Votar pela primeira vez pode ser uma aventura inesquecível

Para muitos jovens, só de pensar em ir até uma seção eleitoral, esperar na fila e votar pode parecer entediante, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. Para solucionar este desafio, o Parlamento Europeu botou na rua uma campanha criada pela Ogilvy & Mather da Bélgica, lembrando que tudo pode acontecer na primeira vez de alguém nas urnas, e que todos deveriam tentar descobrir o que seria.

É claro que não é um dos argumentos mais convincentes que existe, mas essa história toda vem acompanhada por uma filme em ritmo de videoclipe produzido pela Czar, que mandou muito bem na história de um cara que vive uma aventura inesquecível – claro que ele só se dá mal, mas a gente fica esperando pelo que vai acontecer em seguida, apesar de o começo ser bem paradão.

A assinatura também é bacana – Act. React. Impact -, lembrando que por meio do voto é possível agir, reagir e criar impacto. Será que no Brasil isso daria certo?

voto

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estudantes da Universidade de Tóquio vão muito mais longe

Formada pela Universidade de Tóquio em 1993, Naoko Yamazaki foi a segunda mulher do Japão a ir ao espaço. Ela conta sua história em Explorer, filme que divulga a instituição de ensino mostrando que seus alunos vão muito mais longe.

Com criação da Ogilvy & Mather do Japão, Naoko narra sua jornada desde os tempos de estudante até o momento em que retornou a Terra, após sua experiência espacial, contando suas descobertas e experiências.

O resultado, com certeza, ficou muito melhor do que aqueles tradicionais comerciais de universidades que costumamos ver por aí. A produção é da Aoi.

toquio

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anistia Internacional usa velas na luta pela liberdade

A Anistia Internacional costuma lançar campanhas fortes e contundentes em nome da defesa dos direitos humanos, e a recente Freedom Candles não é diferente. Com design de Mark LandwehrSven Waschk, da Coarse, as “velas da liberdade” estão disponíveis para leilão no Ebay até o próximo domingo. Mais do que arrecadar fundos para a entidade, o objetivo da campanha criada pela Ogilvy & Mather de Londres é conscientizar as pessoas sobre como o ativismo pode fazer a diferença.

As velas são feitas de parafina, mas depois que terminam de queimar, revelam uma outra figura, em bronze, mostrando as mudanças resultantes do envolvimento das pessoas.

Entre as lutas retratadas estão um prisioneiro político sendo torturado e, depois, reunido a seu filho, uma escrava sexual que depois se torna livre para fazer suas próprias escolhas, entre outras. São 30 modelos diferentes, cada um deles com uma história diferente.

vela
vela1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Comercial de seguradora incentiva pessoas a acreditarem no bem

Tem alguns comerciais que a gente assiste e a mensagem é tão forte, que o produto pode ficar até em segundo plano. Mais ou menos o que acontece com este comercial da seguradora tailandesa Thai. Com a assinatura “Acredite no Bem”, o filme traz uma mensagem incrível, com uma narrativa emocionante, e ainda consegue mostrar a importância de seu produto, sem se perder.

Parece bom demais para ser verdade? É quase isso. O filme de três minutos acompanha o dia a dia de um rapaz que sempre está dando um jeito de praticar o bem. Seja colocando uma planta que está quase morrendo sob um local de onde costuma cair água, dividindo sua refeição com um cachorro de rua, ou ainda dando dinheiro para uma mãe e sua filha.

Para cada vez que ele ajuda alguém, as pessoas ao redor balançam a cabeça, desaprovando o gesto do rapaz. O narrador, por sua vez, chega até a questionar o que ele ganha em retorno de suas boas ações. E a resposta é o que faz tudo valer a pena. É o que faz a gente pensar que a vida é um bem tão importante, que merece ser segurado.

Tentei encontrar os créditos para este vídeo, mas não consegui. Se alguém conseguir, por favor, compartilhe nos comentários.

[ATUALIZAÇÃO]:  O comercial acima é assinado pela Ogilvy & Mather de Bangkok.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nascar busca nova imagem para a marca com ajuda de crianças

A imagem da Nascar pode não ser das mais positivas já há algum tempo, especialmente se levarmos em conta Poor and Stupid, episódio da 14a. temporada de South Park. Nele, Eric Cartman faz o maior escândalo porque quer se tornar um piloto da Nascar, mas conclui que só conseguirá realizar seu sonho se conseguir ficar “pobre e estúpido”.

Agora, o campeonato nacional de stock car dos Estados Unidos resolveu apostar em uma nova imagem para sua marca, mostrando que as crianças sonham, sim, em se tornar pilotos da Nascar. Só que de uma forma um tanto diferente de Cartman. Isso porque a figura do piloto comporta todos os outros sonhos que se tem na infância: ser um atleta, um rei, um herói, bom e mau. Usar uma armadura, voar, ser corajoso.

Ogilvy & Mather de Nova York ficou com a tarefa de orquestrar este reposicionamento, de uma forma que se aproximasse do público, mas sem perder a identidade original. Ou seja, mostrar que apesar de tudo ter mudado, na realidade nada mudou, conforme mostra o filme abaixo.

No último filme, a pergunta é simples e direta, após uma mistura de imagens de pilotos treinando e carros sendo montados: quem é a máquina?

A direção é de Gerard de Thame, com produção da Supply & Demand.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pais sentem chutes de bebês em suas próprias barrigas

Ogilvy & Mather – Argentina criou uma ação fofíssima para a Huggies, que permitiu que os pais sentissem fisicamente em suas barrigas o mesmo que as mães, quando o bebê chuta ainda dentro do útero.

Combinando criatividade, sensibilidade e tecnologia, foi criado uma espécie de cinto capaz de reproduzir em tempo real as sensações causadas pelos movimentos do bebê, oferecendo uma experiência inesquecível aos emocionados participantes.

huggies1 huggies2

Apesar de ser algo completamente diferente, essa ação me lembrou um vídeo que assisti recentemente, em que dois homens resolvem “experimentar” as dores do parto para comprovar que as mulheres exageram quando dizem que esta é a maior dor que existe e que os homens não conseguiriam suportá-la. Detalhe para a cara de prazer da mulherada na sala. A conclusão deles é excelente.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie