Um relógio criado para cegos está chamando a atenção também de quem tem a visão perfeita

Grande parte dos deficientes tem um desejo em comum: ser tratado como pessoas normais. Eles obviamente têm necessidades especiais, mas não querem ser vistos como diferentes. Por isso, quanto mais inclusivas e discretas forem as suas adaptações para a vida em sociedade, melhor é a solução.

Esse relógio foi criado seguindo essa premissa, atendendo à necessidade de um colega de classe do designer Hyungsoo Kim. Durante as suas aulas no MIT, Kim ‘era o relógio’ do seu colega, que por ser cego, estava sempre perguntando, baixinho e discretamente, que horas eram.

Chamado de Bradley Timepiece, em homenagem ao militar Bradley Snyder, que perdeu sua visão em um acidente no Afeganistão, o relógio permite saber o horário atual a partir de duas bolinhas magnetizadas, que giram em um mostrador metálico, com relevos para a marcação das horas. Basta checar a bolinha que roda na parte externa do círculo para saber as horas e perceber em que posição está a bolinha que gira internamente, que marca os minutos. Tudo muito simples, com reconhecimento tátil e, principalmente, silencioso.

A alternativa anterior para quem sofria de cegueira era um relógio que falava as horas ao se pressionar um botão, o que não é nada agradável. Imagine tentar saber que horas são no meio de uma prova! Altamente incomodativo para quem está ao redor. Saber as horas estando dentro de um trem também pode ser uma péssima experiência, já que o barulho do ambiente raramente permitirá ouvir o que diz o ‘locutor’ do relógio.

Ser uma alternativa silenciosa é importante para os deficientes visuais, e a opção de perceber as horas usando o tato atraiu também outro público: as pessoas com visão perfeita. Isso porque passar os dedos sobre o relógio para saber o horário torna-se uma opção discreta e elegante o suficiente para quando se está em uma reunião, por exemplo. Ao invés de mover o olhar da pessoa que se apresenta para o relógio, atitude que alguns consideram bastante rude, é possível simplesmente deslizar os dedos por cima do mostrador, sem que ninguém perceba a sua pressa para ir embora.

bradley-explained

Elegante e discreto, o Bradley Timepiece não parece um acessório para deficientes, caiu no gosto de muita gente que não sofre com nenhum problema visual e ainda está entre os favoritos para a premiação de Design do Ano do Museu de Design de Londres. Quem se interessar pode adquirir o seu por 195 dólares através da loja online.

bradley-colors

Com isso, Hyungsoo Kim já pode considerar sua missão cumprida.

bradley-fashion

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Samsung relembra relógios inteligentes da ficção para promover Galaxy Gear

O Galaxy Gear da Samsung, gadget de pulso que serve de companhia para a linha Galaxy, está longe de ser uma unanimidade entre usuários e experts de tecnologia. Porém, algo me parece um inegável acerto em cheio: a campanha para promover o produto.

Samsung Galaxy Gear

Com nostalgia em cada segundo, dois comerciais relembram os relógios high-tech da ficção. Com cenas de “Os Jetsons”, “Dick Tracy”, “Power Rangers”, “Predador”, “Star Trek”, entre outros, ambos os filmes referenciam os smartwatches imaginados pelo entretenimento, e que, agora, “se tornam realidade”.

A Samsung diz que o Galaxy Gear ficou 8 anos em desenvolvimento. A campanha estreou nessa noite de domingo, nos Estados Unidos. Assista o primeiro comercial acima, e o outro abaixo:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Guinness: A vida sob o ponto de vista do relógio

 

A Guinness volta a acertar a mão na campanha Made of More com mais um belo filme, desta vez contado sob o ponto de vista de um relógio. Assim como a nuvem, que tinha vontade própria, este relógio resolveu ir além do tradicional tic-tac para tentar ajudar as pessoas ao redor dele em três situações diferentes, em que ele pode avançar e retroceder o tempo, ou ainda fazer com que os minutos passem mais devagar.

Com um visual bonito, todo em preto e branco, mais um roteiro envolvente e poético, é uma bela forma de se começar a semana.

Mais uma vez, a criação é da AMV BBDO.

g2
g4 g3  g1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Diesel Timeframes pergunta: você é um mentiroso?

Se no final do ano passado a Diesel desejou a todos um Feliz Apocalipse, a marca entra em janeiro disposta a calcular quantos dias ainda temos para viver e aproveitar, utilizando o aplicativo Days to Live. O app faz parte da campanha da coleção de relógios Diesel Timeframes e, após dar um Facebook connect e preencher sua data de nascimento e país onde vive, começam as perguntas que vão desde sua cor favorita até seus hábitos, saúde, cicatrizes, histórico familiar e, é claro, se você mente.

Tudo isso ao incansável tic-tac do relógio (meio que dá para saber como Capitão Gancho se sente). Ao final, você descobre quanto tempo ainda tem para viver e pode compartilhar o resultado no Facebook e Twitter, convidando seus amigos para verificar se eles vão viver mais ou menos que você.

Talvez a ideia da Crispin, Porter & Bogusky faça as pessoas repensarem o tempo que supostamente ainda têm (qualquer um pode ser atropelado a qualquer momento), talvez não, é impossível saber. Ainda assim, é um alarme para nos lembrar que, como disse John Lennon, a vida é o que te acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos.

diesel2

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Apple é acusada de copiar o design do clássico relógio da Swiss Federal Railways

A Apple acusa um pessoal aí de violar suas patentes, mas ela mesma parece que utilizou do mesmo expediente para um detalhe do novo iOS 6.

No iPad, o novo sistema operacional mobile adicionou um simples aplicativo chamado “Clock”. O problema é que o ícone é idêntico a um modelo de relógio clássico da companhia ferroviária suiça SBB (Swiss Federal Railways).

O design, patenteado pela empresa, foi criado pelo engenheiro Hans Hilfiker em 1944. Desde então, o relógio está presente em todas as estações de trem da Suiça, sendo licenciado para terceiros por alguns milhares de dólares. A Mondaine, por exemplo, espalhou o objeto pelo mundo e comercializa até uma versão de pulso.

Quando a SBB encomendou o trabalho, a intenção era realmente criar um ícone de pontualidade e incorporá-lo a imagem da empresa nacionalmente. A criação de Hilfiker seria altamente visível, ajudando a garantir o tempo certo da partida dos trens, como também se tornaria a base da identidade corporativa da companhia.

O relógio popularizou um movimento chamado de “stop-to-go”. Funciona assim: O ponteiro dos segundos – chamado de “sinal vermelho” – circula o tempo correspondente a 1 minuto em apenas 58,5 segundos. Quanto atinge o topo do relógio, o ponteiro então pausa por 1,5 segundo.

Nesse exato momento, um impulso elétrico é enviado a todos os relógios da estação, que sincronizam os ponteiros no mesmo minuto, todos os minutos. Esse ajuste eletromecânico não só permite que todos os equipamentos sejam pontuais, como atende as necessidades específicas de operação de uma ferrovia.

Sendo assim, a cópia da Apple foi mal feita, pois deixou de lado esse charme fundamental da invenção de Hans Hilfiker. O ponteiro no iOS 6 gira direto, sem pausas. Para uma empresa que se gaba dos detalhes, são dois erros graves.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Festina Profundo: Relógios vendidos em embalagens cheias de água

Essa é uma ideia de embalagem que ganhou alguns prêmios no ano passado, e foi literal para provar aos consumidores a principal característica do produto.

Os relógios da linha Profundo, da Festina – indicado para mergulhadores – vinham já dentro d’água. A intenção não era apenas dizer que o modelo era a prova d’água, mas que também são feitos para resistir a longos períodos submersos.

A criação é da Scholz & Friends de Berlim.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement