A China de hoje retratada com visual de propaganda comunista

Tempos atrás, os clássicos cartazes que faziam propaganda da China e suas ideologias costumavam compor paisagens idílicas e vilas rústicas, bastante diferente do cenário atual.

Imagina como seria a propaganda da China contemporânea, se tivesse continuado com esse mesmo estilo e ideais?

Para brincar com essa questão, dois artistas britânicos, Nick Bonner (Koryo Studio) e Dominic Johnson-Hill (Plastered8), convidaram um grupo de criativos da Coréia do Norte para desenvolver uma série de pinturas que transforam a realidade em distopias e cenas pitorescas, carregando-a de um sentimento inquietante e até cômico.

Em entrevista para o The Guardian, Bonner e Johnson-Hill contam que muitas das telas retram estádios feitos para os Jogos Olímpicos de 2008 na China.

Porém, como os artistas começaram a pintar antes das construções ficarem prontas, o resultado acaba sendo mais surreal ainda, com elementos do futuro renderizados ao clássico estilo da propaganda chinesa.

chinapropaganda-2
chinapropaganda-3
chinapropaganda-4
chinapropaganda-5
chinapropaganda-6
chinapropaganda-7

“Queríamos mostrar como a China contemporânea poderia ter sido se a ideologia maoísta ainda continuasse por lá.” – Bonner e Johnson-Hill

Cada tela, pintada em Pyongyang (capital da Coréia do Norte), foi baseada em sketches de Bonner e Johnson-Hill. O objetivo era retratar um lugar perdido no tempo. Um passado desafiador e único, unido a um presente dinâmico e imagens de um futuro brilhante.

O resultado: uma China de linguagens híbridas, com tradições comunistas ocupando o mesmo espaço que os atuais prazeres da vida moderna.

Os trabalhos fazem parte do projeto The Beautiful Future, que tem rodado o mundo das artes há algum tempo, com recentes exibições na Beijing Space Gallery e Beijing Design Week.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Alternative Movie Posters e o retorno ao design clássico em cartazes de filmes

Alternative Movie Posters: Film Art from the Underground, novo livro de Matthew Chojnacki,  apresenta 200 posters que celebram filmes de Tron e Bladde Runner à Código DaVinci e Bambi. Porém, estes não são posters que você veria em campanhas pelos cinemas. Aliás, o principal critério para a seleção da publicação foi justamente prestiar artes que não foram usadas para promover os filmes comercialmente.

“Eu queria incluir um grande leque de estilos artísticos, gêneros de filmes e nacionalidades dos artistas nesta seleção.” – Chojnacki, para The Verge

Os posters vão de fan art à ilustrações editoriais, resultado do trabalho de mais de 100 artistas e designers de mais de 20 países ao redor do mundo.

De certa forma, o livro retoma uma discussão de como os posters usados hoje para promover filmes já não são tão interessantes como costumavam ser. Diferente do típico enfoque nas celebridades, os posters clássicos frequentemente usavam técnicas de design, ícones marcantes e estilos artísticos para abordar pontos-chave dos filmes em uma composição inteligente.

Labyrinth_-_Joshua_Gilbert

Labyrinth, por Joshua Gilbert

Robocop_-_Tim_Doyle

Robocop, por Tim Doyle

Iron_Man_-_Jesse_Philips

Iron Man, por Jesse Philips

beetlejuice_separations

Beetlejuice, por Anthony Petrie

Bambi_-_Rowan-Stocks_Moore

Bambi, por Rowan-Stocks Moore

Blade_Runner_-_Kako_and_Carlos_Bela

Blade Runner, por Kako e Carlos Bela

“Este livro funciona como uma rede de designers que estão reinventando posters de filmes e trazendo a “arte” de volta ao cartaz.” – Chojnacki

Unindo artistas interessados, ferramentas como Tumblr e DeviantArt, e publicações independentes como essa, as características do design clássico de poster tem tido um retorno celebrado, fazendo até com que essas artes não-oficiais de filmes gerem mais repercussão e valor de mercado aos colecionadores e entusiastas do que as peças comerciais.

O livro começa a ser vendido dia 28 de outubro. Enquanto isso, Chojnacki liberou uma prévia aqui.

Imagens via Matthew Chojnacki.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Poster Art 150: exposição de posters comemora os 150 anos do metrô de Londres

Para comemorar os 150 anos do metrô de Londres, o London Transport Museum preparou a exposição Poster Art 150, que apresenta 150 dos mais significantes posters já criados para o metrô.

Contando a história do transporte, as obras acabam, por si só, contando também a história do design: de exemplos puramento tipográficos do século 19, passando pelas primeiras ilustrações em 1908, pela era do ouro da propoganda moderna nos anos 20 e 30, e chegando aos traços do mundo moderno.

A tarefa de selecionar 150 peças-chave de cerca de 3 mil posters arquivados foi realizada por um grupo de 8 especialistas, incluindo representantes do Victoria & Albert Museum e da Central St Martins, além de consagrados artistas e designers como Simon Patterson, Great Beare e Brian Webb.

A curadora Anna Renton organizou os trabalhos escolhidos em 6 seções, com temas sobre diferentes aspectos do London Underground.

A primeira seção, Finding Your Way, traz posters convencendo o público de que o metrô é um lugar seguro e agradável. As seções seguintes falam de comportamento e cultura, como parar no lado direto na escada rolante e não ficar no caminho da entrada/saída do vagão. Além disso, alguns posters tinham como tema a própria cidade, mostrando como o transporte traz orgulho e leva Londres sempre adiante.

londontube-1
londontube-2
londontube-4
londontube-3

O interessante da exposição é que, além da evolução da própria comunicação, cada poster teve um papel importante, uma mensagem específica a ser passada e que contribuiu para o que o London Underground é hoje.

Poster Art 150 – London Underground’s Greatest Designs está rolando no London Transport Museum até dia 27 de outubro.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement