Turquia tenta bloquear o uso do Twitter, mas usuários desviam da censura

John Gilmore, um dos fundadores da EFF, já dizia que a rede mundial de computadores interpreta censura como ‘defeito técnico’, e simplesmente desvia e encontra outra rota.

É exatamente isso que acontece hoje na Turquia. O país, que se prepara para eleições em breve, está tendo que lidar com o desespero ditatorial do primeiro ministro Recep Tayyip Erdo?an, que depois de alegar que “não permitirá que a sua nação fique à mercê do Facebook e do YouTube” (!), agora deu para censurar o Twitter.

Diante disso, a própria rede social ofereceu uma alternativa aos tuiteiros turcos: divulgou números que oferecem a possibilidade de postar tuítes via SMS.

 

A rede mundial de computadores interpreta censura como ‘defeito técnico’, e simplesmente desvia e encontra outra rota.

Com isso, o suposto impedimento tanto não deu certo, quanto também chamou ainda mais atenção para a situação política turca. Hashtags como #twitterisblockedinturkey, #turkeyblockedtwitter e #DictatorErdo?an se tornaram trending topics globais poucas horas depois do anuncio em que  primeiro ministro avisava sobre a censura à comunicações em 140 caracteres.

 

Além da opção de tuitar vis SMS, os usuários também tem se utilizado de serviços de DNS alternativos, divulgados em redes ainda não bloqueadas, como o Instagram.

Mais de 2,5 milhões de tuitadas turcas foram contabilizadas nas últimas horas, fazendo do bloqueio uma grande piada.

 

Quando será que os ditadores vão aprender?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anistia Internacional cria Tweet Censurado

Para incentivar a discussão sobre censura e ativismo online, a Anistia Internacional – que volta a ter escritório no Brasil após dez anos de ausência – lançou uma ferramenta que simula a proibição de tweets na timeline do Twitter.

É um mecanismo simples que transforma caracteres em tarjas pretas, com um link no final que leva para a mensagem completa e promove o conceito: “Em muitos países, é isso que acontece com quem tenta se expressar”.

Experimente: tweetcensurado.com.br

A criação é da DM9Rio.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Repórteres Sem Fronteiras: Voiceless Eyes

Quando era novidade, aposto que a maioria dos usuários tinha boa vontade, eu inclusive. Porém, confesso que faz tempo tenho preguiça de sites que pedem para ligar a webcam. Eu nem sequer lembrava que tinha uma! Pior aqueles que exigem, caso contrário você não poderá continuar.

O site “Voiceless Eyes” da organização Repórteres Sem Fronteiras é desse segundo tipo, e apesar de não ser uma experiência revolucionária, faz um uso bem interessante da camera de qualidade questionável do seu computador.

Diversas imagens de cobertura jornalística ao redor do mundo, principalmente em zonas de conflito, são censuradas quando o usuário faz o movimento de levar a mão para os olhos. O objetivo é protestar contra as mortes e desaparecimento de jornalistas em vários países, lembrando que todo mundo tem o direito de ser informado.

É uma utilização simples da tecnologia, mas que aqui consegue transmitir a mensagem de forma clara e rápida. Experimente: voiceless-eyes.com

A criação é da agência 84 Paris.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement