Estudantes da Universidade de Tóquio vão muito mais longe

Formada pela Universidade de Tóquio em 1993, Naoko Yamazaki foi a segunda mulher do Japão a ir ao espaço. Ela conta sua história em Explorer, filme que divulga a instituição de ensino mostrando que seus alunos vão muito mais longe.

Com criação da Ogilvy & Mather do Japão, Naoko narra sua jornada desde os tempos de estudante até o momento em que retornou a Terra, após sua experiência espacial, contando suas descobertas e experiências.

O resultado, com certeza, ficou muito melhor do que aqueles tradicionais comerciais de universidades que costumamos ver por aí. A produção é da Aoi.

toquio

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 89 – Conversa de Sala dos Professores

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk, Ricardo Cunha Lima, Almir Mirabeau e Guilherme Sebastiany se reúnem para uma típica conversa de sala de professores. Quais os maiores absurdos que já vimos em sala de aula? O que nos deixa putos como professores? O que fazer com aluno que vai reclamar de você na coordenação? O quão difícil é expulsar um aluno da universidade? E demitir um professor? Para quem sempre teve curiosidade de saber sobre o quê os professores conversam em sua sala, esse programa é um prato cheio!

>> 0h08min44seg Pauta principal
>> 1h34min49seg Leitura de Comentários
>> 1h43min01seg Música de encerramento: Música “The Middle”, da banda Jimmy Eat World

Links
Evento Seja designer no Canadá, com Rafael Peixoto
Novos cursos de Filosofia do Design
Beccari e Zamiliano no YouPix

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sinos de universidade tocam o tema de “Game of Thrones”

Eu queria que nossas universidades tivessem sinos. Esses de quase 100 anos de idade como da University Wisconsin-Madison. E se tivessem, que eles tocassem temas das nossas séries favoritas. Como o da University Wisconsin-Madison.

São 56 sinos que, controlados há 30 anos por Lyle Anderson, surpreenderam os alunos com a música de “Game of Thrones”.

Não é a primeira vez que isso acontece no mundo acadêmico. Em 2010, a University Brigham Young fez seus sinos tocarem o tema de “Harry Potter”.

Sinos

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Braincast 42 – Diploma: Necessário ou dispensável?

Nos últimos anos, o vai-e-vem da exigência de diploma para jornalistas acalorou o debate em torno da obrigatoriedade da formação universitária para o exercício de profissões. Porém, os questionamentos também valem para uma série de outras atividades, como todas aquelas que não afetam de forma imediata a vida e a segurança das pessoas e da sociedade.

Existe um excesso de regulamentação profissional no Brasil? Com a enorme oferta de instituições credenciadas, o diploma não foi transformado em apenas uma mercadoria? Quem trabalha com comunicação, precisa de formação superior ou o mercado é que deve ser encarregado de julgar a aptidão dos profissionais?

Carlos Merigo, Saulo Mileti, Luiz Yassuda,Guga Mafra e Fabio Inoue discutem essas perguntas no Braincast 42.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h01m52 Comentando os Comentários
> 0h51m00 Borracharia de Seu Abel
> 0h52m55 Qual é a boa?

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Banda da Universidade de Ohio faz incrível apresentação com temas de games

Toda banda marcial de escola/faculdade que você já viu acaba de se transformar em meros tocadores de tambor e corneta.

Na apresentação acima – durante o intervalo de um jogo de futebol americano no último sábado, dia 6 – a banda da Universidade de Ohio realiza uma série de temas dos videogames enquanto faz coreografia no gramado.

“Tetris”, “Space Invaders”, “Super Mario”, “Pokemon” e “Halo” são alguns dos títulos homenageados, mas preste atenção aos 6 minutos para ver os integrantes se transformarem na Epona, a égua de Link na série “Legend of Zelda”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O novo logotipo do Senac e a responsabilidade do ensino universitário

Qual é o papel de uma universidade na sociedade? Cultivar o saber humano? Formar profissionais capacitados ao trabalho e à pesquisa? Qual é o tamanho dessa responsabilidade? Qual é o impacto do ensino que elas fornecem à seus alunos?

Essas questões são sempre nebulosas ao analisarmos o sistema de educação no Brasil. A “particularização” do ensino nas últimas décadas e o abandono total do governo às escolas públicas fizeram do nosso sistema educacional uma grande corrida por dinheiro. A maioria das instituições não está preocupada com o aprendizado, de fato.

E o que isso tem a ver com o novo logotipo do Senac?

O Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – é uma instituição tradicional, criada em 1946, que fornecia cursos profissionalizantes e a partir de 2004, com aprovação do Ministério da Educação, fornece também cursos universitários. Um dos cursos mais procurados é o de Design Gráfico.

Esta semana eu vi o novo logotipo do Senac sendo criticado nas redes sociais. Desculpe Senac, desculpe à agência que o criou, mas é impossível defender esse logotipo. Eu não consigo imaginar como uma universidade que oferece um curso de design pode ter um logotipo tão fraco como esse. Tipografia pobre, ícone sem nenhuma personalidade e estilo totalmente trivial, sempre acompanhados de um discurso “inovador” como as palavras do diretor geral Sidney Cunha:

“A logomarca traz um avião de papel estilizado, formado pela junção de triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao novo, ao futuro. A educação profissional é o veículo dessa transformação de vidas, possibilitando a ascensão pessoal e profissional dos brasileiros, que acompanham a trajetória de sucesso econômico e social do país.”

Logomarca? Não senhor, é logotipo! Logomarca não existe.
Até a wikipedia já sabe disso.


A minha intenção nesse post não é simplesmente falar mal dessa nova identidade, porque isso qualquer pessoa com bom gosto pode fazer. Há outros pontos a se levantar aqui. Questiono o tamanho da responsabilidade do Senac sobre seus alunos dos cursos de design ao assumir um logotipo desse e publicar oficialmente em seu site o termo “logomarca” diversas vezes. Tudo isso faz parte do aprendizado que uma universidade pode oferecer a seus alunos.

Quão confiante é um dentista que não escova os dentes?

Quão confiante é um dentista que não escova os dentes? Ou um médico que fuma e bebe, mas pede para seus pacientes terem uma vida mais saudável? E olha que isso tem de monte! Seria o “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” ou o “em casa de ferreiro o espeto é de pau”?

A credibilidade está em jogo. E infelizmente esses logotipos banais que você vê por aí são apenas o puro reflexo da qualidade do ensino de design no nosso país. Infelizmente. E infelizmente.

 

Obs.: quero deixar claro que isso não é de forma alguma uma crítica ao curso de design e a qualidade de ensino em geral do Senac. É apenas uma crítica sobre a responsabilidade do departamento de marketing comprar um logotipo desse, com tamanha visualização e importância que ele tem no Brasil. Também reitero que acho um absurdo uma instituição de ensino que leciona design usar a palavra “logomarca” em suas divulgações oficiais.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement