Documentário da PBS traz imagens inéditas de Jimi Hendrix

PBS disponibilizou online, por tempo limitado, um documentário que reúne imagens inéditas de Jimi HendrixHear My Train A Comin’ traz filmagens caseiras e de shows feitas pelo próprio guitarrista e o baterista Mitch Mitchell, além de fotografias, desenhos e cartas de família que ajudam a recontar a trajetória do genial músico.

Isso inclui o começo em Seattle, o trabalho ao lado de estrelas do R&B como Little Richard, Joey Dee e Isley Brothers – quando era apenas um músico desconhecido -, o sucesso meteórico da Jimi Hendrix Experience, a construção do Electric Lady Studios, a participação de Hendrix no Miami Pop Festival, em 1968, e seu último show na Alemanha,12 dias antes de sua morte em 18 de setembro de 1970, aos 27 anos.

Hear My Train A Comin’ também traz depoimentos de pessoas próximas ao guitarrista, como Linda Keith – a namorada que apresentou Hendrix ao empresário Chas Chandler -, Faye Pridgon, Colette Mimram – responsável pelo visual do artista -, Paul McCartney, os músicos Noel Redding, Mitch Mitchell, Billy Cox e o engenheiro de som Eddie Kramer, entre outros.

Produzido pela Fuse Films e THIRTEEN, em parceria com a WNET, o documentário faz parte da série American Masters. A criação é de Susan Lacy, com direção de Bob Smeaton – que tem em seu currículo projetos como Jimi Hendrix: Voodoo Child, Hendrix: Band of Gypsys, Hendrix 70: Live at Woodstock, Festival Express e The Beatles Anthology. 

A PBS não informa por quanto tempo o documentário ficará disponível online, apenas que será por um período limitado. Em inglês, sem legendas. Imperdível.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Guitarras legendárias, segundo Federico Mauro

Primeiro foram os óculos. Depois, os sapatos. Agora, o designer italiano Federico Mauro acrescenta às coletâneas de objetos famosos elas, as guitarras. De Chuck Berry a Paco de Lucia, passando por Kurt Cobain, Angus Young, Slash e Django Reinhardt. E tem Randy Rhoads, John Lennon, George Harrison, Jimi Hendrix, Brian May e tantos outros guitar heros do blues, jazz e rock.

As séries visuais Famous Eyeglasses, Famous Shoes e Famous Guitars são definidas pelo designer como um projeto pessoal, no qual ele tem a oportunidade de melhorar seu estilo e aprender a apreciar as preferências de outras pessoas. Para o público em geral, que tem acompanhado este projeto, é uma oportunidade de se divertir testando seus conhecimentos de cultura pop.

Com as guitarras, o nível de dificuldade sobe, apesar de grande parte dos instrumentos já ter entrado para a história junto com seus respectivos donos. Diferentemente das outras coleções, formadas apenas por imagens, Famous Guitars conta com um vídeo, no qual as imagens são acompanhadas pela trilha sonora correspondente. Se você curte rock ou música em geral, não deixe de apertar o play.

3 2 1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Guitar Poster

Em tempos em que tudo parece ser produzido em massa, chega a ser inspirador ver gente que ainda se dedica à produção artesanal e personalizada das coisas. Um exemplo deste tipo de trabalho é a luthearia, a arte de criar instrumentos musicais de corda praticada pela mineira Kian Guitars. Para traduzir este conceito de produto personalizado, a RC Comunicação desenvolveu o The Guitar Poster, um poster de madeira de reflorestamento que funciona como uma guitarra de verdade.

A manufatura do The Guitar Poster foi registrada em um belíssimo vídeo, que apesar de lembrar alguns filmes da Jack Daniels, como The Whiskey Drumtem sua própria personalidade.

kian

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

JAM with Chrome

Google Chrome lançou semana passada o “Jam with Chrome”, um site sensacional onde você pode tocar música online com seus amigos. Na teoria, é a idéia repetida que eles já tinham mostrado no próprio Google com aquele “Doodle” do sintetizador. Mas na prática a brincadeira ficou séria.

Agora você pode escolher diversos tipos de instrumentos diferentes. Além disso convidar até 3 amigos para fazer uma JAM ao vivo, cada um tocando um instrumento! =)

Destaque para o modo “Pro” onde o teclado do seu computador vira praticamente um instrumento musical.

 

O site, além de lindo, é impecavelmente bem produzido. E o vídeo de lançamento com o Keyboard Cat é simplesmente genial. Se divirta!

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Disco novo do Tragically Hip traz a banda de volta aos velhos tempos

Os veteranos do Tragically Hip – ou simplesmente The Hip, para os íntimos – voltam com tudo em seu décimo-terceiro álbum. A mesma força que os consagrou ressurge em Now For Plan A, e mostra Gordon Downie e cia. em plena forma, mesmo depois de quase 30 anos de estrada.

Joia rara do rock canadense, o The Hip abusa dos pedais vintage de guitarra e faz um rock n roll cru, levemente sujo e muito, mas muito bom. Ao mesmo tempo em que suas melodias são urgentes e poderiam muito bem habitar um disco de punk-rock, elas também têm o vigor dos mais grandiosos hinos do pop/rock.

Os refrões são irresistivelmente diretos. Não tem firula, não tem enrolação.

É como um tapa na cara. A música chega, te dá um cutucão e quando você vê, já está lá totalmente resolvida e precisamente amarrada. Essa sábia economia é o que lapida bons insights e os transforma em pequenas pérolas.

O Tragically Hip exercita sua maestria no assunto e entrega um álbum digno de uma banda experiente, calejada, que sabe o que faz e – mais importante – se diverte com isso e exibe sua malandragem com orgulho.

Aqui você ouve 3 faixas. No site dos caras dá pra ouvir o disco inteiro. Divirta-se!



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


His shadow days are over: John Mayer

Após um ano turbulento, John Mayer está de volta com seu aguardado álbum novo. Por conta de um câncer na garganta, ele teve que atrasar o lançamento de seu disco. Mas John Mayer não se deixou abater e enfrentou a situação com paciência e ânimo.

E driblou o medo da gravidade do seu problema – e o trauma da separação com Jennifer Aniston – transformando sua angústia em belas canções. O primeiro resultado dessa reflexão é Shadow Days, o primeiro single do novo álbum (que tem data de lançamento prevista para 22 de maio).

Na música nova, ele se permite a auto-análise:

I’m a good man with a good heart
Had a tough time, got a rough start
And I finally learned to let it go
Now I’m right here, and I’m right now
And I’m hoping, knowing somehow
That my shadow days are over

Esperamos que sim.
A letra pode ser sobre Jennifer Aniston, sobre sua doença, sobre qualquer outro problema que ele tenha enfrentado. O que importa é que ele sabe transformar suas experiências em boa música.

No site oficial dele você vê o video que está abaixo e faz uma viagem de carro pelos EUA. Se todas as músicas novas forem tão bonitas quanto a capa do CD, então John terá feito um retorno triunfal.

Depois de tantos shadow days, ele merece.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Guitar Heroes, Legends, Gods and their motherf***ing solos!

Pegando carona no Braincast guitarrístico de hoje, separei algumas músicas cujos solos são memoráveis, pra gente relembrar.

Em tempo: não é, ABSOLUTAMENTE, uma lista de melhores solos ou meus solos preferidos ou qualquer categorização. São apenas e tão somente alguns belos solos para ajudar você a passar melhor esta tarde de terça-feira.

Aumente o volume e não resista se tiver vontade de fazer sua “air guitar” no meio do expediente.

\m/

Van Halen – Hot For Teacher

Pink Floyd – Time

Jimi Hendrix – Voodoo Child

Jimmy Page – Stairway to Heaven

Joe Pass – Summertime

Eric Clapton – Crossroads

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Braincast 11 – Guitarra: Do Instrumento ao Ícone

No programa 11 conversamos sobre o nascimento e a importância da guitarra, um dos instrumentos (se não o mais) emblemáticos na música. Falamos um pouco sobre a evolução dos equipamentos, o nascimento da parte elétrica, as primeiras fabricantes, e claro: sobre o universo de músicos inovadores e brilhantes que souberam aproveitar ao máximo todas as possibilidades.

Carlos Merigo e Saulo Mileti receberam três ilustres convidados para essa edição do programa: Bento Araújo (jornalista e editor da revista PoeiraZine, do PoeiraCast e também autor de matérias para a Roadie Crew, Rolling Stones e O Estado de São Paulo; Felipe Cotta (publicitário, colaborador do B9 e apaixonado por música); Guga Mafra (publicitário, guitarrista e apaixonado por luthieria).

Faça o download ou dê o play abaixo:

[2m40] Comentando os Comentários
[59m00] Esse Eu Indico
[1h07m00] Qual é a Boa

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement