Apple celebra os 30 anos do primeiro Macintosh

Há 30 anos, a Apple lançava seu primeiro Macintosh – “o computador que mudou tudo” – e, para comemorar, a empresa lançou uma linha do tempo que reflete os principais usos de suas máquinas nos anos seguintes.

Cada modelo é representado por um profissional diferente, nas mais diversas áreas criativas, contando como o Mac mudou sua forma de trabalho.

Os visitantes do site apple.com/30-years são encorajados a contar qual foi o seu primeiro Mac e qual uso deu para o computador. Com esses dados, a timeline apresenta gráficos em tempo real. Nos primeiros anos, os Mac’s eram utilizados para educação e processamento de textos. Atualmente, email e internet dominam, obviamente.

Mac 30 Years
Mac 30 Years
Mac 30 Years
Mac 30 Years
Mac 30 Years

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográfico: The Evolution of Digital Advertising

Em 1987, a Apple apresentou ao mundo o HyperCard, a primeira ferramenta multimídia universal de sucesso antes da World Wide Web. O lançamento do aplicativo criado por Bill Atkinson para o Macintosh é apontado no infográfico produzido pela Pointroll como o início a era da comunicação digital. The Evolution of Digital Advertising mostra como a propaganda teve de evoluir ao longo das últimas 3 décadas para criar formatos mais envolventes, em múltiplas plataformas, tornando a comunicação entre marcas e consumidores mais dinâmica.

Ao longo dos 25 anos aqui contados, podemos lembrar do lançamento do Photoshop 1.0, em 1990, a criação do QR Code no Japão, em 1994, a popularização dos blogs e redes sociais, o Google, Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e Pinterest

Algumas datas aí me pareceram incorretas, mas de qualquer maneira, vale a pena dar uma olhada no processo evolutivo e, quem sabe, arriscar alguns palpites do que vem por aí. Alguém?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


A evolução das barras de rolagem

Elas já foram de tudo quanto é jeito e há algumas que nunca chegamos a conhecer de verdade. Outras, têm feito parte de nossa vida há tanto tempo, que quando passam por algum tipo de transformação, é impossível não notar. Estamos falando das barras de rolagem – ou scrollbars, se você preferir.

A história começa em 1981, com o Xerox Star, segue com o icônico Macintosh, em 1984, e Windows, em 1985, passa pelo NeXTstep (1989), até o OS X Lion, em 2011.

É divertido ver como elas foram mudando, não só na forma, como também no propósito. Se no começo as barras de rolagem serviam para movimentar a tela, hoje em dia são poucas as pessoas que as usam para isso, deixando-as apenas como uma guia.

[Via]

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement