Anistia Internacional usa velas na luta pela liberdade

A Anistia Internacional costuma lançar campanhas fortes e contundentes em nome da defesa dos direitos humanos, e a recente Freedom Candles não é diferente. Com design de Mark LandwehrSven Waschk, da Coarse, as “velas da liberdade” estão disponíveis para leilão no Ebay até o próximo domingo. Mais do que arrecadar fundos para a entidade, o objetivo da campanha criada pela Ogilvy & Mather de Londres é conscientizar as pessoas sobre como o ativismo pode fazer a diferença.

As velas são feitas de parafina, mas depois que terminam de queimar, revelam uma outra figura, em bronze, mostrando as mudanças resultantes do envolvimento das pessoas.

Entre as lutas retratadas estão um prisioneiro político sendo torturado e, depois, reunido a seu filho, uma escrava sexual que depois se torna livre para fazer suas próprias escolhas, entre outras. São 30 modelos diferentes, cada um deles com uma história diferente.

vela
vela1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anistia Internacional lança a campanha Meu Corpo, Meus Direitos

Todos nós temos o direito de conhecer e aprender sobre nossos corpos, saúde sexual e relacionamentos. Temos o direito de decidir se e quando teremos filhos, de escolher nossos parceiros. Todos nós temos o direito de ficarmos livres do estupro e da violência sexual. Cada um destes direitos deveria ser assegurado a todo e qualquer ser humano no mundo, mas infelizmente a realidade é diferente. É por isso que campanhas como My Body My Rights, da Anistia Internacional, são sempre bem-vindas.

São quatro filmes que abordam diferentes direitos relacionados à saúde, corpo e vida sexual, sem que uma única palavra precise ser dita. Tudo que precisa ser falado é expresso nas pinturas corporais criadas pela artista japonesa Hikaru Cho.



Além dos filmes acima, é possível conhecer um pouco mais deste projeto no making of abaixo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anistia Internacional cria Tweet Censurado

Para incentivar a discussão sobre censura e ativismo online, a Anistia Internacional – que volta a ter escritório no Brasil após dez anos de ausência – lançou uma ferramenta que simula a proibição de tweets na timeline do Twitter.

É um mecanismo simples que transforma caracteres em tarjas pretas, com um link no final que leva para a mensagem completa e promove o conceito: “Em muitos países, é isso que acontece com quem tenta se expressar”.

Experimente: tweetcensurado.com.br

A criação é da DM9Rio.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Anistia Internacional: Silêncio

Nada de imagens de violência contra o ser humano. Nada de trilha sonora sufocante. É a sensação do nada, do vazio e da ausência provocados pelo silêncio que tornam este comercial tão cortante. Tudo o que se tem é uma tela escura e o som da voz de um prisioneiro relatando sua experiência no cárcere, quando a dor serve para lembrá-lo de que ainda está vivo, mas o silêncio é capaz de convencê-lo de que está morto.

Criado pelo CCCP da Holanda, Silence é mais um esforço da Anistia Internacional para conscientizar o mundo sobre os horrores da tortura. silencio

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Anistia Internacional: Nada justifica a tortura

Com perspectiva em primeira pessoa, a Anistia Internacional tenta transmitir a sensação de ser torturado nesse comercial.

Não é algo que me pareça sequer perto da realidade, mas a mensagem é válida ao dizer que “nada justifica a tortura”.

Jack Bauer não concordaria com o conceito, mas aí a CTU inventou uma injeção milagrosa para fazer os suspeitos falarem.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Anistia Internacional: Um mapa de “Call Of Duty: MW3? para salvar vidas

É uma ótima ideia, mas, pelo menos por enquanto, é apenas uma ideia. Nada que a Activision e a Anistia Internacional tenha resolvido fazer.

Um mapa de “Call Of Duty: MW3″ em que o objetivo é resgatar presos em uma missão pró-direitos humanos. O mod custaria dinheiro, que seria revertido para a Anistia Internacional.

Na criação da agência Strange Day de Amsterdam, você pode até salvar as vítimas, mas vai precisar matar uma galera pra isso. No final, não acaba fazendo tanto sentido para o que uma organização como Anistia defende.

De qualquer maneira, o que importa é encarar esse conceito com uma forma realmente inovadora de se fazer in-game advertising. Nada de banners e placas jogadas aleatoriamente em um cenário digital.

Uma ideia parecida já tinha rolado recentemente, mas usando “Battlefield 3″ como plataforma.

/via Denver Egotist

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Anistia Internacional lança Tyrannybook

Tyrannybook

Parodiando o Facebook, a Anistia Internacional criou o Tyrannybook, uma rede social dedicada a vigilância dos líderes mundiais que mais atentam contra os Direitos Humanos na atualidade.

Quem seguir o perfil de algum desses tiranos, poderá acompanhar as atualizações de suas ações, que serão fornecidas pela própria Anistia ou através da colaboração dos usuários.

Como outras redes sociais, a proposta é tornar o site uma ferramenta permanente, que cresce com a participação das pessoas. Isso se o Facebook não reclamar, é claro. A criação é da Leo Burnett Iberia.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie