Vellum, uma ferramenta do NYT para te ajudar a ler os links do seu Twitter

Os feeds RSS ainda são meu jeito favorito de conferir as notícias, mas muita gente acompanha novidades através de redes sociais como o Twitter. O complicado, no entanto, é evitar a repetição e conseguir conferir os bons links que circulam pela timeline.

Para ajudar nessa tarefa, o setor de P&D do New York Times desenvolveu o Vellum, uma ferramenta que varre os links compartilhados pelas pessoas que você segue no Twitter e agrupa-as por frequência. Com isso, o Vellum ‘inverte’ o modelo do Twitter – ao invés do comentário (tuíte) ser o mais importante, o link compartilhado ganha relevância e é mostrado como se fosse uma manchete, e os perfis que compartilharam aquela informação se tornam comentários associados ao material, explica Alexis Lloyd, diretor criativo do setor de P&D do NYT.

O mais bacana é que, após um período de testes dentro da redação do jornal, o Vellum agora está disponível para o público. Basta acessar o site com o seu login do Twitter para ver os últimos links compartilhados pelas pessoas e perfis que você segue (e ainda funciona de dedo-duro para quem faz reposts programados, repare na imagem).

vellum-nyt

 

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

UnHate News reúne as notícias que gostaríamos de ler

Iniciativa realizada pela UNHATE Foundation – o braço de responsabilidade social da Benetton – em parceria com o Departamento de Informação Pública da Organização das Nações Unidas,UnHate News tem uma proposta muito bacana: oferecer uma plataforma onde os usuários possam criar as manchetes que gostariam de ler, transformando as tradicionais notícias relacionadas à casos de intolerância e injustiça em mensagens positivas e de esperança.

A ideia é incentivar jovens do mundo inteiro, entre 18 e 30 anos, a mostrar seus pontos de vista sobre assuntos que consideram relevantes, transformando-os no tipo de notícias que gostariam de ler, ver e ouvir. Os interessados têm até o próximo dia 31 para enviar seu conteúdo, que será votado pela comunidade por meio do botão “curtir” do Facebook. A partir de abril, um júri irá avaliar os 100 conteúdos mais votados, selecionando 10 deles para associá-los a projetos sociais da UNHATE Foundation e do DIP da ONU.

À primeira vista, parece bastante utópico, mas a iniciativa é baseada no raciocínio de que, para se construir um mundo melhor, antes de mais nada é preciso imaginá-lo e descrevê-lo.

De qualquer maneira, vale dar uma olhada no material enviado ao site, alguns bastante divertidos, como o a selfie do presidente russo na Parada Gay. Mesmo algumas “notícias” estando muito longe da realidade, como o acesso à água limpa nos cantos mais remotos do mundo, ainda assim é um sopro de esperança.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Facebook apresenta Paper, um aplicativo para leitura de notícias

O Facebook revelou o aplicativo Paper, uma proposta independente do app principal, assim como o Messenger.

Similar ao conhecido Flipboard, a proposta do Paper é ser um leitor de notícias, com conteúdo dividido em 19 categorias e foco no visual: imagens grandes que rotacionam como cartas, tudo controlado por gestos e menos cliques.

Os usuários poderão selecionar que seções desejam assinar, e o conteúdo será exibido de acordo com um algoritmo e curadoria da equipe responsável pelo aplicativo.

Facebook

No início, não será possível personalizar o tipo de notícia que se deseja ver e o algoritmo não aprende com os seus gostos. De qualquer forma, existe total integração com a rede social, já que tudo o que você compartilhar no Paper também será exibido no feed do Facebook.

Ainda que não traga todas as funcionalidades do aplicativo principal, o Paper parece sugerir grande possibilidade de canibalização das ferramentas do Facebook. Não é difícil imaginar usuários que irão preferir ler apenas notícias, deixando de lado as atualizações de amigos.

O Paper será lançado na próxima segunda, dia 3 de fevereiro, apenas para usuários de iPhone. Mais detalhes no site: facebook.com/paper

Facebook

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Braincast 53 – O novo noticiário

A internet e as mídias sociais transformaram o modo como consumimos notícias. Se antes a televisão e veículos impressa dominavam quase unânime, hoje perdem terreno para os formatos digitais.

Uma recente pesquisa – Trends in News Consumption: 1991-2012 – revelou que 39% do noticiário é consumido online, com a TV ainda na liderança, mas perdendo cada vez mais influência.

No Braincast 53, discutimos o tema e as maneiras como nos informamos nos dias de hoje. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra e Vini Melo opinam sobre o futuro do jornalismo, blogs, novas tecnologias para fornecer notícias e manipulação da mídia.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m04 Comentando os Comentários?
> 0h14m10 Pauta principal
> 0h57m48 Borracharia do Seu Abel?
> 1h04m12 Qual é a Boa?

Recadinhos da Paróquia: Para se matricular no workshop9 “Design: origem, funcionalidade e princípios da estética” em Belo Horizonte, clique aqui.

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

“O rosto mais bonito do mundo” escaparia do Photoshop?

Como muitos viram, uma pesquisa no Reino Unido apontou o rosto de Florence Colgate como “o mais bonito do mundo” (se o mundo for, por definição inglesa, a própria Inglaterra) por contemplar diversos padrões de beleza, numa votação em que eram proibidas fotos de pessoas maquiadas, photoshopadas, que tivessem passado por cirurgia plástica e afins.

Apesar de achar que já vi gente ao vivo tão ou mais bonita que a bela inglesa, pergunto-me se ela escaparia de uma photoshopada caso modelo fosse e posasse para alguma revista ou campanha.

A resposta veio rápido, do mestre do retoque fotográfico Evandro Malgueiro, veja aí:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


News.me: Um agregador de notícias com leitura offline [iPhone]

Inicialmente lançado para iPad no ano passado, o app News.me chegou no último fim de semana também para iPhone.

A ferramenta, criada pelo laboratório de inovação do New York Times, funciona basicamente como qualquer outro leitor de notícias – baseado no que os seus amigos compartilham via Twitter e Facebook – no estilo Flipboard de ser.

A diferença é que o News.me adicionou uma função fundamental: leitura offline.

Usando o GPS do iPhone, você pode definir qual é a localização da sua casa. Dessa forma, toda vez que você sair, o News.me faz o download automático das notícias no background. Uma ótima opção para quem gosta de ler no metrô ou é um masoquista dependente do 3G da TIM. Basta entrar em setting e habilitar a função Paperboy.

O News.me também tem opção de enviar um resumo das principais notícias para o seu email, assim como o Summify, por exemplo.

Eu uso bastante o Flipboard no iPad, mas no iPhone não me pegou, até esqueço que está instalado. Talvez o News.me se apresente como uma boa alternativa. É grátis na App Store.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement