Artista moderniza personagens de “A Histo?ria Sem Fim”

Dos filmes de minha infância, “A Histo?ria sem Fim” é de longe um dos grandes favoritos. E provavelmente não estou sozinha nesta afirmação. O incrível mundo criado originalmente por Michael Ende, habitado por criaturas mais fantásticas ainda, chegou aos cinemas em 1984. E, apesar de quase 30 anos terem se passado, a aventura vivida por Bastian, Atreyu, Falkor, Come-Pedra e todos os habitantes de Fantasia continua atual.

Isso não, significa, entretanto, que a arte conceitual não poderia ser, digamos, modernizada um pouquinho. Foi o que fez o artista especializado em video-games Nicolas Francoeur, que criou uma série de ilustrações mostrando como seriam os personagens se A História sem Fim fosse filmada nos dias de hoje.

É possível notar que a escuridão do Nada é predominante nestas ilustrações, o que faz a gente pensar se uma refilmagem também adotaria este ponto de vista. De qualquer maneira, vale o registro, especialmente para quem é fã.

fim1 fim2 fim6 fim4 fim3 fim5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Benoit Jammes revive a arte das fitas cassetes

“Fazer uma boa compilação em fita é uma arte muito sutil. Muitos “faça” e “não faça”. Antes de mais nada, você está usando a poesia de outra pessoa para expressar como você se sente. Isso é algo delicado”.

A frase acima de Rob Gordon, o dono de uma loja de discos e aficionado por música personagem do livro/filme Alta Fidelidade, de Nick Hornby. E, realmente, gravar uma fita para alguém costumava ser uma arte, que meio que acabou esquecida no tempo. Foi ao encontrar algumas caixas de fita em casa, que o designer gráfico francês Benoit Jammes resolveu dar mais uma chance para que as fitas cassetes pudessem voltar a ser arte na série [o-o].

E se antes esta arte era expressa via áudio, agora ela é visual. Todas as obras deste projeto foram feitas com peças de fitas cassete, que foram cortadas, esculpidas e pintadas de acordo com a proposta do artista.

É interessante perceber que os trabalhos – que podem ser tanto vistos no site de Benoit como no Flickr – fazem constantes alusões a personagens dos anos 1980/1990, mas também à vida x morte. Segundo o próprio artista, isso aconteceu porque ele tinha em mente o conceito de “segunda chance” na vida, o que ele acredita que conseguiu oferecer às fitas.

É um trabalho divertido, pop ao extremo, que consegue conservar a inocência daquela época. Simples assim.

jammes1 jammes3 jammes4 jammes7 jammes8 jammes9 jammes2 jammes5 jammes6

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie