Braincast 109 – Aplicativos e Hacks de Produtividade

Automatizar, simplificar e reduzir o tempo de execução de uma tarefa é o sonho dourado de muita gente que se preocupa em manter o foco no que realmente importa: a criatividade.

No Braincast 109, conversamos sobre ferramentas e hacks que colaboram na organização da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Alexandre Maron e Cris Dias destacam seus aplicativos e práticas favoritas para melhorar a produtividade.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 01m50 Comentando os Comentários?
> 17m25 Pauta principal
> 1h46m45 Qual é a Boa? – qualeaboadobraincast.tumblr.com

========

ENEM: Caminho de Oportunidades

O ENEM é a grande chance para você que ainda não encontrou o seu caminho e quer buscar novas oportunidades.

Com a nota você poderá tentar entrar numa Universidade ou faculdade pelo SISU, que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, ou pelo PROUNI.

Além disso, a participação na prova é requisito pra receber o benefício do FIES, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos do SISUTEC.

Fica ligado e não deixa essa oportunidade passar. O ENEM é o caminho de oportunidades de crescimento. Saiba mais no site caminhodeoportunidades.mec.gov.br. As inscrições vão de 12 a 23 de maio. Não perca o prazo!

Enem

========

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Peek App, o calendário humanizado

Ex-designers da Ideo resolveram se unir em torno de algo que os incomodava: as limitações e o visual nada prático dos calendários disponíveis para iPhone.

Com o objetivo de repensar o calendário em termos de conceito, interface e interações para o dispositivo móvel, eles criaram o Peek, um aplicativo que foca em uma experiência básica, mínima e totalmente criada pensando nas particularidades e recursos de um smartphone.

“Pessoas não percebem o tempo como tabelas e páginas, mas como uma linha do tempo que foca no futuro próximo.” – Amid Moradganjeh

De primeira, Peek parece ter bastante em comum com Clear, um aplicativo de tarefas que fez bastante barulho por inovar em termos de interações voltadas para o usuário.

Peek carrega cores básicas e tipografia clean. Suas animações derivadas do toque lembram materiais analógicos: ao clicar em um título, o aplicativo “desdobra” a informação como se fosse um papel.

peekcalendar-1

Tendo em mente usuários que se interessam mais por realizar uma tarefa simples do que possuir infinitas escolhas complexas disponíveis em mãos, Peek parece mais um sistema de Post-it coloridos do que uma planilha repleta de links e fórmulas.

“Muitas pessoas não estão interessas no complicado e nem em apps que pensem por elas. O simples às vezes pode ser mais útil.” – Amid Moradganjeh

Uma das mudanças de concepção do calendário clássico veio através de uma pesquisa de comportamento, onde a equipe notou que as pessoas não percebem o tempo como tabelas, grids e páginas. Mas sim como uma linha do tempo que foca no futuro próximo.

Assim, com um belo design e uma enorme preocupação em tornar as interações mais humanas, Peek App serve bem àqueles que estão em busca da fitinha vermelha amarrada no dedo ou do post-it colado na tela do computador.

Peek Calendar está disponível para iOS por $0.99.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um aplicativo para acabar com bloqueio criativo de quem gosta de escrever

Se o bloqueio criativo que você está enfrentando tem mais a ver com obter outras perspectivas e opiniões, então Coda App pode ser boa alternativa.

Coda App oferece aos autores corajosos um espaço diferenciado para colaboração e edição de seus textos.

Coda é um novo aplicativo móvel para quem gosta de escrever e está buscando a assistência de outras pessoas. Ao se ligar com uma conta de Twitter, ele permite que o usuário tenha ajuda da comunidade para terminar ou melhorar seu texto, seja um poema, um conto, um artigo, etc.

Enquanto os usuários podem livremente contribuir com suas ideias e palavras, é o próprio autor que decide o que será mudado ou acrescentado em sua obra.

Toda essa abertura e exposição pode ter duas grandes conseqüências. A primeira é que, se você é um autor tímido, então o aplicativo pode gerar algum incomodo, uma vez que seu texto estará não somente exposto para todos via Twitter, mas também porque as contribuições podem não ser agradáveis.

codaapp-telas

Outro desafio é que, com tantas vozes construindo um único texto, o aplicativo dá margem para uma grande discussão autoral, podendo dar vida a obras 100% colaborativas, onde tanto o papel quanto os direitos do autor podem ser questionados caso ele não esteja aberto ao que essa tendência tem a oferecer.

Coda App está disponível para iOS por $1.99.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O calendário da família virou rede social privada

À primeira vista, Squarehub App pode parecer mais uma tentativa de transferir toda e qualquer conversa para o meio digital. Porém, o aplicativo foi criado justamente com essa questão em mente, tendo como objetivo ajudar pais e filhos a se conectarem mais, nos momentos em que as distintas ferramentas de cada geração acabam interferindo na comunicação.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira.

CEO Dave Cotter conta que a ideia do projeto surgiu por necessidade própria. Pai divorciado, Cotter tinha dificuldade de gerenciar a comunicação, logística e conexão com seus filhos, tendo membros da família com hábitos tão diferentes entre si, além de viverem em casas diferentes.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira. Com a necessidade de ser acessível a todos, um dos principais desafios foi criar um design simples, prático e intuitivo para que qualquer pessoa, independente da experiência e idade, pudesse usar sem dificuldades. Assim, conceitos de navegação e estruturação de conteúdo ganharam maior importância do que a estética em si.

squarehub1

Outro desafio foi conseguir integrar todo o tipo de comunicação que acontece entre os membros da família. Enquanto os pais costumam usar o email com bastante frequência, os jovens preferem o Facebook e SMS. Já as crianças costumam se conectar enquanto jogam no iPad/iPod.

Por isso, todo o conteúdo, ambientes, mensagens, ferramentas e recursos de compartilhamento são acessíveis online em qualquer plataforma por meio de notificações, sem a necessidade de baixar o app.

squarehub-app-1

Assim, enquanto muitas das ferramentas, redes e dispositivos são apontadas como interferências e distrações na comunicação familiar, parece que alguns projetos como o Squarehub visam usar essa tecnologia justamente para acabar com as barreiras e gaps que são deixados entre as gerações.

Para quem ainda tem dúvidas, algumas histórias de como o app tem ajudado as famílias podem ser lidas aqui.

Squarehub App está disponível para iOS e Android de graça.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Yarny, uma ferramenta online para escrever sem distrações

Aos aspirantes a escritores ou àqueles que precisam produzir conteúdo diariamente, a ferramenta online Yarny foi criada com o objetivo de acabar com as distrações que nos confrontam diariamente: emails, redes sociais, notícias, chats, vídeos rolando, etc.

A ferramenta é projetada para ajudar o usuário a se concentrar exclusivamente em sua escrita, a partir de um ambiente organizado em volta desta atividade.

A interface se concentra em deixar o usuário focado e organizado. Assim que começa a escrever, as barras laterais desaparecem, deixando apenas a página. Para acessá-las novamente, é só mover o cursor para a área. Como qualquer outro trabalho, pode-se definir metas como quantidade de palavras e adicionar comentários, links, lugares e outros arquivos na barra da lateral direita.

Para agilizar o processo, não há botão salvar, pois tudo é guardado automaticamente já que é um sistema nas nuvens. Para visualizar melhor as ideias e organizar as palavras, é possível escrever em fragmentos, que podem ser agrupados e separados por tags e cores, usando o método “arrasta e solta”.

yarny-1

A ferramenta é gratuita, mas pagando $4 mensais ou $36 por ano é possível ser um usuário premium, com recursos adicionais como personalizar o tema do ambiente, efeitos sonoros do teclado, enviar atualizações por email, integração iPhone, entre outros.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

MobileGear: Curadoria de produtos para facilitar a vida do usuário

Em parceria com a Lunar Design, Mobilegear.com criou uma solução em ecommerce para aqueles que fazem de sua casa um escritório.

Focada no conceito crescente de “trabalhadores móveis” – de quem faz home office àqueles que passam suas tardes no café com um notebook – Douglas Nash, CEO da Mobilegear.com, enxergou neste segmento a necessidade de reformular o escritório.

Pensando na enorme, confusa e bagunçada quantidade de produtos que os varejos de produtos para escritório oferecem, Nash seguiu o caminho oposto: em vez de colocar à venda muitos produtos e tudo à preço baixo, a equipe da loja faz constantemente uma curadoria de produtos escolhidos à dedo.

Os produtos são divididos em categorias que se encaixam naquilo que o público está procurando: home office, mobilidade, organização, imprimir e apresentar, escrever, proteger, conforto e produtos sustentáveis.

Desta forma, em vez de mais de 10 cliques para encontrar o que se procura e efetuar a compra – o que acontece em uma loja maior – aqui o usuário chega ao seu destino final em apenas 1.

mobielgear-1mobielgear-4 mobielgear-3 mobielgear-2

Misturando organização, design e curadoria, o ecommerce ainda pretende adotar o conceito de crowdsourcing em seu modelo de negócio, permitindo em suas páginas mais do reviews, mas uma forma de os usuários poderem redefinir as seleções de produtos disponíveis.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie