Sofa Canvas

Le studio de design YOY composé de Naoki Ono & Yuki Yamamoto ont imaginé ces Sofa Canvas. Une invention qui propose à la fois une toile avec un dessin d’une chaise, mais qui peut être aussi utilisée pour s’asseoir lorsque la toile est posée contre un mur. Une invention surprenante proposée en 3 formats.

Sofa Canvas11
Sofa Canvas10
Sofa Canvas9
Sofa Canvas8
Sofa Canvas7
Sofa Canvas5
Sofa Canvas4
Sofa Canvas3
Sofa Canvas2
Sofa Canvas1

Dog House Sofa

Le coréen Seungji Mun a conçu ce sofa très original « Dog House Sofa » pour la marque M.Pup, permettant aux animaux de compagnie de posséder d’un espace réservé. Avec un design réussi, ce projet sublimé par les clichés de mise en situation est à découvrir dans la suite de l’article.

Dog House Sofa10
Dog House Sofa9
Dog House Sofa8
Dog House Sofa7
Dog House Sofa6
Dog House Sofa5
Dog House Sofa3
Dog House Sofa2
Dog House Sofa4

Dá pra melhorar o mundo sem sair da cadeira?

Convenhamos: se você tem acesso diário à internet, raramente levanta a bunda da cadeira pra resolver coisas. Você não precisa mais ir ao banco, à farmácia, ao supermercado, à banca de jornal, a um restaurante. Em níveis extremos, seria sim possível viver anos e anos sem sair de casa e não perder muito do que se faz hoje em dia. Até que chegamos ao já popular (e altamente criticado) ativismo de sofá.

Já escrevemos sobre isso aqui, já falamos sobre isso aqui, já se fala muito disso em tudo quanto é canto. Mas o principal questionamento é sobre o quão eficiente é clicar num link e esperar que crianças não passem mais fome, políticos parem de roubar e animais parem de ser mortos. Não é assim que se resolve problemas. Todos sabemos, mas a maioria de nós não se preocupa o suficiente pra mudar de atitude. E daí estamos criando um mundo onde as pessoas não sabem mais conviver.

Só que ontem, vi algo que me pareceu diferente. Amanhã posso mudar de ideia, mas a princípio achei mais real do que os outros. Porque se propõe a movimentar e questionar com um vídeo uma realidade que tem seu principal problema numa falha de comunicação, numa distorção histórica de documentos mal interpretados. Como costumam ser todas as guerras. Vejam:

 

O vídeo é claro, sem firulas, sem exagero no tom emocional. Ele toca num ponto quase óbvio: até que ponto a decisão de nossos governantes, nossos representantes de fato representa aquilo que a população pensa / quer / faria se decidisse diretamente?

A iniciativa que começou no facebook ganhou apoio, viralizou, ganhou resposta (dos “inimigos”, confirmando que não são inimigos), saiu da internet e foi parar nos meios de comunicação mais tradicionais. E sim, é só o começo.

Mas um começo que a nós, brasileiros, faz pensar na relevância das mensagens que compartilhamos. A escolha ao clicar em “share” é maior do que “quero ser popular”, ela precisa sim passar por perguntas bobas na consciência individual de cada um: O que eu espero com isso? O que eu vou provocar nos meus amigos? Que informações as pessoas que receberem essa mensagem vão absorver?

Eu não tenho nada contra gatos e nem contra comida, muito pelo contrário. Eu realmente acho que o Facebook é um lugar onde se busca entretenimento. Eu acho “orkutização” um termo pejorativo e preconceituoso.

Mas é ignorância subestimar e subaproveitar o poder de compartilhamento que a internet e as redes sociais nos dão hoje em dia.

Depois de tudo o que fizemos para chegar onde estamos, paramos. Toda essa evolução tecnológica para nos comunicarmos das mais variadas formas possíveis, derrubar fronteiras, globalizar tudo e (teoricamente) superar diferenças deixou a gente meio besta, atônito. Não sabemos mais o que fazer e como fazer.

Mas já sabemos que podemos fazer. O que pode ser um bom começo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Not alone in the dark / Une bien sombre affaire

chair2009 chair2012
THE ORIGINAL?
Energizer “Don’t trust the dark” – 2009
Source : Cannes Archive Online
Agency : DDB Johannesburg (South Africa)
LESS ORIGINAL
Varta “When your home shows its dark side”  – 2012
Source : BestAdsOnTV, Adsoftheworld
Agency : Publicis Bucharest (Romania)

Pi-pi-pi-pizza Boo-boo-boo-boomerang

Amigos, eu sou grato por viver nesses tempos de internet. Não consigo imaginar um mundo sem que qualquer pessoa tenha acesso para publicar todo tipo de groselha online.

De que outra maneira você conheceria a incrível e inovadora Pizza Boomerang? Eleita a melhor pizza voadora de 2011, é uma daquelas criações da genialidade humana que você nunca poderia apresentar para um cliente de verdade. Uma pena.

Mas a produtora Sofa, de Barcelona, resolveu botar em prática mesmo assim. You’re doing it right!

Se você não apreciar o vídeo, é o tipo de pessoa que não merece experimentar esse delicioso alimento voador. Alguém sabe se o YouTube tem um recurso de “repeat” automático?

/dica valiosa do @rafaelziggy

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Dog Sofa / Une idée qui a du chien

dogcoach dogcoach2011
THE ORIGINAL?
Febreze “eliminate odors on textiles”2008
Source : Cannes Archive Online
Agency : Grey Paris (France)
LESS ORIGINAL
Alto Furniture “Oh, so pretty!” – 2011
Source : Adsoftheworld
Agency : Power CS, Novokuznetsk (Russia)

Eclosion Sofa

Découverte du sofa Eclosion, un fauteuil gonflable doté d’un zip latéral qui permet de faire varier instantanément l’inclinaison du dossier. Il s’agit du travail d’Olivier Grégoire un designer français très prometteur basé actuellement à New-York. Plus d’images dans la suite.



eclosion_sofa_olivier_gregoire_03

eclosion_sofa__olivier_gregoire_01

Previously on Fubiz

TV idents

Sofa Experience, the new director’s team from Agosto filmed a series of idents to promote the art&culture TV program SILENCI?

1 – Danko

2 – Danko’s book

3 – I don’t wanna grow up