Artista moderniza personagens de “A Histo?ria Sem Fim”

Dos filmes de minha infância, “A Histo?ria sem Fim” é de longe um dos grandes favoritos. E provavelmente não estou sozinha nesta afirmação. O incrível mundo criado originalmente por Michael Ende, habitado por criaturas mais fantásticas ainda, chegou aos cinemas em 1984. E, apesar de quase 30 anos terem se passado, a aventura vivida por Bastian, Atreyu, Falkor, Come-Pedra e todos os habitantes de Fantasia continua atual.

Isso não, significa, entretanto, que a arte conceitual não poderia ser, digamos, modernizada um pouquinho. Foi o que fez o artista especializado em video-games Nicolas Francoeur, que criou uma série de ilustrações mostrando como seriam os personagens se A História sem Fim fosse filmada nos dias de hoje.

É possível notar que a escuridão do Nada é predominante nestas ilustrações, o que faz a gente pensar se uma refilmagem também adotaria este ponto de vista. De qualquer maneira, vale o registro, especialmente para quem é fã.

fim1 fim2 fim6 fim4 fim3 fim5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Clássicos da literatura dão o tom em campanha de Natal da Marks & Spencer

Em ritmo de superprodução, a rede Marks & Spencer lançou esta semana sua campanha para o Natal 2013. Inspirado por grandes clássicos da literatura – Alice no País das Maravilhas, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa e O Mágico de Oz -, o filme estrelado por Rosie Huntington-Whiteley, David Gandy e Helena Bonham Carter é daqueles que enchem os olhos, tamanho o bom gosto da direção de arte e o esmero da produção.

A trama começa com Rosie Huntington-Whiteley perseguindo seu cachorro e caindo em um buraco, que a transporta diretamente para o mundo de Alice. Conforme a história segue, sugestões de produtos são inseridos de maneira natural e discreta na trama, enquanto o elenco assume diferentes personagens. Destaque, claro, para o Mágico de Oz de Helena Bonham Carter elogiando os sapatos de Rosie-Dorothy.

A criação é da RKCR/Y&R, com direção de Johan Renck (Black Label Productions).

Abaixo, o making of da campanha.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chupa Chups ajuda você a criar uma fantasia para o Halloween

Se você tem uma festa de Halloween para ir hoje à noite e não faz ideia de qual fantasia usar, quem sabe o Chupa Chups Costumator pode ajudar você. Criado pela BBH de Cingapura, o site tem uma mecânica simples e ligeiramente viciante. Basicamente, você faz o upload de uma foto – que pode ser de qualquer um de seus álbuns do Facebook ou ainda feita na hora, pela webcam -, clica na alavanca vermelha e pronto.

A fantasia é dividida em três partes e, conforme você vai ficando satisfeito com o resultado, pode fechar os cadeados para travar a cabeça, membros superiores e inferiores. A ideia é usar alguns personagens tradicionais para criar algo novo, divertido ou simplesmente maluco.

chups2

Para quem quiser encarar alguns breves momentos de terror, a BBH também criou para Chupa Chups um comercial que mostra uma sequência de monstrinhos e o que fazer para acalmá-l0s. Pode até ser politicamente incorreto, mas todo mundo sabe lá no fundo que a técnica funciona.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 98 – New Weird

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe os convidados Jacques Barcia e Fábio Fernandes para bater um papo sobre o New Weird, um subgênero literário que revisa alguns princípios da literatura clássica de fantasia, ficção científica e horror. Buscando novas abordagens da tradição “Weird”, iniciada por autores como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, além da influência de Jorge Luis Borges, o “New Weird” busca experimentações literárias que exploram o tema de modificação de corpos, criação de mundos sombrios e conflitos sociais entre humanos e outras raças – tudo isso tratado com um cuidadoso apuramento estético do texto. Sendo ainda pouco conhecido no Brasil, aproveitamos para falar como o New Weird começou, quais são os grandes nomes e quem tem experimentado o estilo no Brasil, além de tratarmos também dos possíveis problemas de tradução e mercado editorial de fantasia no Brasil.

SORTEIO: comente neste episódio e concorra a uma cópia do livro “Alquimia da Pedra”, de Ekaterina Sedia, da editora Tarja.

>> 0h14min33seg Pauta principal
>> 1h52min51seg Música de encerramento: “Syndrome”, da banda Deathstars

Arte da episódio por Brads | Fan Page

Links eventos
AntiCast no SMW
Ivan no Papo Lendário sobre Psicologia e Mitologia
Lançamento Leaf #4 – evento “Tutoria”, dia 28.09 e 05.10
Prêmio BRIO
INFOLIDE
DiaTipo

Links relacionados ao programa
Papo na Estante 18 – New Weird
Editora Tarja
Livros do Fábio Fernandes (próprios e traduções)
Conto “Salvaging Gods” – Jacques Barcia
Conto “To Dive Into a Godling, Where Life Begins” – Jacques Barcia
Livros Cirilo Lemos
Livros Jim Anotsu

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Caverna das Letras #02 – “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves”, de Joca Terron

Ivan Mizanzuk fala sobre o novo livro de Joca Terron, “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves”, lançado pela editora Companhia das Letras. Com uma narrativa que mistura elementos fantásticos e de suspense, em torno de uma aura policial, a obra é um presente para leitores adultos ansiosos por uma boa história que flerta com a fantasia urbana.

Também neste programa: anunciamos o vencedor da promoção lançada no Caverna das Letras #01 e começamos uma nova, valendo uma cópia de “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves”.

Links para compra
A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves
Do Fundo do Poço se vê a Lua
Não Há Nada Lá
Guia de Ruas Sem Saída
Sonho Interrompido por Guilhotina

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fanta, patrocinadora oficial da fantasia

As princesas de hoje em dia não são mais como antigamente. Hoje em dia elas não esperam mais serem salvas, mas vão ao campo de batalha. Principalmente se o seu reino está sob o ataque de um robô maligno, e é preciso defendê-lo com a ajuda de todos os seus amigos. Com a assinatura “O patrocinador oficial da FANTAsia”, Fanta mergulha no imaginário infantil com a ajuda da Jung von Matt/Neue Elbe.

É o tipo de filme que vale a pena assistir mais de uma vez, para descobrir algum detalhe que passou despercebido na última vez. O cuidado na escolha de cada um dos personagens, a ação que cabe a cada um deles e o seu papel na fértil imaginação das crianças. Tudo criado digitalmente.

Feito para o mercado alemão, este comercial tem tudo para agradar crianças e adultos. Afinal, quem nunca teve de defender seu reino de algum vilão cruel, e foi salvo no último segundo?

fanta3 fanta fanta2 fanta1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie