tensão.

Confira abaixo um making of e alguns outros insights da pesquisa:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement