Os finalistas do Crash The Super Bowl 2010

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Doritos escolheu os finalistas da edição 2010 do concurso Crash The Super Bowl. Foram mais de 4 mil vídeos enviados – todos afim de ganhar o prêmio máximo e recorde de US$5 milhões, como eu havia anunciado neste post.

Vale lembrar que este ano serão 3 comerciais ganhadores, diferente dos anos anteriores que eram apenas 2.

A votação pela escolha dos 3 melhores comerciais, aqueles que serão veiculados nos intervalos do Super Bowl 2010, dia 7 de fevereiro, pode ser feita pelo público até o dia 31 de janeiro.

Me diga qual dos finalistas você mais gostou.

The Possibility Shop

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Ontem comentei sobre a tarefa do Branded Content. Depois de entender um pouco melhor sobre a sua importância, podemos conhecer mais um bom exemplo. E que tal o The Possibility Shop?! Este é o nome dado a websérie criada para a Disney e patrocinada pela Clorox.

A produção da série ficou por conta da Jim Henson Co., criadora do clássico Sesame Street, e é hospedada na página da Disney.com. A Clorox, marca de produtos de limpeza e patrocinadora do The Possibility Shop, aparece sutilmente em áreas reservadas a publicidade e em espaços onde não há uma interferência durante os episódios. A intenção da marca de produtos de limpeza é atingir de forma pertinente as mães, uma das principais “webespectadoras” da série.

:: Dica da Selulloid AG

O agregador de criatividade da Lego

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Lego Cl!ck é um novo espaço em homenagem aos momentos “click” da vida, quando a oportunidade encontra a imaginação. O site se baseia em um agregador de conteúdos projetados com peças de Lego de qualquer usuário.
Lançado no final de 2009, o site se define como “um pequeno lugar na internet dedicado a criatividade, a inovação e ao momento em que as idéias fazem click”. Sua premissa é reunir posts, fotos, vídeos e tweets (mensagens) sobre conteúdos de Lego.

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O projeto Lego Cl!ck é acima de tudo uma plataforma integrada. O site pede aos seus followers no Twitter que escrevam tweets sobre coisas que os inspirem, com a hashtag #legoclick, e o aplicativo para iPhone, chamado Lego Photo, converte fotos em imagens feitas com peças de Lego.

A marca dinamarquesa é um case por si só. Ela conseguiu construir um mundo mágico apenas fabricando e vendendo peçinhas coloridas de brinquedo que possibilitam criar um universo particular e lúdico para cada um de seus consumidores. Não tenho dúvidas que este investimento digital vai ser um sucesso entre os tantos fãs da marca.

Havaianas Welcomes Winter

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Havaianas é sinônimo do verão, certo? Errado. Se depender de um vídeo, sem autoria, publicado na internet, a marca brasileira mais global do mundo ganhou uma nova utilidade, como você pode conferir no vídeo a seguir.

Outras informações você pode ver no perfil da Havaianas Seasons no Vimeo e no Twitter.

:: Via Space Invaders

JetBlue Tails, um novo projeto colaborativo

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Ao que parece, o “colaborativismo” é uma das palavras-chave da Jet Blue.

Há uns dois anos, a companhia aérea chegou assombrando todos os players brasileiros da categoria, lançando uma campanha capciosa que pedia a colaboração dos internautas para escolherem o nome regional da JetBlue. O nome Azul Linhas Aéreas foi selecionado após o concurso de 30 dias no qual 157.528 pessoas votaram através da internet.

Não precisou de muito tempo para a JetBlue norte-americana também apostar na opinião dos consumidores e dos internautas participativos.

A companhia aérea, que está celebrando seu 10º aniversário, criou um concurso para a concepção da nova cauda de uma de suas aeronaves. Cinco desenhos finalistas, criados por membros da tribulação da JetBlue, podem ser vistos e votados por qualquer internauta, pelo site (www.jetbluetails.com).

O resultado sairá em 11 de fevereiro, o dia exato da comemoração dos 10 anos da empresa.

Ford investe em websérie no portal Hulu

O verão do hemisfério norte será o cenário especial em que a Ford promete comercializar o novo Fiesta nos Estados Unidos, mas sem antes colocar um ponto final em todo o seu ousado plano de comunicação, que já dura vários meses, com iniciativas por toda a internet e mídias sociais.
O próximo passo será em torno de um projeto de product placement, colocando o carro no roteiro da websérie “If I Can Dream“, baseada na história de um grupo de cinco pessoas que lutam por um espaço na indústria do entretenimento, em Los Angeles.
Com veiculações no site e no portal de vídeos hulu.com, a websérie está prevista para começar em fevereiro. Até lá, a Ford e a produtora da série, a mesma de “American Idol”, negociam os detalhes da participação deste importante personagem na aguardada websérie, “If I Can Dream“.

:: Via MediaPost

Você é o herói!

Em alguns países da Europa é obrigatório o pagamento da licença para receber sinal da TV aberta. Sendo assim, foi lançada na Suécia uma ação na web para agradecer a população que contribuiu para financiar o serviço público de tv e rádio daquele país, a Radiotjanst.

Foi criado o site com uma enorme força viral, que produz um vídeo emocionante, em que qualquer um pode fazer parte do roteiro: basta fazer upload da sua foto e pronto, você se torna o protagonista da campanha (Fiz um teste com a minha foto no vídeo acima). A produção é invejável. Não é à toa que o site foi parar no FWA.

Scion Toyota testa plataforma musical integrada ao iTunes

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Algumas vezes mencionada no ADivertido (aqui e aqui), a Scion é uma subsidiária da Toyota dos Estados Unidos voltada para um público mais jovem.
A força do seu target possibilita criar iniciativas inimagináveis para uma marca da categoria automobilística.
Desde 2002 a marca aposta em três grandes pilares: arte, música e comportamento.
Nessa semana apresentou sua nova plataforma, a Scion Audio Visual (Scion A/V).

A plataforma é constituída por uma série de vídeos musicais de gravadoras independentes, através de uma variedade de gêneros como metal, hip-hop e electro, que serão distribuídos pelo iTunes, canais de mídias sociais e pelo recém lançado site ScionAV.com. Alguns vídeos também serão postados no Vimeo e oferecidos em DVDs promocionais.

O novo ScionAV.com dispõe de um streaming de música e vídeo chamado “Scion Rádio 17“, uma espécie de branded online radio com músicas indie bem novas. A novidade não acaba aqui. A Scion ainda lançou um aplicativo mobile chamado Scion AV Radio. Ele pode ser baixado na Apple App Store. O aplicativo gratuito oferece acesso a todo conteúdo do ScionAV.com.

Criar uma afinidade com os jovens é tarefa empolgante para a Scion. Há um universo ‘lifestyle’ definitivamente carimbado no seu DNA.

Mash-up do Google Earth para os fãs de Guinness

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No Reino Unido, a nova campanha e o novo conceito de Guinness, Bring it Life, ganhou um suporte na internet.

A ação online permite que as pessoas criem seu próprio mundo virtual usando o Google Earth.

Os visitantes (britânicos) do Bringittolife.tv terão a disposição um mash-up do Google Earth e são incentivados a usar o Facebook Connect para compartilhar e co-criar o “planeta ideal” com os amigos. Quanto mais pessoas contribuem, mais terrenos e cenários são desbloqueados.

A novidade vai além deste inteligente aplicativo. Por também ser um game, o usuário que descobrir um certo número de gotículas de água, vai ganhar uma caixa de cerveja para dividir entre os amigos. O vencedor, aquele que encontrar o maior número de gotículas de água dentro do site, receberá uma ano completo de fornecimento de cerveja.

Se você não está no Reino Unido e quer experimentar o aplicativo, selecione ‘Great Britain’ antes de dar continuidade no acesso ao site. Assista abaixo o vídeo-introdução e o lindo comercial da nova campanha:

A novidade foi criada pela agência de publicidade AMV BBDO e produzida pela agência digital Unit9.

:: Via BrandRepublic

Xmas Mobile Tree

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O que eu mais gosto nessa época do ano é ver a quantas anda a criatividade das agências e empresas com suas campanhas e ações de natal. Costumo postar as idéias mais inspiradoras, e coisas que dificilmente você verá em algum outro blog.

A idéia de hoje vêm lá do Reino Unido.

Os funcionários da agência de marketing digital, Lost Boys International (LBi), levaram até a empresa vários celulares (reciclados) e montaram, com os aparelhos, uma “árvore de natal interativa“.

Cada telefone toca um tom específico, e é você que controla sua própria ‘orquestra’ pelo site (www.xmas.lbi.co.uk/mobiletree). A única coisa que você precisa fazer é utilizar o teclado para criar seu próprio jingle natalino.

Senti algumas falhas e, em alguns momentos, o site travou. Não sei se o problema é só comigo. Mas que a idéia é inspiradora, ah, não tenha dúvida. Assista o vídeo abaixo e entenda todo o processo do experimento.

WikiTrends [2009-2010] Vídeos Interativos

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Vejo um crescimento enorme no uso de vídeos interativos.
A evolução dessa plataforma se deve as maiores velocidades e a generalização da banda larga em todo o mundo (o número de conexões banda larga cresceu 16% no Brasil no primeiro semestre de 2009. No total, o País tem 13,6 milhões de conexões, de acordo com pesquisa da Cisco). Outro fator importante é comportamental. Estou falando do enorme apetite que os jovens de hoje tem por interagir com conteúdos, ao invés de apenas ver/ler/ouvir algo.

Após o sucesso com a implementação dos vídeos interativos no Youtube, e a consolidação do Overlay.TV, imagino que em 2010 iremos presenciar referências marcantes. A Nike e a Zappos já começaram a fazer testes com vídeos interativos. No mais, também acredito muito nessa tendência porque a interatividade é um dos atributos mais simbólicos da web.

Outra aplicação interessante é a chamada Yellow Bird. Imagina poder ver vídeos em 360º, em que o próprio usuário movimenta a câmera para onde ele quer. Imagina uma marca, patrocinadora de um grande show, oferecendo este tipo de aplicativo num site para aqueles que não puderam ir ao show. Pode ter certeza. Vamos ver muita coisa relacionada aos vídeos interativos em 2010.

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WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências que, segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

Subway e MTV promovem novos artistas

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Em uma parceria histórica com a MTV Networks, a Subway começou uma campanha online com o objetivo de divulgar novos artistas, comediantes e músicos, para um público mais amplo.

O projeto, que contará com perfis, performances e conteúdos exclusivos de artistas emergentes, será divulgado através do (www.subwayfreshbuzz.mtviggy.com) e promovido em sites da MTV norte-americana e nas mídias sociais.

O site vai oferecer gratuitamente mercadorias como CDs, fotos assinadas e gift cards da Subway, e contará com a integração de live chats com os artistas.

DearSteveJobs.com

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A agência sueca Forsman Bodenfors se virou de forma incomum para apresentar uma campanha dirigida a nenhum outro senão o CEO da Apple, Steve Jobs. A intenção é fazer com que ele aprove o mais rápido possível o STV Play, um aplicativo de iPhone para a emissora de televisão pública da Suécia.

Sabendo que um aplicativo de iPhone demora um pouco para ser aprovado, a agência construiu o site (www.dearstevejobs.com) para chamar a atenção de Steve Jobs e pedir a ele para ajudar a apressar o processo de aprovação. Tem até um botão para o Steve apertar caso confirme a aprovação do aplicativo.

Na tentativa de persuadir o executivo, o site fornece um espaço para os visitantes gravarem e postarem mensagens rápidas ao Steve. Algumas redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter e Youtube também fazem parte da estratégia para disseminar a campanha Dear Steve Jobs.

Cheetos lança advergame para as crianças

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Para levar entretenimento aos consumidores de Cheetos, as crianças, a BBDO Argentina usou a internet para hospedar um divertido advergame.

A nova proposta digital desenvolvida para a PepsiCo, chamada Olimpíadas Cheetos 2010, trabalha com o conceito da marca, “poco serio es más divertido“. O novo hotsite de Cheetos (www.cheetos.com.ar) oferece aos ‘chicos’ 4 jogos pensados especialmente para eles: Combate de axilas, Soplamocos, Tiro al paraguas e Lanzamiento de cuerpos.

A temática, a estética e a mecânica do advergame estão adequadas aos gostos da criançada, com personagens divertidos e um humor escrachado bastante irreverente.

WikiTrends [2009-2010] Micro Content

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Muito bem representado pelo Twitter, Micro Content são formatos rápidos e instantâneos de conversação, transmissão e consumo de conteúdo. O Twitter provou sua essência de forma massiva nos últimos dois anos.

Ao que parece, essa história de Snack Culture só evoluiu. Muita gente opta por consumir conteúdos menores e mais instantâneos, até porque não tem mais tempo e “saco” para ‘folhear’ todo um jornal, sendo que aquela notícia específica, que o leitor quer, está disponível aí na internet (e de graça). Jornais e revistas estão sofrendo com isso. Até as formas de pagamento estão encolhendo (vide os micropayments). O famoso ditado “menos é mais” definitivamente chegou ao atual cenário da informação.

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Entretanto, acredito que as pessoas, já acostumadas a se relacionar com mensagens rápidas, irão se adaptar facilmente a novas ferramentas, como é o caso Robo.to, uma espécie de Twitter de vídeo. Imagina se não será tentador poder enviar mensagens rápidas, em formato de vídeo e voz, de forma simples, para seus amigos distantes. O Twitter promete avanços em relação a novas possibilidades. Para quem cresceu 700% em apenas 1 ano, não se pode esperar pouca coisa para os próximos anos.

Para as empresas, utilizar um microblog para informar coisas úteis aos seus clientes, é uma solução bastante eficiente e prática. O exemplo da lavanderia @laundryroom, que posta toda hora que uma máquina de lavar está disponível, só provou novamente a evolução deste novo “business”.

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Também não podemos esquecer da United, da Coffe Groundz e da Naked Pizza, que fidelizam através do Twitter.

Se tem até uma construtora apostando nas pequenas conversas como geradora de resultados, podemos confiar que muita coisa está mudando, e vai mudar muito mais. Vamos ficar monitorando e se atualizando, porque é pra isso que estamos aqui.

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WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências que, segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

Compartilhe amigos do Orkut com a Coca-Cola

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Bons usos de redes sociais são sempre bem vindos.
Seguindo o mote “Compartilhe a sua Felicidade“, a Coca-Cola lançou no Orkut um aplicativo especial de Natal.
Nele, a marca sugere que você dê um amigo de presente, ou melhor, compartilhe um amigo.

A página de informações do aplicativo – criado pela Gringo – diz o seguinte:

Amigos: quanto mais você compartilha, mais você tem. Então, que tal compartilhar aquele seu amigo baladeiro com outro que está precisando de mais diversão? Ou aquele aventureiro com uma amiga que precisa fugir da rotina? É Natal. E melhor do que trocar presentes é trocar amigos.

Ao acessar o aplicativo, você seleciona inicialmente a pessoa que você quer compartilhar. Em seguida, aponta uma característica principal desse seu amigo, para, logo depois, compartilhar com quem você quiser.

E como o assunto tem a ver com o novo conceito global da Coca-Cola, vale mencionar que a campanha Expedition 206 já selecionou os três “embaixadores” que deverão levar a felicidade para 206 países onde a Coca-Cola é vendida, conforme eu havia divulgado em outubro. Abaixo, você confere o vídeo com um rápido bate-papo com o Toño, a Kelly e o Tony:

Cá entre nós, a Coca-Cola está se saindo muito bem com suas estratégias em mídias sociais. Vamos continuar de olho.

I Love Whopper

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I Love Whopper é um aplicativo online criado pela Wysiwyg/Razorfish para comunicar o posicionamento ‘hot’ do famoso sanduíche do Burger King, o Whopper.
Através do aplicativo, a marca ajuda o usuário a seduzir quem ele mais gosta, com mensagens “calientes” e personalizadas.
É possível misturar vozes pré-definidas com sons e músicas sedutoras, e depois enviar a mensagem para o celular da pessoa indicada.

Sad! O aplicativo só está disponível na Espanha :(

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WikiTrends [2009-2010] Social Games

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Depois de um dos maiores experts em advergames no Brasil, Mitikazu Lisboa, indicar que o futuro será dos games integrados às redes sociais, coincidentemente surgiu uma notícia surpreendente: O Framville alcançou um número maior de usuários do que o próprio Twitter.

A cada semana, 4 milhões de novos usuários aderem a idéia de se tornar um fazendeiro virtual. As possibilidades de interação proporcionadas pelo mais famoso game social da história, criam também uma nova alternativa para as marcas começarem a investir neste tipo de conteúdo/plataforma, como ferramenta de marketing.

Uma coisa é fato: As pessoas não estão nas redes sociais só para conversar e trocar idéias, elas também querem se divertir.

Além do fenômeno Farmville, MafiaWars, Colheita Feliz e Café World também são ótimos exemplos de Social Games que estão explodindo de sucesso. Vale dar uma lida na entrevista feita com a sócia da Mentez, uma importante desenvolvedora de aplicativos para redes sociais. É, pessoal, não é à toa que a EA disponibilizou um de seus maiores sucessos para usuários do Facebook.

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WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências que, segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

Sony: Fantasy Festival

Achei super legal essa competição da Sony, exclusiva para os usuários do LastFM, chamada Fantasy Festival.
Ela foi idealizada como parte da estratégia que visa estreitar a intimidade da Sony com os jovens da geração Y.

No formato de um UGC game, a competição, baseada em um aplicativo online é um convite para criar uma line-up (programação de um evento) personalizada, de um festival de música.

Assim que o usuário estiver terminado a customização de sua line-up, ele deverá usar a sua popularidade (trends, dados e buzz) com o objetivo de ganhar prêmios, pondendo convidar seus amigos de seu Last.FM e fazer uma conexão com o seu próprio Facebook.

Quem conseguir tornar sua line-up a mais popular, pode ganhar dinheiro, ingressos para festivais de música, e uma série de produtos da Sony. Confira o vídeo promocional do projeto criado pela Altogether Digital.

WikiTrends [2009-2010] Mobile Generation

Eu não tenho uma bola de cristal, mas resolvi listar algumas tendências digitais que irão bombar em 2010 e nos próximos anos. Fique a vontade para acrescentar suas idéias nos comentários, afinal de contas, o título do post sugere exatamente isso.

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Diferente da Generation Y, Mobile Generation não é a geração de pessoas que nasceram com a tecnologia (mobile), mas toda uma geração atual que depende da mobilidade. Não importa a classe social, a faixa etária e nem onde vive a pessoa, a tendência do mobile é irreversível.

O lançamento constante de novos aparelhos, as facilidades de pagamento e a busca por uma integração social, fazem com que mais e mais pessoas obtenham aparelhos móveis cada vez mais modernos e funcionais.

De acordo com o último estudo do Ibope (publicado no Estadão, dia 6 de outubro), 70% dos entrevistados elegeram o telefone celular como o item mais importante do dia a dia, à frente até do computador com acesso a internet (58% das indicações).

3G, a ‘banda larga’ do celular

O rápido crescimento da plataforma mobile fez surgir a tecnologia 3G.

A Terceira Geração ou apenas, 3G, é a tecnologia que melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia utilizados no celular.

Hoje, no mundo, são quase 300 milhões de usuários 3G. Um número crescente que mostra que o serviço está se popularizando cada vez mais. Estimativas dizem que esse número deve pular para mais de 1 bilhão de conexões até 2012.

Mobile também é social. Por quê?

  • Conversação a qualquer hora.
  • Conectividade perpetuada – companhia constante.
  • Ferramenta de informação, entretenimento, música e multimídia.
  • Faz parte da cultura atual.
  • Atua como alicerce pessoal.

Os benefícios providos pela mobilidade induziram muitas marcas a criar ações e ferramentas exclusivas para usuários de celulares e smartphones.

Mobile Marketing*

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Um artigo publicado recentemente em uma revista do MIT, indica que 90% das marcas mais conhecidas dos Estados Unidos têm práticas de mobile marketing que, em muitos casos, absorveram mais de 25% do orçamento total de marketing neste ano.

Aqui no Brasil, o mobile marketing também teve um crescimento de 45,92% (do período de janeiro de 2008 até janeiro de 2009) e recebeu um investimento de R$ 748 milhões no último ano (2008), segundo dados divulgados no 1º Encontro de Mobile Marketing, realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) no começo do ano.

O aplicativo móvel, por exemplo, é uma das vedetes do ecossistema de mobile marketing.

A iPhone App Store, após pouco mais de um ano de existência, ultrapassou a marca de 2 bilhões de aplicativos baixados.

Em poucos dias, o aplicativo de iPhone do Golf GTI superou os 2 milhões de downloads. E a Pizza Hut anunciou que, com apenas três meses de App Store, o Pizza Hut Racer já havia gerado mais de 1 milhão de dólares em vendas para a empresa.

A tendência é promover serviços relevantes para os consumidores/usuários através do mobile. Não importa se a plataforma é um aplicativo, um mobile site, uma promoção via bluetooth, ou uma nova plataforma que ainda nem surgiu. A oferta de serviços através do mobile só vai evoluir nos próximos anos.

*Veja todos os exemplos de mobile marketing postados até agora, aqui no ADivertido.

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WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências, que segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.