O Sr. Carlos Merigo, apaixonado corinthiano, já publicou aqui pelo B#9várias peças de oportunidade da Nike para comemorar vitórias to Timão. Hoje mostrou que está junto com a torcida também nas derrotas neste anúncio impresso que você vê abaixo e que provavelmente marcará minha expulsão deste renomado site.
Usando depoimentos reais de pessoas no Twitter, a Cadbury veiculou um anúncio de página inteira no USA Today para promover o novo Trident Layers.
São 10 tuitadas reais (não patrocinadas) encontradas pela equipe da marca através do Twitter Search. Os autores foram contatados pela Trident, que autorizaram o uso de suas opiniões, e o próprio Twitter foi consultado, tudo para evitar a fadiga do departamento jurídico no futuro.
O anúncio assina com o perfil do próprio produto, @tridentlayers, com alguém (o estagiário?) que está se dando ao trabalho de responder cada um dos replies elogiosos.
Depois da “Assassination Experience” no Twitter, a Ubisoft revela a campanha de TV e mídia impressa para promover o lançamento do aguardado “Assassin’s Creed II”.
A ideia é básica: mostrar os olhos da morte, vítimas do silencioso Ezio. Os não-gamers podem achar violento, mas joga “Assassin’s Creed” pra ver se esses caras não merecem.
A criação é da Cutwater, com produção da Anonymous Content.
Um anúncio impresso para o lançamento das linhas Axe Day e Axe Night, no Uruguai, aparecia incompleto. Esse era o começo para o que o Gizmodo chamou de melhor uso de SMS na publicidade até hoje.
A peça diz: “Para completar esse anúncio, envie a mensagem AXE para 2345 depois das 21h.”
Momentos depois, o usuário recebe uma mensagem multimídia no celular contendo o restante da imagem. A criação é da agência Lowe Ginkgo, de Montevidéu.
Além da integração de mídias e inovação tecnológica, a campanha de Barack Obama teve uma outra característica essencial: o design no estado da arte, como nenhum outro candidato político tinha feito. Mais do que um simples logo, foi uma maneira de reunir as multíplas vozes americanas em uma linguagem visual.
“Designing Obama” é um livro de 360 páginas que vem do traballho de Scott Thomas, o designer chefe da campanha de Obama, em conjunto com as dezenas de artistas e diretores de arte que colaboraram no projeto.
A obra, que explora os conceitos e processo criativo da identidade visual, não tem editora, e por isso espera contar com o apoio das pessoas para imprimir a primeira edição. “Designing Obama” utiliza a plataforma KickStarter, para levantar fundos para o projeto. Quem colaborar com US$ 10, recebe uma cópia digital do livro, US$ 50 uma cópia impressa com luva, US$ 100 uma edição especial com luva prateada e o seu nome impresso, e US$ 150 uma cópia com luva dourada e seu nome impresso.
A proposta é arrecadar 65 mil dólares até o dia 4 de novembro. Caso contrário, nada será cobrado dos interessados e o livro não será impresso. Com um baita trabalho histórico desses, duvido que isso aconteça. Se você quiser doar e garantir a sua cópia de “Designing Obama”, acesse o site designing-obama.com ou diretamente a página no KickStarter.
O pessoal da The Denver Egotist resumiu a polêmica toda, e eu vou aproveitar do mesmo expediente para explicar o que está acontecendo com o anúncio da WWF criado pela DM9, ou DDB Brasil se preferir, considerado desrespeitoso pela opinião pública (norte-americana).
Premiado com Merit no OneShow deste ano, somente há alguns dias virou assunto na internet a peça impressa abaixo, em que a WWF diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas do que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O anúncio mostra dezenas de aviões indo em direção a Manhattan e colisão iminente.
É a conhecida tática de usar uma tragédia para dizer que a outra tragédia merece mais a nossa atenção. Isso já foi feito dezenas de vezes na propaganda, mas é claro, mexer com o 11 de setembro é inadmissível para os primos ricos do norte.
Com a polêmica instalada, a WWF condenou a peça e disse que jamais viu e aprovou a criação. A DM9 distribuiu nota declarando que “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”.
A mídia também se voltou contra o One Club, por ter premiado a peça, e em declaração ao NY Daily News, a DDB Brasil usou a velha saída de “os responsáveis pelo anúncio já não trabalham mais na agência”.
Mesmo com a grande cobertura de jornais e emissoras de TV dos EUA sobre o assunto, o golpe mais veemente veio do apresentador Keith Olbermann da MSNBC. No programa “Countdown”, ele coloca a equipe da DDB Brasil na lista das piores pessoas do mundo, e finaliza dizendo que espera, francamente, que o CEO da agência “morra de fome nas ruas”.
Viu crianças, um dia, aquele anúncio-fantasma da sua pasta pode se voltar contra você. O The Dog & Pony Show diz como poderemos acabar com as peças fake para sempre.
Em mais um daqueles casos de “eu fiz primeiro!”, a Pepsi vai veicular um anúncio impresso com vídeo na edição de setembro da revista Entertainment Weekly. Em uma tela do tamanho da de um celular, serão exibidos clipes de séries da CBS, já que a Pepsi é a patrocinadora do horário nobre das segundas-feiras na emissora.
Quando abrir a página do anúncio na revista, o leitor verá um vídeo de introdução, com os atores de “The Big Bang Theory”, explicando como interagir com a peça. São cinco diferentes botões, que trazem clipes das séries “How I Met Your Mother,”“Two and a Half Men,” além de trailers de novas produções da CBS e, claro, um comercial da Pepsi.
Apenas os assinantes de Los Angeles e Nova York da Entertainment Weekly é que receberão a revista especial. Segundo a Americhip, fabricante do hardware utilizado no anúncio, o chip pode comportar até 40 minutos de vídeo. É a mesma tecnologia rudimentar aplicada naqueles cartões musicais de aniversário.
Apesar da “evolução” frente ao GIF animado da Esquire, obviamente não é nada parecido com aqueles jornais e revistas eletrônicas, que se atualizam em tempo real, que vimos em filmes como “Minority Report” e “Filhos da Esperança”. Mas o que importa mesmo para a Pepsi é poder dizer: “o primeiro anúncio de revista com vídeo do mundo”.
A notícia que rola é que essa campanha de Wrangler, criada pela agência francesa Fred & Farid, é que vai levar o Grand Prix de Press. Como os boatos em Cannes Lions quase sempre se confirmam, acho que nem vou precisar fazer uma correção desse post.
Uma pena, já que quando vi essas peças no ano passado, não postei aqui no blog por achar que não mereciam. Portanto, essa campanha ganhar um GP em Cannes soa bizarro pra mim. Melhor que a brilhante criação para Alka-Seltzer? Acho que não.
O boato ainda diz que o Brasil levou 6 Leões em Press, 3 de Ouro e 3 de Bronze. Vi no CCSP e M&M.
Essa ótima campanha impressa já tem uns dois anos, criada pela agência belga LG&F para uma rede de óticas chamada Oogmerk, e vale o registro aqui no blog.
A idéia é simples e clara: “Get the respect you deserve”, ou seja, use óculos que as pessoas vão lhe enxergar de um outro jeito.
Quem pensa que a Obama-mania já passou, se engana. Ainda veremos muito ser falado, discutido, lançado e “marketeado” em torno do presidente dos Estados Unidos.
A HP também pegou sua carona, e em parceria com o escritor Rick Smolan lançou o livro “The Obama Time Capsule”. A publicação vai contar a trajetória de Obama, incluindo seus primeiros 100 dias de mandato.
Acontece que, como não podia ser diferente por envolver uma empresa de tecnologia, não é um livro qualquer. A HP oferece diversas possibilidades de customização, como inserir o seu nome na capa, na contra-capa e no convite da posse, além de uma dedicatória personalizada e sua foto na página de colaboradores.
“The Obama Time Capsule” é uma exclusividade da Amazon, que dá 3 semanas de prazo de entrega. Para os chatos, também existe a opção de comprar sem personalização.
Campanha impressa cartunesca e esperta criada pela Wirz/BBDO da Suiça, para promover a Travel Book Shop, livraria especializada em publicações sobre viagens e lugares.
A edição 2009 do FIAP, Festival Iberoamericano de Publicidade, termina hoje em Buenos Aires, distribuindo prêmios para diversas categorias mas com quase nenhum Grand Prix. Em Filme mesmo só teve ouro, o jurí considerou que nenhuma peça foi merecedora do prêmio máximo.
Já em Gráfica, o GP foi para a campanha “Los Chicos Dicen”, criada pela Del Campo Nazca S&S para o Hospital Alemán. As peças divulgam um plano de saúde infantil, mostrando o que os pais mandam e o que as crianças fazem.
É uma campanha que se assemelha a proposta das famosas “Bandeiras” da FCB Portugal, que levou tudo em 2005, mas convenhamos que essa estética não era novidade nem naquela época.
Esse domingo foi dia de final de diversos campeonatos estaduais. Porém, um me interessa em particular, como você caro leitor já deve saber.
Sendo assim, confira abaixo dois anúncios da Nike para comemorar o 26° título paulista do Corinthians. O primeiro é mais provocativo, será que os santistas vão reclamar? Não importa, nessa hora só resta uma palavra: invicto.
Na África, se você tem um corte de cabelo com o seu nome, você é um sucesso. É comum ver nas fachadas das barbearias estilos nomeados como “The Obama”, “The Oprah”, “The Ashton Kutcher vs. CNN” (esse último é mentira), etc.
Inspirada por isso e utilizando o estilo bem característico da arte gráfica desses painéis, a Adidas lançou uma campanha para celebrar a Copa das Confederações 2009, o esquenta-oficial da Copa da Mundo. É a primeira vez que a disputa acontecerá em solo africano, assim como a própria Copa.
Em uma série de impressos e outdoors, Gerrard, Messi, Kaka e Pienaar ganharam cortes de cabelo com os seus nomes, e pinturas baseadas em suas habilidades.
Kopanya é o nome dado a bola oficial da Copa das Confederações pela Adidas. A criação é da TBWA\Hunt\Lascaris, da África do Sul.
A PepsiCo parece cada vez mais querer dar uma aura de Nike para o seu Gatorade. Superação no esporte e na vida, garra, performance, pessoas “comuns” que podem ser atletas, atletas que também são pessoas “comuns” e aquilo tudo o que você já conhece.
A nova campanha de Gatorade quer celebrar justamente o atleta de todo dia, misturando esporte com crise econômica. Além de anúncios impressos, o comercial mostra dois Kevin’s, um lutando dentro das quadras e outro que encontrou na atividade física uma maneira de fugir dos problemas.
Kevin Garnett, jogador do Boston Celtics, e Kevin Crowe, que perdeu o emprego duas vezes em menos de um ano, contam sobre os desafios que enfrentam no esporte e no dia-a-dia.
Outros dois filmes da campanha irão ao ar ainda em março, estrelados por Eli Manningm jogador da NFL, e Eli Cotton, um atleta que precisa enfrentar a asma para praticar esporte, e outro pela tenista Serena Williams e Serena Cuevas, uma dançarina que voltou a treinar depois de sofrer um acidente de carro.
Saudade de campanhas impressas aqui no blog? Hoje, depois de um bom tempo, vi mais uma que merece ser publicada.
Criada pela DDB de Milão para a Loctite Super Attak, que nós aqui conhecemos como Super Bonder. Parte de uma premissa até básica para um produto do tipo, mas mostrada de uma forma mais sensível e emocional.
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