Gillette cria pódio no PDV e surpreende consumidores

A Gillette pode ser responsável por alguns dos piores comerciais do mundo – sempre repetidos a exaustão na TV – mas vez ou outra eles emplacam uma boa ideia.

Essa aqui aconteceu em um ponto de venda na Alemanha, para lançar a ProGlide Golden Edition em alusão ao patrocínio da marca os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Para alcançar o produto, era preciso subir no primeiro lugar do pódio. E a história não acaba por aí. Preste atenção que tem um cara que fica p. da vida com a surpresa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Export Dry: o duelo entre a cerveja e o vinho

Vocês já devem ter ouvido falar na campanha da cerveja neozelandesa Export Dry, que saiu em meados de fevereiro, feita pela Colseno BBDO. Não ficaram sabendo? Conto rapidinho aqui. A campanha “Say no to wine” levantava a bandeira de não deixar nada atrapalhar a relação de um homem e uma cerveja. Por que isso? Eles contam que de uns tempos pra cá a moda de beber vinho foi imposta para todos, inclusive para os jovens homens apaixonados por cerveja. E mesmo com a paixão toda, eles se sentiram obrigados a seguir essa “terrível” tendência. A campanha trazia uns prints provocativos e um filme divertido, contando sobre toda essa situação.

Funcionando como complemento para essa causa, a marca criou uma ação promocional que chamou a atenção de todos e fez com que ela incrementasse suas vendas em 350% em apenas uma semana: pela primeira vez, uma cervejaria produziu um vinho.

Sim, um vinho chamado “You don’t have to do this” que ficou exposto e à venda, em uma loja de bebidas.

O rótulo chamava a atenção pela peculiaridade do seu texto, que abordava o público falando que ele não era obrigado a fazer isso e que ele estava na seção errada. Vale a pena dar uma lida no texto completo. ;)

Por fim, ele pedia para que o consumidor se dirigisse ao caixa e assim ele ganhava $5 de desconto em um pack de 12 da cerveja.

Resumindo, é uma ação de ativação com cuponagem no final, mas tudo envelopado de uma forma criativa e divertida, com a cara da marca e ainda contando uma história, fazendo com que os jovens homens se identificassem com tudo aquilo que estavam vivendo.

E o que a marca considera inimigo número um (o vinho) funcionou como a isca para essa ação ser tão bem sucedida.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Fazendo compras como em Minority Report

Não é de hoje que muitas pessoas têm optado por fazer suas compras online. Muito mais do que livros ou aparelhos eletrônicos, mas também roupas, sapatos e tudo mais que estiver disponível. Basicamente, abrimos mão de experimentar uma roupa em troca das comodidades que um site oferece. Mas é mais do que isso. Online, a gente encontra com maior facilidade produtos pesquisados anteriormente, além de termos sugestões de produtos que combinam com nosso perfil.

Já tem um tempo que a gente tem pesquisado aqui na Royalpixel maneiras de integrar as facilidades da loja online com o PDV físico. Afinal, com tanto avanço tecnológico, fica difícil entender porque o mundo físico ainda não está ligado ao conteúdo digital. Recentemente, entretanto, a Razorfish anunciou um novo projeto, que propõe uma forma de reinventar a tradicional ida às compras.

Denominada 5D, a plataforma já disponível em versão beta propõe integrar diferentes dispositivos digitais em ambientes de varejo. Isso significa que a 5D é capaz de conectar quiosques, telas, tablets e smartphones para criar maior envolvimento do público – e até mesmo dos funcionários das lojas – com os produtos.

Para que essa integração seja completa, são necessários 5 elementos-chave: os dispositivos, conteúdo, experiências, analytics e o gerenciamento do relacionamento com o consumidor. E, é claro, uma boa dose de encantamento, algo que não pode faltar a nenhum bom projeto digital.

Para que o conteúdo funcione, assim como online, ele deve ser relevante e acompanhar o consumidor, criando uma experiência personalizada para lembrá-lo dos produtos que ele viu. Assim, mesmo que o consumidor não compre aquele produto na loja, as informações sobre ele ficam salvas no seu celular e disponíveis para compra em apenas um clique.

De verdade, esse é o tipo de projeto que empolga a gente. E a Razorfish, com o 5D, nos deu ainda mais inspiração para isso.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement