Quem disse que stormtroopers não sonham?

Vida de stormtrooper não deve ser fácil. Pelo menos para a maioria, clones criados e treinados para matar e serem mortos, todos iguais e descartáveis. Mas quem disse que um stormtrooper não pode sonhar? E, mais ainda, atrever-se a ser diferente? Para promover a edição personalizável do Nissan Juke, a TBWA/Hakuhodo acertou em cheio ao criar uma cidade habitada pelos soldados do Império Galático, em um filme muito bem produzido.

Dirigido por Scott Lyon, City of Stormtroopers mostra como o Nissan Juke é capaz de inspirar até mesmo um clone a sair em busca de sua própria personalidade.

Para obter a permissão da Lucas Film, a agência enviou uma carta pessoal a George Lucas, que concordou com o projeto. Esta não é a primeira montadora que aposta na franquia Star Wars para se comunicar com o público. A Volkswagen já fez isso repetidamente, isso sem contar as outras marcas que costumam resgatar os personagens da saga. Definitivamente, a Disney fez um ótimo negócio.

star

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estudantes propõem nova utilidade para dispositivo de prevenção de colisões da Mercedes-Benz

Todo mundo já se perguntou, em algum momento da vida, como uma decisão pode afetar os desdobramentos de uma história. Jan Mettler, Lydia Lohse e Tobias Haase são estudantes da Universidade de Ludwigsburg, na Alemanha, e ao se questionarem o que aconteceria se eles pudessem voltar no tempo e mudar a história, também quiseram explorar uma outra possibilidade:

“E se a tecnologia tivesse uma alma, uma consciência?”

É claro que, se não dá para fazer isso no mundo real, o jeito é aproveitar a oportunidade em um projeto estudantil para tentar encontrar algumas respostas. Foi o que eles fizeram em um comercial falso para um dispositivo de prevenção de colisões criado pela Mercedes-Benz.

Basicamente, o sistema detecta colisões em potencial antes que elas aconteçam, alertando o motorista. E é exatamente isso o que vemos nos segundos iniciais do filme acima, que se passa em uma vila, provavelmente entre o fim do século 19 e começo do século 20.

A primeira coisa que chama a atenção é um carro tão moderno em um cenário antiquado, uma vila com ruas de terra e crianças brincando despreocupadamente. Logo de cara, vemos que o sistema funciona super bem, ao evitar que o carro atropele algumas crianças. Segundos depois, entretanto, o carro acelera e atropela um menino, que estava apenas empinando uma pipa.

As cenas seguintes, com uma mãe desesperada gritando o nome do filho e uma placa na saída da vila identificando o lugar, acabam com o mistério, lembrando que o dispositivo da Mercedes-Benz funciona tão bem que é capaz de detectar o perigo antes que ele apareça.

É óbvio que a Mercedes não gostou de ter sua merca associada à ideia dos estudantes – que classificou de “inapropriada”. Segundo uma matéria publicada no jornal inglês The Independent, antes de divulgar o vídeo eles adicionaram um aviso logo no começo deixando bem claro que o comercial não tem absolutamente nenhuma afiliação com a Mercedes-Benz ou Daimler AG. O aviso dizendo que é um filme não-autorizado está presente ao longo de seus 80 segundos.

Houve quem achou o falso comercial de mau gosto e ponto final. Houve quem defendeu que a ideia é brilhante e que a Mercedes deveria estar agradecida pela publicidade gratuita. Mas será que este é o tipo de publicidade que quer uma marca que investe milhões de dólares anualmente para forjar sua imagem? E, em termos mais práticos, será que eliminar um único personagem realmente mudaria a história que conhecemos? Para pior ou para melhor?

A ideia é interessante, a produção é ótima – especialmente se lembrarmos que é um projeto estudantil. Mas acredito que projetos assim deixam mais perguntas do que respostas e isso é bom, porque nos faz pensar. E este filme já está dando muito o que pensar.

mercedes1
mercedes2
mercedes3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen pede que motoristas não vejam vídeos enquanto dirigem

A preocupação com o grande número de acidentes causados por quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo é cada vez maior em diversos países do mundo. Outro dia, por exemplo, mostramos por aqui a campanha do MINI no México, alertando sobre o envio de SMS.

Na Alemanha, a Volkswagen também está patrocinando uma campanha voltada para este tema, criada pela Grabarz & Partner. O objetivo é alertar os motoristas para que eles evitem se distrair com vídeos no celular. O resultado ficou bacana e vale o registro.

hands3_aotw hands_aotw_0

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Para mostrar o espaço do i30, Hyundai transforma carro em hotel 5 estrelas

Na propaganda tradicional, para se mostrar como um carro é espaçoso, as campanhas geralmente usam famílias ou grupos de amigos viajando. A Fitzroy Amsterdam resolveu ir um pouco mais além para demonstrar, na prática, como o Hyundai i30 pode ser espaçoso e confortável, transformando o carro no “primeiro hotel 5 estrelas sobre quatro rodas”.

A Hyundai holandesa promoveu um concurso no Facebook para selecionar os fãs que iriam desfrutar de uma cama de casal super confortável, um sistema multimídia 24 horas e, claro, um “serviço de carro” nota 10.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Braincast 22 – Veículos: do Papel ao iPad

No Braincast 22 falamos de como as publicações das duas maiores editoras do país estão se adaptando ao mundo digital, de como este é o melhor momento para ser jornalista e de como o tão aclamado “jornalismo cidadão” veio para somar e não para dividir. E para manter o alto nível nesta discussão, Cris Dias e Saulo Mileti receberam os ilustres: Alexandre Maron (Editora Globo) e Sergio Gwercman (Editora Abril). Confira!

Faça o download ou dê o play abaixo:

[00h02m10] Comentando os Comentários
[01h04m30] Qual é a Boa?

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement