Stella Artois QR Code

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Ultimamente, a Stella Artois tem fortalecido sua ligação com a sétima arte. Na Europa, Estados Unidos, Canadá e até no Brasil este apoio ao cinema foi e continua sendo fomentado.

A icônica e clássica marca de cervejas está executando uma competição inovadora no Canadá. Espalhando centenas de cartazes com códigos bi-dimensionais (QR Code) por todo o país que, ao ser fotografado com uma câmera de celular, leva o consumidor até um mobile site promocional onde os inscritos podem ganhar uma experiência única em festivais de cinema nacionais, incluindo o Toronto International Film Festival.

A experiência inclui um encontro exclusivo com importantes membros da indústria cinematográfica e acesso VIP aos eventos mais importantes de cinema do Canadá. A correria por este prêmio já começou… até porque o consumidor terá o direito de incluir um amigo nesta experiência inesquecível.

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Que eu me lembre, aqui no Brasil a gente teve a Nova Schin usando a tecnologia QR Code. Houve mais alguma?

:: Via 2d Code

Dexter The Game

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Dexter The Game” para iPhone já está disponível no iTunes, aqui, antecipando e promovendo a 4a temporada que estréia no dia 27 de setembro, pelo menos nos Estados Unidos.

Fundamentado em 3D, o game recria a aventura do assassino favorito da América, só que com uma única diferença: a participação e o envolvimento do usuário.

O game: nele, o usuário ajuda Dexter a escolher suas vítimas salvaguardando sempre a sua identidade, analisa cenas dos crimes, descobre provas e usa táticas de ação e espionagem muito instigantes. Dependendo de pontuação, o usuário que tiver um desempenho mais desejável poderá participar das gravações da 5a temporada, e, ainda, ser convidado para almoçar com o escritor da série, Jeff Lindsay.

:: Mais detalhes e regras do jogo podem ser vistos em www.dexterthegame.com

Head | Radical Messenger

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Ontem aconteceu a final do US Open. E que final, hein?! O número 1 do mundo, Roger Federer, acabou sendo derrotado pelo nosso hermano argentino, Juan Martin Del Potro, de apenas 20 anos de idade, em uma zebra histórica. Mas zebra mesmo foi nas oitavas de final, em que o atual nº2 do ranking mundial, o americano Andy Murray, perdeu para o croata Marin Cilic, tendo que deixar o campeonato muito antes do que seus fãs esperavam.

Contudo, Andy Murray não perdeu o fôlego para protagonizar a mais nova campanha interativa feita para Head, marca de raquetes que patrocina ele e tantos outros tenistas famosos.

Com o objetivo de divulgar a nova raquete Head Youtek Radical Pro, a agência Aimaq & Stolle Berlin criou um divertido aplicativo online onde o usuário pode enviar mensagens de texto em uma bola de tênis virtual.

Quem manda a bola não é outro senão o próprio Andy Murray, e a intensidade da tacada pode ser controlada através da voz. Basta o usuário gritar no microfone de seu computador. Quanto mais alto for o berro, mais forte é a bola tacada pelo Murray “virtual”. Outra opção é pelo mouse.

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Este aplicativo está disponível em um microsite (radicalmessenger.head.com) ou no próprio Facebook (apps.facebook.com/radicalmessenger).

:: Dica enviada pelo Jan Lucas, Diretor de Criação da Aimaq & Stolle Berlin.

Timberland lança app para iPhone e BlackBerry

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Em parceria com as empresas Mullen e Ansible Mobile, a Timberland lançou o “Expedition Timberland“, um aplicativo móvel para iPhone e BlackBerry que busca auxiliar os executivos que adoram fugir da cidade grande e buscar refúgio em trilhas e aventuras ao ar livre. O aplicativo fornece detalhes de trilhas e dicas de locais para passeio em seis cidades americanas: Nova Iorque, Los Angeles, Boston, Chicago, Denver e Minneapolis.

Expedition Timberland” também inclui o game “Timber Trail” onde os usuários precisam ajudar um andarilho a escapar de obstáculos usando várias funcionalidades, e um gerador de playlist que inspira as pessoas quando forem andar e/ou correr pela cidade.

O aplicativo é gratuito e já está disponível na versão do iPhone, aqui. A versão do BlackBerry será lançada no dia 21 de setembro.

:: Via AdCritic

Campanha de cerveja 100% digital

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O avançado mercado digital sueco ferve como nunca. O país abriga respeitadas agências e produtoras online que dão suporte aos inúmeros clientes que buscam se infiltrar neste ambiente virtual com classe e relevância.

É o caso da cervejaria Spendrups, que decidiu desafiar sua agência, a Digitas, para desenvolver uma campanha 100% digital a fim de promover uma nova cerveja, mais segmentada – de nome quase impronunciável – Norrlands Guld Ljus. 

Segundo o blog Webbsverige, a cerveja é vendida inicialmente apenas em bares selecionados – bares que podem ser encontrados através de um mapa virtual, aqui.

Há também uma função de monitoramento onde o consumidor pode saber quando o pub mais próximo dele começou a vender a cerveja. Sem falar nas “tradicionais” ferramentas – iPhone e Facebook app, order section, uma área só com comerciais da marca e muito mais.

E, para finalizar, o site-campanha inclui uma seção exclusiva para os proprietários de bar.

Jack Daniel’s celebra 159 anos no FB e Twitter

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Quando uma marca decide comemorar seu aniversário na internet, ela consegue trazer o consumidor para mais perto dos momentos especiais proporcionados por ela, principalmente quando se utiliza as redes sociais.

Atenta a isso, a Jack Daniel’s também encontrou uma forma divertida de comemorar seu aniversário de 159 anos.

No Facebook, a marca de uísque criou um app que permite realizar brindes virtuais.

A nova ferramenta, batizada de “Give a Toast“, permite enviar bebidas virtuais a amigos ou familiares para assinalar qualquer ocasião que seja relevante.

No entanto, a aplicação só pode ser utilizada por membros do Facebook com mais de 21 anos.

Uma hashtag (#ToastJack) foi plantada para dar um gás na campanha de aniversário via Twitter.
A marca recorre ainda ao Google Maps para indicar a localização exata dos usuários do Twitter que estão trocando “brindes virtuais”.

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:: Via MarketWatch

Scooby-Doo Yourself

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Desde que campanha interativa Elf Yourself mobilizou milhares de pessoas, algumas marcas também se apropriaram do formato “faça você mesmo” na internet: Axe e Discovery Channel são algumas delas.

A última a se aproveitar dessa ferramenta interativa é a Cartoon Network.

Especialmente para comemorar os 40 anos de Scooby-Doo e promover um buzz em torno do lançamento do 3º filme da fraca série de longas do personagem mais medroso dos desenhos animados, foi lançado o Scooby-Doo Yourself.

O trailer de Scooby-Doo: The Mistery Begin você pode ver a seguir:

A estréia acontece dia 13 de setembro no Cartoon Network norte-americano, e o DVD será lançado nos EUA dia 22 de setembro. No Brasil, o longa deve chegar em DVD somente em novembro.

Vitaminwater | Flavorcreator Facebook app

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A água vitaminada VitaminWater é líder de mercado nos EUA, no segmento das águas funcionais e já foi introduzida em países como Austrália, Reino Unido, Portugal e Japão.

Investindo pesado em comunicação alternativa, a Vitaminwater está se voltando agora para os fãs no Facebook a fim de encontrar um novo sabor para suas águas vitaminadas.

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O “Flavorcreator” Facebook app foi lançado esta semana e vai até 20 de outubro.

Esta primeira fase, a empresa vai “escutar” as conversas no FB e no Twitter sobre quais os sabores mais almejados. Depois disso, a empresa vai diagnosticar quais as vitaminas e minerais os consumidores preferem, em um questionário integrado no FB. Finalmente, os fãs vão ser chamados para desenvolver um nome e o design da embalagem.

O novo sabor concebido graças ao crowdsourging será lançado em março de 2010.

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.:: Com fonte do Brandweek

Axe Music Star [realidade aumentada]

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A Unilever introduziu na Argentina uma nova fragrância de Axe chamada Axe Music Star. O que é realmente curioso na campanha promocional do produto é que a embalagem do novo desodorante se converte virtualmente em uma guitarra ou uma bateria em que os jovens podem utilizar como se os instrumentos fossem um joystiq e, assim, brincar e competir com seus amigos que também estão na frente do computador.

O uso da realidade aumentada para promover o novo produto é criação da Ponce Buenos Aires, que se complementa com um comercial de televisão [assista abaixo, logo após um vídeo demo da realidade aumentada].

:: Via DotPod

A batalha de DJ’s do McDonald’s

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O McDonald’s lançou nos Estados Unidos um concurso no qual os consumidores votam para eleger um dos três melhores DJ’s nacionais.

No concurso Flavor Battle cada DJ representa um sanduíche do McDonald’s: DJ Spinderella, especialista em hip-hop, representa o Big Mac, Bryan Michael Cox, um vencedor de Grammy, compositor e produtor de Atlanta, representa o Double Quarter Pounder with Cheese, e de Miami, o DJ Irie representa o mais recente hambúrguer do McDonald’s U.S.A., o Angus Third Pounder.

Os usuários eleitores que votam pelo site estarão automaticamente concorrendo a diversos prêmios.

Se tratado de McDonald’s, essa promo entra em sintonia com o espírito jovem da marca e consegue promover seus principais produtos de forma diferente e envolvente.

Adidas Mobile Tracker

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Acabei de ler sobre o Adidas Mobile Tracker, um aplicativo móvel feito especialmente para a Maratona de Londres, onde o espectador podia trackear (monitorar) seu amigo e/ou ídolo que participou da corrida. Os calçados dos atletas foram equipados com chips RFID e assim o sistema foi capaz de traçar o trajeto, a velocidade e o exato local onde o corredor estava. Então, as informações foram propagadas para o espectador via SMS e WAP site.
A idéia era simples, porém dá uma luz àqueles que pensam em ativação de mobile marketing de forma restrita.

Os espectadores ainda podiam enviar mensagens de incentivo e motivação de seus celulares aos corredores. As mensagens eram filtradas e submetidas em algumas telas eletrônicas espalhadas pelo percurso.

Air New Zeland usa o Twitpic para testar a popularidade de seus anúncios

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Usar o Twitter para fazer propaganda não é novidade. Agora, parece que a ferramenta também pode ser aproveitada para testar a popularidade da publicidade.

Explico.

Assim como a JetBlue e a Ryanair, a Air New Zeland é considerada uma das companhias aéreas mais arrojadas do mundo. Decidiu testar a popularidade e a efetividade de anúncios publicitários no Twitter. A empresa exibiu no Twitpic seis possíveis anúncios publicitários que poderão servir para promover o site Grab a Seat, que comercializa bilhetes a preços competitivos. Os anúncios seguiram com a seguinte mensagem: “Diga-nos o que pensa sobre estas propostas”.

Até agora foram mais de 2.500 visualizações e vários comentários sobre as peças.

Como disse o AdFreak, esta é uma maneira louvável para receber considerações importantes sobre a efetividade dos anúncios antes de se lançar amplamente.

Coca-Cola Zero | Facial Profiler

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Acesse o aplicativo Facial Profiler e descubra se existe alguém no Facebook parecido com você.

O Facial Profiler utiliza uma moderna tecnologia de reconhecimento facial, e com isso, rastreia por toda a rede social se há algum outro membro com um rosto semelhante ao seu.

Em meio a um ambiente lotado de aplicativos das mais diversas funcionalidades, ganha relevância aqueles que inovam e conseguem envolver os usuários a ponto de fazer com que eles repassem ao máximo de gente possível, aumentando e muito a expectativa de interações com aquele aplicativo. É o caso do premiado Whooper Sacrifice e até mesmo este da Coca-Cola Zero, ambos criados pela CP+B.

:: Dica do @dudex via @cpbgroup

Londres pede ajuda do público para a construção de sua nova identidade visual

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Uma tendência que se firmou com bastante intensidade de uns anos pra cá foi a da colaboração, a também chamada tendência do crowdsoursing. Empresas dos mais variados setores já foram atrás do talento criativo e analítico do grande público, afim de aperfeiçoar e/ou mudar algo que houvesse necessidade. E como não há limites em um mundo participativo, até mesmo cidades estão apostando no apoio vindo de seus residentes.

Londres deu início ao concurso que busca as melhores idéias enviadas pelo público para a construção de uma nova identidade visual da cidade, que passa por uma crise de branding.

Sugestões bem criativas e algumas irreverentes estão sendo enviadas pelo público, convidado através do Twitter e de um blog.

A idéia de criar uma competição foi levada pela prefeitura de Londres à MovingBrands, um escritório especializado em arquitetura de marca e design.

Um vídeo que mostra o dinamismo das rápidas mudanças enfrentadas pelo nosso mundo, foi criado pelos caras da MovingBrands, e você pode conferir na sequência.

Moving Brands/ Moving World from Moving Brands on Vimeo.

A publicidade não salva mais os veículos

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Não há como negar que os veículos de comunicação precisam buscar novos formatos publicitários, e, claro, de receita, para desafiar a constante perda de grana, devido à falta de interesse dos anunciantes e outras tantas razões.

Portais de conteúdo, principalmente os de veículos tradicionais como WSJ, The Economist, NYT, Estadão.com, entre outros, são os que mais sofrem com a nova realidade. São eles que precisam provar que investir em internet é uma forma rentável, já que a audiência toda está migrando (ou já migrou) para esse ambiente.

Para complicar ainda mais, as velhas formas de publicidade não são validas no novo cenário. Não adianta simplesmente migrar de plataforma.

Como o leitor – cada vez mais desconfiado e impaciente – já não quer ser interrompido, os portais de conteúdo sofrem para encontrar a poção mágica que tornará seus veículos rentáveis e altamente sustentáveis.

No último dia do Digital Age 2.0, o co-fundador do YouTube, Chad Hurley, afirmou  que “conteúdos diferentes exigem formatos publicitários diferentes”, implicando que o grande lance é diversificar as formas de rentabilizar o seu conteúdo, e não se prender a um único formato ou a uma única plataforma. Uma colocação tão reflexiva quanto a frase: “The best advertising is not advertising“, dita pelo fundador da agência AKQA, Ajaz Ahmed.

Mas e aí?

Além de buscar outras formas não-publicitárias para reverter a situação, como cobrar por conteúdo específico ou pacotes de acesso diferenciado (Premium, por exemplo), os veículos já não podem focar apenas em formatos de publicidade tradicional como nós a conhecemos. Publicidade com cara de publicidade já não é mais a bola da vez. O que se deve é buscar maneiras de inserir o anunciante dentro do conteúdo, de forma relevante, sem que ele seja taxado de impróprio e intrusivo. Uma tafera difícil, isso sim. Mas que deve ser considerada desde sempre.

Converse Scenes

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Para quem acompanha o blog, sabe que eu já falei algumas vezes (aqui e aqui) sobre o posicionamento da Converse.

Totalmente conectada aos seus consumidores mais jovens, a marca sempre cria iniciativas ligadas à arte, à música e ao entretenimento em geral.

Em seu novo site, criado pela sueca Perfect Fools, podem ser vistas várias fotos de festivais, concertos e eventos por toda a Europa. Ao som de bandas mais independentes, a navegação pelo site proporciona uma boa interatividade, e os visitantes podem fazer upload de suas fotografias, bem como procurar imagens deste grande mural virtual através de uma filtragem por localização, tribos comportamentais e modelos de calçados da Converse. Vale a visita ;-)

:: http://converse-eu.com/

“A Parent is Born”, a websérie da Pampers

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Todo mundo já sabe que o Branded Content é uma poderosa arma de comunicação, que se utiliza de vários formatos, quer seja TV, rádio, eventos e internet, com a ambição de dar às marcas a oportunidade de promoverem sua identidade, seus produtos e serviços de modo direcionado e sempre aliando conteúdo pertinente ao entretenimento.

Lá nos EUA, a Pampers lançou uma websérie de 12 episódios. A história se passa nos dias de hoje, e conta detalhes de um dos processos mais nostálgicos da vida de um casal: os preparativos para o nascimento do primeiro bebê.

A Pampers disse que a websérie, hospedada em (http://www.pampers.com), não é um branded video, nem mesmo utiliza product placement. O que é, então? De acordo com Patrick Kraus, diretor de marketing da Pampers, a marca está se promovendo também como uma plataforma de conteúdo. Ok, só mais uma filosofia corporativa, mas que não deixa de ser Branded Content.

Mazda mescla R.A. com QR Code e GPS

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Realidade aumentada para simplesmente salientar na tela do computador ou do celular do usuário algo que se refere ao conteúdo de uma campanha, já virou feijão com arroz. O que as agências e os anunciantes estão tentando, é não deixar a tecnologia cair no comum e perder o encanto, tendo a difícil tarefa de adaptá-la de forma criativa e original.

No Reino Unido, a JWT acabou de lançar uma campanha hi-tech para a Mazda, que utiliza a plataforma Layar de Realidade Aumentada Móvel, para fornecer aos usuários de smartphone o caminho para encontrar a concessionária mais próxima. O melhor desse desse serviço é que ele integra um sistema de GPS do Google, o que facilita na hora de rastrear e apontar os locais desejados.

A Layar é uma plataforma disponível para celulares que utilizam o sistema operacional Android, do Google.

Neste caso, o usuário tem que tirar uma foto com seu smartphone de um código bi-dimensional (QR Code) encontrado em revistas britânicas especializadas, para se conectar com os revendedores.

Após registrar a imagem gravada do código, o aplicativo é habilitado, mostrando todas as concessionárias da Mazda disponíveis nas imediações.

Dez mil aplicativos como esse já foram baixados em menos de 2 dias. Veja o vídeo demo:

:: Via WPP e TechCrunch UK

British Airways comercializa publicidade em bilhetes

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A crise na aviação prejudicou muitas companhias aéreas. Algumas delas instituíram idéias mirabolantes para suprir a queda no faturamento, como é o caso da low cost Ryan Air, que apresentou os polêmicos projetos de cobrar pelo uso de banheiros dentro do avião e a instalação de uma infra estrutura que permite fazer com que os passageiros fiquem de pé durante o vôo.

Outra alternativa que se torna mais viável para contornar a crise, é a velha e boa publicidade. A britânica British Airways, por exemplo, que obteve um prejuízo enorme, decidiu comercializar espaços publicitários em bilhetes de avião. Uma ótima idéia, por sinal, levando em conta que só no ano passado a companhia vendeu 12 milhões de bilhetes.

E por falar em buscar alternativas na publicidade, a British ainda abriu espaço para anunciantes em seu site de reservas, assim como também fez a incansável Ryan Air. A boa notícia é que já tem uma famosa montadora britânica anunciando no site da British.

:: Dica enviada pela Milena Melo, editora do WeFind.

Água de graça em troca de publicidade

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Olha mais um bom exemplo de senso de oportunidade.

Garrafas de água gelada estão sendo entregues aos londrinos, sem custo algum. A idéia é da empresa Soak Media, de Londres, que, em troca, vende espaço publicitário para empresas deixarem suas marcas adesivadas nas embalagens das garrafinhas. Um excelente senso de oportunidade, tendo em vista o forte calor que incomoda os europeus.

De acordo com uma pesquisa realizada em Londres, a venda de águas engarrafadas aumentou 20% neste verão.

O melhor da história é que a grana recebida dos anunciantes será revertida em investimentos feitos para órgãos de caridade.

Abaixo, você vê o vídeo-case deste generoso sampling:

:: Via Springwise

:: Veja também: “Free Paper Cups