Agora que o consumo é legal nos EUA, maconha ganha nova ‘identidade visual’ (!)

Com a legalização do uso de maconha em dois estados norte-americanos, e uso medicinal aprovado em 20 deles, o estúdio de design Studio 360 fez uma curiosa proposta: uma nova identidade visual para o baseado dentro dessa nova cultura ‘mainstream’.

Em parceria com a Original Champions of Design, o resultado foi não só uma nova representação gráfica, mas também um nome mais chique e menos estereotipado: canabiótico.

canabioticos canabioticos-folha

O logo para os canabióticos abdica da tradicional cor verde e da referência mais conhecida à folha verde da maconha, utilizando em seu lugar uma folha com sete folíolos, apresentada em roxo, que mais parece um bizarro arbusto ou um asterisco meio achatadinho. Nos exemplos apresentados, o logo para os canabióticos aparece em diversas representações, que vão desde vestimentas, avisos em embalagens alimentícias, pôsteres informativos e até mesmo emojis (!) relacionados à droga – destaque para os smiles maconheiros, que ganham o símbolo dos canabióticos no lugar dos olhos.

canabioticos-receitas canabioticos-embalagem canabioticos-poster canabioticos-emoji

A intenção de toda essa nova identidade visual é acabar com o estereótipo do fumo – que é apenas uma das formas de consumo da maconha – e passar a mostrar os ‘canabióticos’ quase como um suplemento nutricional. Será que uma mudança de ‘marca’ pode ajudar a maconha a ser melhor recebida pela sociedade?

Os detalhes do rebranding da maconha podem ser conferidos na íntegra neste estudo da OCD.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estreia no Colorado, nos EUA, uma campanha contra consumo de maconha e direção

Começa a ser exibida hoje na rede televisiva do Colorado, nos EUA, a primeira grande campanha contra o consumo de maconha por motoristas, que chega pouco depois da legalização do consumo recreativo de maconha no estado. A medida é similar às propagandas que alertam sobre direção e consumo de álcool, e tem como objetivo conscientizar sobre a perda ou a lentidão dos reflexos de quem está sob influência de maconha.

A campanha é similar às que alertam sobre direção e álcool, e quer conscientizar sobre a perda dos reflexos de quem está sob influência de maconha.

Divulgada pelo departamento de transportes do Colorado, a campanha contará com três filmes de 30 segundos, que mostram pessoas tentando realizar tarefas simples do cotidiano depois de fumarem unzinho. O slogan ‘Drive High, Get a DUI’ (algo como ‘dirija drogado, leve uma multa’) é explícito o suficiente – qualquer motorista flagrado com mais de 5 nanogramas de THC, o principal psicotrópico da maconha, por milímetro de sangue poderá ser multado pela polícia local.

 

No entanto, especialistas ficaram incomodados com a legislação, já que alegam não haver evidência de que 5 nanogramas de THC levem uma pessoa a ter seus reflexos reduzidos. Os policiais americanos foram instruídos a ficarem atentos a ‘sintomas’ do consumo de maconha, como pupilas dilatadas e pequenos tremores corporais.

Os spots tentam ser divertidos, mas na verdade acabam soando meio abobados – os personagens aparecem tentando instalar uma TV em um suporte de parede, ligar uma churrasqueira e fazer uma cesta em um jogo de basquete, mas são mal sucedidos em todas as atividades. Em todo caso, na dúvida é melhor não fumar maconha e dirigir, em especial se você estiver no Colorado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Qual marca teria coragem de fazer piada no Twitter sobre a maconha do Colorado?

Atuar nas mídias sociais com senso de oportunidade tem se mostrado crucial para se destacar na multidão. Porém, muitas vezes as marcas exageram, e na busca de cliques a qualquer custo, publicam no Facebook, Twitter e afins mensagens completamente inadequadas.

Sendo assim, qual grande empresa teria coragem de brincar com a recente liberação da maconha no Colorado, Estados Unidos? Sugerir isso para algum cliente certamente causaria imediatos olhares de reprovação, mas a Ben & Jerry’s fez, e fez de forma brilhante.

A marca de sorvetes, que pertence a Unilever, publicou no Twitter uma mensagem bem humorada:

“BREAKING NEWS: Ouvimos relatos de que Ben & Jerry’s esgotou nas lojas do Colorado. O que aconteceu?”

A brincadeira rendeu até agora quase 5 mil retweets.

/foto de destaque por Getty Images

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Comercial de TV defende a legalização da maconha em Washington

Esse poderia ser apenas mais um dos infindáveis comerciais de baixo custo com um discurso qualquer. Porém, aqui não estamos tratando de criatividade, e sim do tema.

Essa campanha publicitária que está sendo veiculada em Washington, EUA, defende a legalização da maconha, a tempo de uma votação que acontecerá no estado no fim do ano.

Uma mãe olha para a camera e defende a descriminalização da droga, e que o governo passe a regular a taxação do produto. Ao invés do dinheiro ir para gangues, se transforma em investimento em educação.

A proposta de mudança no Código Penal brasileiro não chega a tanto, apesar da tentativa de liberar o uso pessoal, mas o que me chama atenção é o tema ser discutido tão abertamente em Washington, com comerciais na TV e discurso claro. Certamente, tal abordagem seria vetada pelas emissoras daqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement