I Love Whopper

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I Love Whopper é um aplicativo online criado pela Wysiwyg/Razorfish para comunicar o posicionamento ‘hot’ do famoso sanduíche do Burger King, o Whopper.
Através do aplicativo, a marca ajuda o usuário a seduzir quem ele mais gosta, com mensagens “calientes” e personalizadas.
É possível misturar vozes pré-definidas com sons e músicas sedutoras, e depois enviar a mensagem para o celular da pessoa indicada.

Sad! O aplicativo só está disponível na Espanha :(

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WikiTrends [2009-2010] Social Games

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Depois de um dos maiores experts em advergames no Brasil, Mitikazu Lisboa, indicar que o futuro será dos games integrados às redes sociais, coincidentemente surgiu uma notícia surpreendente: O Framville alcançou um número maior de usuários do que o próprio Twitter.

A cada semana, 4 milhões de novos usuários aderem a idéia de se tornar um fazendeiro virtual. As possibilidades de interação proporcionadas pelo mais famoso game social da história, criam também uma nova alternativa para as marcas começarem a investir neste tipo de conteúdo/plataforma, como ferramenta de marketing.

Uma coisa é fato: As pessoas não estão nas redes sociais só para conversar e trocar idéias, elas também querem se divertir.

Além do fenômeno Farmville, MafiaWars, Colheita Feliz e Café World também são ótimos exemplos de Social Games que estão explodindo de sucesso. Vale dar uma lida na entrevista feita com a sócia da Mentez, uma importante desenvolvedora de aplicativos para redes sociais. É, pessoal, não é à toa que a EA disponibilizou um de seus maiores sucessos para usuários do Facebook.

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WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências que, segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

Hugo Boss Experience: Season’s Greetings

A marca Hugo Boss criou uma fachada interativa que recorre à realidade aumentada para atrair potenciais clientes para o interior da loja. Quem passa na frente da loja da Hugo Boss na Sloane Square, em Londres, recebe pequenos cartões. Quando posicionados em frente a uma tela instalada na vitrine da loja, é exibida exibem uma mensagem de Natal em 3D e desfiles de moda da marca.

Quando a apresentação no exterior da loja termina, os consumidores são convidados a entrar. No interior da loja os clientes encontram outro expositor interativo que é ativado com o mesmo cartão. A outra face do cartão ativa um jogo de Blackjack cujo prêmio são gift cards no valor de € 56,00. Anúncios da HB nas revistas Shortlist e Stylist também vêm com códigos de realidade aumentada para os clientes usarem quando forem testar a experiência na loja.

A criação é da agência britânica Simon & John.

L’Oreal: Pore Calculator

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Até mesmo as consultas médicas começaram a migrar para o ambiente virtual.

Um exemplo é o Pore Calculator, um aplicativo online, inclusive para Facebook, que revela o número de poros dilatados de cada usuária. Desenvolvido pela McCann Erickson Cingapura, especialmente para a L’Oreal, o aplicativo é uma espécie de consultório de dermatologia virtual, onde as usuárias devem fornecer uma foto pessoal e dados como a altura e formato do rosto. Com base nessas e outras informações disponibilizadas, o aplicativo gera uma estimativa do número de poros dilatados.

Quem contabilizar o maior número de poros vai ganhar uma viagem para Tóquio com um acompanhante.

Apesar do sucesso (mais de meio milhão de poros contabilizados até agora, no total), A L’Oreal oferece prêmios para estimular a participação das mulheres. Dentre eles, uma viagem com acompanhante para Tóquio.

:: Via WeFind

Zappos chega ao meio impresso?!

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Sem dúvida uma notícia que contradiz com a realidade atual das mídias. A Zappos.com, recém adquirida pela Amazon e referência em todo mundo graças ao formidável sucesso de vendas com seu e-commerce, anunciou a produção de uma revista impressa.

Para não ser um ‘tiro no pé’, o plano inicial da Zappos é publicar e distribuir para seus consumidores cerca de 750.000 cópias de seu ‘catálogo impresso’, chamado Zappos Life, antes do Natal. Ou seja, se der certo, a marca vai continuar publicando suas revistas/catálogos sazonalmente em períodos próximos a outras datas especiais e estações distintas.

A Zappos Life terá um foco maior em moda e design, com destaques para produtos como bolsas, jóias, roupas, perfumes e, lógico, calçados, a grande coqueluche da varejista virtual.

O argumento pertinente do diretor de marketing da Zappos, é que “diferentes pessoas respondem melhor e/ou pior a diferentes meios de comunicação”, o que ainda é um fato presente nos hábitos de muita gente. Além do mais, a marca quer usar a reputação da sua qualidade de serviço como objetivo desta extensão.

A Zappos Life já está disponível na versão online, o que serviu de teste para os seus consumidores. Apenas a terceira edição será publicada no formato impresso.

Apesar da novidade, as compras continuaram sendo feitas apenas pelo site ou através de um nº de telefone impresso na revista. Qual a sua opinião?

:: Com fonte do BrandChannel e Zappos.com

Financial Review: Write Our Next Ad

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Para construir uma relação mais próxima e humana com seus leitores, o jornal Financial Review buscou no talento criativo das pessoas, uma boa idéia que se tornaria o anúncio oficial de fim de ano do jornal australiano de finanças.

O briefing era bem simples: criar um anúncio all type, afiado, inteligente e capaz de promover os benefícios da leitura regular, sem deixar de reforçar o peso da marca, uma grande líder do segmento.

Ao todo foram mais de 13 mil anúncios criados e enviados pelo site. O voto popular determinou o 1º e 2º lugar. Cada um recebeu uma caneta Mont Blanc, mas apenas o anúncio do 1º colocado será oficialmente publicado pelo Financial Review.

Sem querer entrar nos méritos do concurso, creio que este é um bom exemplo atual de como o crowdsourcing continua ativo e colaborando com os valores intuitivos de muitas marcas.

:: Via Springwise

Ford Fiesta Experience

Você se lembra da campanha Ford Fiesta Movement? Nas minhas duas últimas apresentações que fiz para os alunos do curso Ações inovadoras em comunicação digital, lá na ESPM, levei este case que, na minha opinião, é uma das grandes referências do poder das pessoas capazes de converter conteúdo espontâneo em atitude.

Durante 6 meses, 100 ‘agentes’ disseminaram pelas redes sociais suas opiniões sobre o novo modelo europeu do Fiesta, no qual eles haviam recebido para experimentar. Os números, publicados pela Ford, chocam por não ter havido absolutamente nenhum investimento em mídia tradicional. As mídias foram as pessoas.

Abaixo, alguns números da campanha:

  • 4,3 milhões de vídeos vistos no Youtube.
  • 500 mil fotos visualizadas no Flickr
  • 3 milhões de menções no Twitter
  • 50 mil potenciais compradores, sendo que 97% deles nunca tinha comprado um Ford até então.

Nesta semana, a Ford e suas parceiras, Team Detroit e Firstborn, lançaram o site Fiesta Experience. Nele é possível navegar por um buscador inteligente de todo conteúdo gerado pelos ‘agentes’ que testaram o carro (fotos, vídeos, tweets e etc). Você também vai encontrar neste site um fórum interativo para matar as curiosidades e questionar as pessoas que testaram o produto.

Durex Ora!: Sex Social Network

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No início da chamada ’social media’, as marcas entravam em redes sociais já existentes para publicar suas mensagens e criar suas comunidades. De um tempo pra cá, as marcas começaram a criar suas próprias redes sociais – segmentadas por temas específicos e tudo.
Uma delas é a Durex. A marca de preservativos revelou seus planos de criação de uma comunidade online global para que as pessoas compartilhem suas experiências sexuais.
Com o nome de Ora!, a nova iniciativa ’social midiática’ da Durex foi inicialmente lançada para um público exclusivo de convidados, que serão os beta-testers do serviço. A obrigação de cada um será reportar informações e opiniões sobre o serviço, antes que o Ora! seja aberto para o público geral, no próximo ano.

Carlsberg Xmas Tree

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Na Ásia, o aplicativo batizado de Carlsberg Christmas Tree, permite ao usuário do Facebook criar sua própria árvore de Natal virtual, e decorá-la com tags e mensagens de seus amigos. Quando mais ‘taggeada’ e compartilhada, o que significa mais amigos aderindo e adicionando o aplicativo, aumentam as chances de o usuário participante ganhar o concurso.

O vencedor do concurso vai ganhar uma festa de Natal privada, organizada pela Carlsberg. A marca vai gerir todo o entretenimento e o fornecimento de cerveja necessário para todos os convidados. A grande festa será na própria fábrica da cerveja, e terá, entre as hostess, modelos de fama internacional.  É ou não é um bom exemplo de gratificação ao engajamento dos usuários nas redes sociais?

Honda Friends

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Usar a internet para ouvir os consumidores é uma das grandes tendências da atualidade no mundo do branding digital.
Sem o mesmo requinte do MyStarbucks Idea, a Honda inaugurou seu canal online de relacionamento, o Honda Friends.

Idealizado pela SH&P, o Honda Friends é uma plataforma de CRM online e pesquisa para a Honda que dá a montadora feedback instantâneo sobre as principais questões levantadas pelos seus clientes do Reino Unido.

Em poucas semanas, o Honda Friends já atraiu cerca de 3 mil inscritos, que opinam e comentam sobre as suas experiências com os produtos e serviços da marca. Inquéritos filtrados pelos moderadores do canal são enviados periodicamente para os executivos da Honda. Dessa forma, a marca ganha novos aliados e satisfaz a demanda por uma tão desejada aproximação dos consumidores com a fábrica.

:: Via BrandRepublic

Big Mac Fanatic

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Até o final de dezembro, o McDonalds do Canadá vai realizar uma promo no Facebook bastante empolgante.
A partir de agora, ao se tornar fã da marca na rede social, o usuário será automaticamente cadastrado na fan page do concurso Big Mac Fanatic. Entre vários prêmios como o troféu Big Mac Fanatic, um gift card no valor de US$ 3733,60, que representa o valor aproximado de 1 Big Mac por semana durante 20 anos. Para ser o vencedor, o usuário precisa mostrar sua verdadeira paixão e fanatismo pelo saboroso sanduíche, tendo que fazer uploads de fotos e vídeos. Ele só não poderá se esquecer de convocar o maior número de amigos possível para que eles votem em seus uploads.

Sports Illustrated Tablet

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Discutimos algumas vezes sobre o futuro dos meios impressos, como revistas e jornais. Algumas inovações estão sendo experimentadas numa busca de instituir uma nova tendência, mas nada ainda se consolidou totalmente.
Nesta quinta me deparei com um vídeo feito pela TimesInc. e a The Wonderfactory.
O vídeo é uma simulação do que a TimesInc. acredita ser a grande vedete do futuro da mídia ‘revista’.
Famosos depois de despertar a atenção com o Kindle e o Nook, os tablets devem ganhar uma versão personalizada e exclusiva da revista Sports Illustrated.
Clipes de vídeo, conteúdo de marcas, games, compartilhamento de informações, publicidade interativa e muito mais poderá ser encontrado nesta nova plataforma. Confira o vídeo-demo a seguir:

:: Via AdAge e Wired.

VH1 Players

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Um formato de mídia novo na web, que não enche o saco e é divertido, acabou de ir ao ar pelas mãos da Almap BBDO.
O VH1 Players, criado para o canal VH1 – da MTV Networks, são skins que o usuário usa para cobrir o modelo básico de player do Youtube e de outros portais.
Você pode escolher um dos players no site da VH1, copiar e colar ali mesmo a url de um vídeo que gosta do Youtube e depois aplicar no seu blog ou página pessoal.
O usuário ganha um Michael Jackson dançando guitarra, ou um Angus Young tocando guitarra, ou uma língua do Gene Simons esticando a língua até o vídeo acabar.
O VH1 ganha uma imagem descolada e mídia de graça, muito cool, mensurável e nada intrusiva. Sem contar que os caras acabaram criando um formato comercial novo para a MTV. Tá bom ou quer mais?

The Cube Store, a ‘pop-up store’ da Nissan

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Após cativar os japoneses com o seu design arrojado, a terceira geração do Nissan Cube chegará à Europa no início do próximo ano.
Dentro de sua estratégia promocional, a Nissan está abrindo lojas temporárias, popularmente conhecidas como ‘pop-up stores’, em Londres, Paris e Berlim, desenhadas para refletir o curioso e moderno desenho do carro japonês.
Em todos os lugares onde a loja está instalada, haverá exposições de arte, festas, eventos e performances musicais, tornando-se um novo e experimental ponto de encontro entre consumidores e artistas, e um intercâmbio vivo entre o ocidente e o oriente.
As ‘pop-up stores’ foram desenhadas por famosos arquitetos e decoradores europeus, e os carros, expostos nas “Cube Stores’, se impõem como uma peça de arte, muito mais do que um simples automóvel.

Os consumidores podem conhecer a agenda e todas as festas, além de poder colaborar com a programação das ‘pop-up stores’ através do site: www.cubelist.co.uk.
Assista abaixo uma vídeo-reportagem direto da inauguração da loja londrina:

Mais do que agregar vendas, o principal objetivo das ‘pop-up stores’ é gerar buzz em torno da marca. Elas não só chamam a atenção da mídia, como criam um novo entusiasmo e proporcionam uma nova experiência ao consumidor. Em um molde parecido de ‘brand experience’, a Knorr também começou a apostar em seus espaços físicos.
Este tipo de iniciativa também é utilizada para demonstrar um sinal de vitalidade e inovação ao mercado.
Geralmente as pop-up stores são criadas para lançar uma nova coleção ou vender produtos em edição limitada.

Natal Bauducco

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Simplesmente espetacular o novo trabalho do qual parece ser fruto da parceria Almap BBDO + Colmeia. Não é puxa-saco não. É que os caras destroem mesmo. E, dessa vez, brilharam muito com o hotsite do Natal Bauducco. Se você estiver esperando por um espaço virtual com informações e imagens sobre panetones e produtos da marca, esqueça. O novo hotsite é um fantástico ponto de encontro e você e o bom velhinho. Lá você pode participar da historinha, brincar e interagir com o simpático Noel. Experiência, interatividade e conteúdo sem perder um “pingo” dos valores da marca Bauducco, que sempre esteve muito ligada ao Natal. Se eu fosse você não deixava de conhecer o projeto que te faz voltar a ser criança :) Parabéns, @AlmapBBDO e @Colmeia.

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Air New Zeland: Jump Seat

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Muito antenada, a companhia aérea neozelandesa aposta agora no entretenimento e na interatividade com o Jump Seat, um jogo para Facebook que, da mesma forma que o “movimentado” Farmville, propõe que os usuários compartilhem recursos entre si para obterem mais pontos. Neste caso, no entanto, a tarefa é administrar um avião, e não uma fazenda. Ao invés de se vestir de agricultor, o usuário terá que vestir um uniforme de comissário de bordo. Depois é só criar um avatar personalizado e escolher o destino.

Antes de começar a realizar o download do jogo, os usuários são convidados a visitar uma página de ofertas, o que poderá ajudar a companhia a impulsionar as vendas de passagens.

:: Via WeFind.

Amstel | Interactive Bus Stops

Os abrigos de ônibus voltaram a ficar tediosos depois que acabou o ‘Aberto de tênis de Valência‘. O fato é que a marca de cerveja Amstel, patrocinadora oficial do torneio, instalou uma tela em alguns abrigos que permitia assistir os jogos do torneio ao vivo e jogar um game / simulador de tênis em tempo real. Ambas as finalidades eram permitidas devido a um sensor de movimento instalado nos mobiliários, que habilitava rapidamente assim que se aproximava uma pessoa.

O único resultado reportado até agora é a enorme mídia espontânea alcançada – principalmente por ter sido considerado o 1º uso de sensores de movimento em abrigos de ônibus do país.

Nike Interactive Video

Olha a Nike testando o vídeo interativo. Seria esse o futuro do e-commerce e do vídeo online?

Volvo C30 DRIVe around the world

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A Volvo surgiu com um concurso chamado DRIVe Around the World, que aproveita o poder das redes sociais e a tendência da preocupação das marcas com a sustentabilidade. O concurso desafia as pessoas a conduzir virtualmente um Volvo C30 numa volta ao mundo virtual em 80 dias, usando apenas seus amigos do Facebook. A montadora vai doar 15.000 euros, em nome da equipe vencedora, para um projeto de compensação de carbono promovido pela www.myclimate.org.

DRIVe Around The World é um jogo baseado na filosofia de que qualquer pessoa é conectada ao resto da população do mundo por apenas seis graus de separação. A Euro RSCG 4D da Suécia, agência que encabeçou a criação do projeto, postou um vídeo-trailer do concurso. Confira abaixo e entenda melhor a mecânica do jogo:

:: Via AutoEvolution.

Emirates iLingual App

Sempre costumo frisar que a tecnologia jamais substitui as boas idéias. Portanto, para modernizar destacar a marca, não é só sair por ai e criar um aplicativo de iPhone ou uma ação utilizando Realidade Aumentada. É necessário agregar algum tipo de serviço relevante que faça com que determinado investimento não caia tão rapidamente no esquecimento do usuário/consumidor.
Um novo e bom exemplo disso é o iLingual, um aplicativo gratuito de iPhone recém criado pela companhia aérea Emirates.

Como o próprio nome sugere, o aplicativo traduz frases para facilitar a vida dos turistas que viajam pelo mundo.
Basta baixar o aplicativo, tirar uma foto da própria boca e escolher uma voz masculina ou feminina. Em seguida o usuário escolhe uma das mais de 400 frases à disposição e interage colocando o telefone na frente da boca. Tem tradução inglês-francês, inglês-alemão e inglês-árabe.

Embora não seja uma funcionalidade muito nova, ela é pertinente e capaz de beneficiar muita gente por aí. Ponto pra Emirates ;-)

:: Via Creative Social Blog