Depois do Bluetooth Alert da Hipoglós, aqui está uma versão mais bem acabada da mesma ideia. Um dispositivo + aplicativo da Huggies que avisa quando a fralda do bebê precisa ser trocada.
O sensor monitora a umidade da fralda, enviando uma mensagem para o smartphone dos pais quando é hora de trocar. Através do app ainda é possível monitorar a quantidade fraldas usadas no dia, além de comprar online.
O site da campanha – huggiestweetpee.com.br – não diz como é possível adquirir o produto, se é que ele será lançado no mercado. No videocase ficou bacana.
A naturalidade das crianças com a tecnologia é tema de debate. Quem já nasceu num mundo dominado por computadores, internet, iPods, iPhones, iPads e TV’s em alta definição, sequer pode imaginar a vida diferente disso.
Essa mudança comportamental – em que crianças se relacionam com a tecnologia mais facilmente que seus pais – gerou um mercado criativo a parte. Além de antigas empresas de brinquedos que adicionaram interação aos seus produtos, surgiram dezenas de novas marcas focadas em criar entretenimento digital para os pequenos.
Eu sou fã da Toca Boca, por exemplo, uma startup sueca que já lançou vários aplicativos para iOS que são brinquedos virtuais em diferentes formas. Além do design singular, os apps da empresa ajudam a estimular a imaginação e a interação entre pais e filhos.
Existem diversos outros casos do tipo, que na minha opinião tem benefícios claros para o desenvolvimento infantil. Porém, não se pode exagerar. Não dá para transformar iPhones e iPads em babás digitais, substituindo assim os relacionamentos sociais e as atividades físicas.
Essas aplicativos devem ser ferramentas para auxiliar no aprendizado e a desenvolver a criatividade, mas sempre contando com a atenção e cuidado dos pais. Ando pensando muito nisso, de quando é a hora certa de entregar um gadget na mão de uma criança, mas conclui que o mais legal é poder usá-los como mais uma maneira de estar presente, e jamais deixar de lado as atividades de carne e osso.
Comecei falando tudo isso porque hoje vi o novo app lançado pela Pampers, muito bem feito por sinal, e que me lembrou as criações da Toca Boca. Segundo o release é “o primeiro lançado por uma marca no país que terá o bebê como principal usuário”.
Criado para divulgar a linha de fraldas Premium Care, o aplicativo traz 6 jogos que, além de entreter os bebês, são contextualizados através de características do produto.
Tem para iOS e Android, e o download é grátis. A criação é da F/Nazca, com produção da DoubleLeft.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.