Alternative Movie Posters e o retorno ao design clássico em cartazes de filmes

Alternative Movie Posters: Film Art from the Underground, novo livro de Matthew Chojnacki,  apresenta 200 posters que celebram filmes de Tron e Bladde Runner à Código DaVinci e Bambi. Porém, estes não são posters que você veria em campanhas pelos cinemas. Aliás, o principal critério para a seleção da publicação foi justamente prestiar artes que não foram usadas para promover os filmes comercialmente.

“Eu queria incluir um grande leque de estilos artísticos, gêneros de filmes e nacionalidades dos artistas nesta seleção.” – Chojnacki, para The Verge

Os posters vão de fan art à ilustrações editoriais, resultado do trabalho de mais de 100 artistas e designers de mais de 20 países ao redor do mundo.

De certa forma, o livro retoma uma discussão de como os posters usados hoje para promover filmes já não são tão interessantes como costumavam ser. Diferente do típico enfoque nas celebridades, os posters clássicos frequentemente usavam técnicas de design, ícones marcantes e estilos artísticos para abordar pontos-chave dos filmes em uma composição inteligente.

Labyrinth_-_Joshua_Gilbert

Labyrinth, por Joshua Gilbert

Robocop_-_Tim_Doyle

Robocop, por Tim Doyle

Iron_Man_-_Jesse_Philips

Iron Man, por Jesse Philips

beetlejuice_separations

Beetlejuice, por Anthony Petrie

Bambi_-_Rowan-Stocks_Moore

Bambi, por Rowan-Stocks Moore

Blade_Runner_-_Kako_and_Carlos_Bela

Blade Runner, por Kako e Carlos Bela

“Este livro funciona como uma rede de designers que estão reinventando posters de filmes e trazendo a “arte” de volta ao cartaz.” – Chojnacki

Unindo artistas interessados, ferramentas como Tumblr e DeviantArt, e publicações independentes como essa, as características do design clássico de poster tem tido um retorno celebrado, fazendo até com que essas artes não-oficiais de filmes gerem mais repercussão e valor de mercado aos colecionadores e entusiastas do que as peças comerciais.

O livro começa a ser vendido dia 28 de outubro. Enquanto isso, Chojnacki liberou uma prévia aqui.

Imagens via Matthew Chojnacki.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

BitTorrent gera discussão sobre futuro da Internet com outdoors misteriosos

Vários outdoors misteriosos ocuparam importantes ruas de Nova York, Los Angeles e Vale do Silício nas últimas semanas.

Sem sinal de marca alguma, frases como Your data should belong to the NSA, The Internet should be regulated e Artists need to play by the rules resultaram em grande movimentação nas redes e na mídia, com especulações de quem era o responsável por tudo aquilo, afinal.

Sem assinatura, alguns chutaram que era obra da própria NSA.

bittorrent-outdoor1-PlayByTheRulesbittorrent-outdoor1-YourDataNSAbittorrent-outdoor1-InternetRegulated

O mistério terminou ontem, quando o BitTorrent assumiu a campanha publicamente. Como parte da ação, as mensagens expostas foram adaptadas como se fossem pelas próprias pessoas que passaram por ali e não concordaram com aquilo.

Agora, as frases que tomam as ruas dão o poder do conteúdo e o futuro da internet nas mãos dos artistas e do povo.

bittorrent-outdoor2-theinternetshouldbepeoplepowered
bittorrent-outdoor2-artistsneedoptions
bittorrent-outdoor2-yourdatashouldbelongtoyou

“Parecia que este era o momento certo para falarmos com as pessoas sobre o que acreditamos, e o que está acontecendo no mundo.” – Matt Mason, VP BitTorrent

Para o BitTorrent, ss outdoors foram uma oportunidade para destacar uma conversa que vem crescendo e interessando cada vez mais gente, além de buscar mudar algumas percepções sobre sua imagem, filosofia e objetivos como empresa – ainda bastante ligada à pirataria. A ação integra-se perfeitamente aos últimos projetos lançados, como seu novo produto de distribuição de conteúdo, Bundle, e a parceria com a Madonna pelo Art For Freedom.

Além de toda a repercursão, a campanha gerou o mais importante: uma discussão como chance de educar as pessoas sobre o futuro da Internet, e como o BitTorrent pode ajudar nisso.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nike China cria tênis ao vivo em outdoor gigante

Com o objetivo de demostrar a natureza única da tecnologia usada para desenvolver o Nike Free Flyknit e também causar comoção em seu lançamento, a Nike China apostou em uma mídia externa, porém usando o outdoor de forma inusitada.

Em parceria com a Wieden+Kennedy, as equipes montaram um espetáculo público para quem passasse pela Nanjingdonglu (Nanjing East Road) em Xangai, uma das vias mais movimentadas da cidade.

Três trabalhadores vestidos com uniformes da marca subiram em frente ao outdoor pendurados em estruturas de apoio e, durante o dia todo, foram colando tiras de tecidos que, juntas, deram vida ao tênis.

A fachada da loja da Nike na avenida serviu como apoio para o enorme outdoor desenvolvido. Em trocadilho com live painting, a ação foi apelidada de live weaving, enfatizando o Nike Free Flyknit e sua qualidades de “vestir como uma meia”.

nike-flyknit-3
nike-flyknit-1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Art Everywhere troca anúncios por obras de arte em outdoors da Inglaterra

Durante duas semanas, obras de artes tomaram conta de 22 mil outdoors por cidades do Reino Unido, lugares antes reservados para propaganda. A ideia por trás do projeto Art Everywhere foi trazer 57 das pinturas inglesas mais famosas dos museus para as ruas, ocupando grandes espaços de mídia externa como em ruas movimentadas, pontos de ônibus, trens e metrôs. Resultado: a maior exposição de arte do mundo.

A relação dos habitantes com a arte e com a própria cidade mudou. Não há tempo e somos onipresentes. Será que as pessoas que passaram por estes pontos notaram a diferença?

Com a liderança de Sir Peter Blake – famoso por criar a capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles – a iniciativa uniu grandes parceiros e colaboradores como o Tate Modern, o Art Fund, diversas agências de publicidade britânicas, e também empresas como Clearchannel e JC Decaux.

Para abrir o projeto, Blake revelou seu próprio trabalho datado da década de 80, The Meeting or Have a Nice Day Mr Hockney, em um enorme outdoor em Westfield London Shopping Centre.

As demais peças foram selecionadas pelo público, a partir da coleção da galeria nacional de arte britânica. Dentre elas, estão pintores do século 19 como Turner e Whistler, do século 20 como John Singer Sargent e até trabalhos do contemporâneo Damien Hirst. Uma das artes mais votadas foi a The Lady of Shalott, de 1888, por John William Waterhouse.

art-everywhere-1
RENOIR
art-everywhere-3
art-everywhere-4
art-everywhere-5

Para aqueles que não encontram tempo para os museus ou ainda consideram as galerias de arte intimidadoras, essa é a chance.

Ocupando espaços normalmente reservados para publicidade, a competição com os diversos anúncios – de “última geração”, passando por gráficos em movimento, 3D e interação – que rodeiam a obra de arte, podem até fazer com que ela passe despercebida por muitos.

Para amantes de arte ou pessoas mais observadoras, a ideia é de puro prazer. Já para os apressados cidadãos da cidade grande – que se não estão encarando o trânsito, não desgrudam os olhos do celular – além de facilitar o acesso e o contato com a arte, o projeto oferece um tempo de contemplação em meio ao caos diário.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Outdoor transparente revela como está o tempo lá fora

O outdoor transparente da MetService, empresa especializada em previsão do tempo na Nova Zelândia, foi feito para parecer uma página de browser, enquadrando as condições atuais do tempo e enfatizando a mensagem de que suas previsões são as mais certeiras do mercado.

Criado pela agência Y&R NZ, o outdoor fica do lado de fora do escritório da MetService em Auckland.

De acordo com James Hurman, diretor da Y&R, o outdoor já ganhou mais de 30 mil “curtir” no Facebook, meio milhão de compartilhamento, foi capa do Reddit e ganhou espaço no The Sun.

outdoormetservice1

outdoormetservice2
outdoormetservice3
outdoormetservice4
outdoormetservice5
outdoormetservice7

A ideia era usar pouca verba e tentar fazer com que a mídia externa trabalhasse de forma diferente, gerando uma exposição acima do normal e dando maior retorno.

As necessidades pediram por um conceito simples, inteligente e cotidiano.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie