Cisco mostra como tudo mudará com a “internet de todas as coisas”

A Cisco lançou, recentemente, o manifesto Internet of Everything para mostrar como será o futuro com a “internet de todas as coisas”, quando a tecnologia não apenas ajudará a formatar a maneira como vivemos, mas irá se inserir de maneira ainda mais essencial em nosso cotidiano.

Para se ter uma ideia de como será isso tudo, a Goodby Silverstein & Partners assina a criação do comercial Circle Story, que começa e termina da mesma maneira, em uma casa, com um gato de estimação. Pode ser hoje, amanhã ou daqui a 10 anos, o que importa é como a tecnologia preenche o dia a dia da família que vive ali.

A produção é da Biscuit Filmworks.

cisco cisco1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma plataforma de comparação de dispositivos e tecnologias ruma à “Internet das coisas”

Stephen Wolfram, cientista que deu vida ao Wolfram Alpha, apresentou recentemente seu novo projeto: Wolfram Connected Devices Project.

Um repositório para informações sobre dispositivos que se enquadram na tendência “Internet das coisas”, o site trabalha com um banco de dados que rastreia questões como tamanho, preço, peso e especificações de produtos eletrônicos variados, de um monitor de coração à aparelhos GPS.

As especificações dos dispositivos podem ser rapidamente comparadas ao buscar por nomes e marcas no sistema Wolfram Alpha, sendo possível também procurar por rankings de dados específicos.

Por enquanto, são cerca de 300 dispositivos detalhados na plataforma.

O número prevê crescimento, principalmente com a introdução do próximo projeto do cientista, o Wolfram Data Framework, um modelo matemático para lidar com comparações de quantidades físicas e suas unidades.

Outro avanço no projeto marcado para acontecer é a utilização do sofisticado sistema de apresentação visual e inteligente de busca nos resultados.

wolfram1
wolfram2

Além deste primeiro passo dado com o lançamento em beta, o projeto tem por objetivo futuro oferecer uma visualização de todos os tipos de dispositivos, não somente em comparação, mas de forma conectada e integrada, usando os artifícios da Wolfram Language.

wolfram3

O próprio Wolfram sugere um futuro onde cada dispositivo tem seu próprio driver que permitirá conectar-se com todos os outros dispositivos para, então, criar a verdadeira “Internet das coisas”.

Esperamos que isso revolucione não somente  a forma de se comparar coisas, mas também de fazer compra.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sistema permite transferir virtualmente a comida de um outdoor para outro como doação

Alguns dos desafios da propaganda sobre doação é o conflito entre outros anúncios com massivas mensagens de consumo que se encontram lado à lado, além da nada ágil necessidade de se discar um número para doar.

Pensando nisso, a Grabarz & Partner criou uma forma de facilitar esse processo para a United Nations’ World Food Programme: através do sistema Food Link para smartphone, é possível “transferir” a comida de um anúncio do supermercado, por exemplo, para aquele que pede a sua doação.

Este ato faz com que  usuário acabe doando o valor do preço daquela comida. Como resultado, o usuário recebe um vídeo de uma criança agradecendo sua ajuda.

Interagindo com a tecnologia NFC (Near Field Communication) e seus códigos colados nos posters dos anúncios, o sistema permite a união de dois mundos sem necessitar baixar qualquer aplicativo, tornando o ato mais interativo e, como resultado, mais recompensador.

FOODLINK-2
FOODLINK-destaque
FOODLINK-3
FOODLINK-1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hello Lamp Post! permite que pessoas interajam com objetos das ruas

Hello Lamp Post!, um projeto de arte que deixará a cidade de Bristol mais interativa, foi o vencedor do Playable City Award deste ano. Criado pelo estúdo de design PAN, de Londres, a ideia é convidar as pessoas a conversarem com os objetivos inanimados da cidade enquanto esbarram por eles.

Cada objeto terá um código único, identificável ao público. Por exemplo: caixas postais em Bristol terão um código de 6 dígitos, bancos de 7 e bueiros de 14.

Com isso, o usuário poderá enviar a mensagem “Hello + nome do objeto + seu código” para um número de telefone especial e o objeto instantaneamente ganhará vida, mandando uma mensagem de texto de volta ao usuário, com perguntas como “Onde estou?”, “Como eu me parece?” e “Qual a coisa mais interessante aqui por perto?”. As respostas serão armazenadas em um banco de dados, que alimentará novas perguntas.

HelloLampPost-2

“Eu amo os sussuros das ruas, humanizando nossa cidade cujos olhos e ouvidos agora tem voz. Uma conversa em evolução, nos conectando. Eles estavam lá o tempo todo!” – Imogen Heap, no site do projeto

O projeto, a ser lançado no meio deste ano, reflete o conceito de internet das coisas de maneira simplificada, transformando a forma como as pessoas interagem com o mundo físico e inanimado, apenas com uma mensagem de texto.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Estudo de caso: A geladeira movida a timesheet

Quem me acompanha no Twitter sabe que chega final de mês eu desando a reclamar da praga das grandes empresas: a hora de preencher timesheet. Todo mundo devia preencher o seu no fim do dia, mas sinceramente quem curte? Fundamental para o financeiro, obrigatório no regulamento interno mas provavelmente a coisa menos produtiva e criativa feita dentro de uma agência de publicidade. (depois dessa o pessoal do administrativo me manda pastar)

Na volta do SxSW 2011 — que falou muito sobre a abordagem errada que o pessoal dava para a gamificação — achei que um bom alvo para um projeto de brincadeirização seria o timesheet da JWT. Joguei o desafio para o Gustavo Soares, que meses depois faria o badalado curso da Hyper Island e apertou o challenge accepted. Não queríamos comunicar “preencha seu timesheet” como é a abordagem padrão, fazer cartazes, um jingle, um personagem caricato, o Joãozinho Que Não Preenche Timesheet e também não queríamos um vídeo engraçado no YouTube. Queríamos construir alguma coisa útil para o consumidor final.

Como o consumidor final éramos nós mesmos apelamos forte e bolamos que o incentivo final da brincadeira era, rá!, cerveja grátis. Se todo mundo preencher o timesheet a cerveja está liberada, o que ainda traz um elemento viralizante para a história, já que se o seu colega do lado não preencher o timesheet ninguém bebe. (a geladeira também tem refrigerante e suco)

Junto com o pessoal da Casa (que estava desenvolvendo o novo software de timesheet do Grupo JWT e também criando soluções divertidas para a plataforma) partimos para montar uma geladeira com um cadeado conectado ao banco de dados de horas. A geladeira usa um microcontrolador de tecnologia nacional mais simples e completo do que o Arduino (já vem com placa de rede, por exemplo) para falar com o servidor. Colado nela temos um tablet Android Positivo (nosso cliente) onde todo mundo pode ver o percentual geral. Para não ter que usar o wifi corporativo ainda colocamos um roteador dentro do gabinete. Coloquei no Slideshare as fotos da geladeira sendo hackeada.

Toda sexta-feira de noite, no bar da Mário Amaral e do Campus Curitiba a geladeira verifica se está todo mundo em dia com o carnê do Baú. O resto é bebedeira e alegria. De repente preencher aquele treco chato virou algo divertido e assunto nos papos dos corredores e do almoço. Criamos algo útil e geramos uma conversa entre nossos consumidores, mesmo que os consumidores sejam nossos colegas de trabalho. Com tantos incentivos e pescotapas dos colegas chegados numa cerveja gratuita já bebemos por conta da chefia por 2 semanas.

Na prática este é o meu primeiro projeto creative technologist de verdade, que serve para mostrar bem o espírito do cara que trabalha misturado com a criação na gênese da ideia e também traz uma visão diferente do tipo de coisa que pode ser feita. Espero que você leitor curta o projeto tanto quanto a gente curtiu fazer. E se não compartilhar este post com 7 amigos a Samara vai sair da geladeira da sua casa e te pegar.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement