Volkswagen | Soccer Blocker

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Desde 2008, a VW patrocina a Liga Júnior do Campeonato Holandês de Futebol. E para reforçar a sua presença entre os jovens talentos do país, acabou de lançar um advergame online baseado no mesmo mecanismo do pinball, aquele tradicional brinquedo que há décadas diverte crianças e adultos do mundo todo.
Idealizado pela Achtung!, o advergame “Soccer Blocker” permite que os usuários joguem simples amistosos ou participem de campeonatos com seus colegas e outros internautas, podendo concorrer a diversos prêmios, entre eles um Nintendo Wii e um PSP.

Peço desculpas por compartilhar um game tão viciante em plena segunda feira /o\

Reebok libera download grátis de game

Parece que a Reebok ouviu os últimos mandamentos do editor da Wired, Chris Anderson.
A marca está oferecendo gratuitamente o DLC (downloadable content) “AFL Legacy Pack” de Madden NFL 10.
O jogo é um dos mais novos lançamentos da Eletronic Arts, que comemora os 50 anos da liga profissional de futebol americano dos EUA, a NFL, e atualiza o núcleo do game com uma série de uniformes antigos e uma filmagem mais “retrô”.
Para baixá-lo, a Reebok disponibilizou um site onde o usuário se cadastra para conseguir um código de acesso ao download gratuito.
O DLC custa originalmente 6,99 dólares em lojas virtuais do Xbox Live e PlayStation Network.

:: Via Joystiq

Visa cria online game educativo

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Nos últimos anos a Visa tem apresentando diversos projetos, campanhas e promoções relacionadas ao futebol, tanto é que a empresa é uma das principais parceiras da FIFA na Copa do Mundo 2010. Com a intenção de ensinar para as pessoas alguns conceitos sobre finanças pessoais através do futebol, a Visa lançou em todo mundo o Financial Soccer, um video game online educativo e interativo com questões de múltipla escolha, que testa o conhecimento de educação financeira dos usuários à medida que eles avançam no jogo. O Financial Soccer tem uma meta de atingir 10 milhões de pessoas em todo mundo, inclusive do Brasil, país onde o game foi lançado no dia 15 de setembro.

Dexter The Game

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Dexter The Game” para iPhone já está disponível no iTunes, aqui, antecipando e promovendo a 4a temporada que estréia no dia 27 de setembro, pelo menos nos Estados Unidos.

Fundamentado em 3D, o game recria a aventura do assassino favorito da América, só que com uma única diferença: a participação e o envolvimento do usuário.

O game: nele, o usuário ajuda Dexter a escolher suas vítimas salvaguardando sempre a sua identidade, analisa cenas dos crimes, descobre provas e usa táticas de ação e espionagem muito instigantes. Dependendo de pontuação, o usuário que tiver um desempenho mais desejável poderá participar das gravações da 5a temporada, e, ainda, ser convidado para almoçar com o escritor da série, Jeff Lindsay.

:: Mais detalhes e regras do jogo podem ser vistos em www.dexterthegame.com

Update: Qual o advergame mais antigo do mundo?

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Se você também nasceu nos anos 80, vai se lembrar um pouco do Mc Kids. Ele foi um famoso game de console que o Mc Donald’s lançou no início dos anos 90, especialmente para a plataforma NES.

Embora houvessem algumas controvérsias em relação a influência do game sobre os hábitos alimentares do jovens consumidores, ele se tornou um sucesso de vendas. Foi levado para a Europa, lá chamado de Mc Land, onde também sumia das prateleiras rapidamente, chegando a ser adaptado para PC (MS-DOS) e até Game Boy.

O caso do Mc Kids reverte a defesa de muitos especialistas que afirmam que o advergame é uma “nova mídia“. Até mesmo seu maior concorrente, o Burger King, se posiciona entre os principais benchmarks quando o assunto é advergame. Vide os jogos que eles vendem sob a plataforma Microsoft Xbox.

Hoje, dificilmente você vai entrar em um site de algum produto voltado para crianças e adolescentes, e não se deparar com um joguinho online. O mesmo acontece hoje com mobile applications de muitas marcas. Isso significa que o negócio virou commodity. Inovador foi o pessoal do Mc Donald’s, que instituiu uma ferramenta pouco ou quase nada utilizada pelas marcas como uma estratégia de marketing, naquela época.
Sendo assim, olhamos para trás e vemos que a inovação propriamente dita precisa ser revista e repensada pelas marcas e suas consultoras.

:: UPDATE ::

Depois de vasculhar mais um pouco sobre o histórico dessa plataforma, e receber algumas dicas de leitores, resolvi atualizar o post com a ordem cronológica dos primeiros advergames da história – que se tem registro. Veja na sequência:

Pepsi Invaders (1983)


Este foi um jogo de Atari criado pela Coca-Cola. A mecânica era semelhante ao do Space Invaders, só que os aliens eram substituidos por letras que completavam a palavra Pepsi.

Yo! Noid (1990)

Lançado em 1990, o Yo! Noid era um joguinho de aventura, onde o personagem principal era o Noid, mascote da Domino’s Pizza. O manual do jogo vinha com um cupom de desconto de 1 dólar da Domino’s.

Mc Kids (1991)

Dicas do Flavio Serpa, Orlando Callegari e Ricardo Guimarães.

Nintendo cria praia artificial em plena Times Square

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Com o calor que faz em Nova Iorque neste intenso verão que atinge o hemisfério norte, os residentes e turistas da cidade aproveitam a iniciativa da Nintendo para promover o seu novo jogo Wii Sports Resort – uma praia no meio da Times Square.
Areia de praia, uma piscina, espreguiçadeiras, palmeiras artificiais e vários consoles para passar o tempo compensado pelo tráfego estressante da Big Apple, fazem parte desta grande intervenção. Os que por lá passam podem escolher entre 12 atividades similares as do Wii Sports Resort: tiro com arco, basquete, canoagem, frescobol entre outras.A Nintendo garante que também está utilizando o espaço para testar novas tecnologias de jogabilidade em massa e outras técnicas que futuramente poderão ser implantadas pela empresa japonesa.

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:: Via Kotaku :: Créditos Fotos (Flickr)

Pôster oficial de Vancouver 2010

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A Copa do Mundo da África do Sul não o único grande evento esportivo que vai rolar ano que vêm. Em Vancouver, no Canadá, está havendo os últimos preparativos para hospedar o XXI Jogos Olímpicos de Inverno. O evento, que será realizado entre os dias 12 a 28 de fevereiro, ganhou agora um cartaz oficial. Pela primeira vez na história do COI (Comitê Olímpico Internacional), o pôster dos Jogos Olímpicos é interligado com o pôster dos Jogos Paraolímpicos. O pôster conserva, ainda, a folha estilizada da bandeira oficial do Canadá, que representa as folhas de uma árvore típica canadense.

E para dar continuidade a campanha de divulgação dos jogos, a Sega anunciou em seu blog a produção de Vancouver 2010 – The Official Game. O jogo será lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 em 2010, na mesma época dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno. Confira abaixo o trailer de estréia do game oficial: Vancouver 2010:

:: Via Posted Sports

Publicidade em games: alguns números

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Não é nenhum segredo que os jogos se tornaram ainda mais populares entre os consumidores que procuram maneiras de se divertir durante a recessão, principalmente nos Estados Unidos.
Uma recente pesquisa da PricewaterhouseCoopers sugere que publicidade em games crescerá, anualmente, cerca de 13% durante os próximos cinco anos.
A publicidade em games, que gerou USD 30 milhões na América do Norte em 2004, vai chegar a USD 886 milhões este ano e saltar para USD 1,4 bilhões em 2013, segundo a PwC.
Embora a Nintendo ainda não permita publicidade em seus jogos, de acordo com a PwC, a Sony começou a permitir a publicidade em alguns jogos durante meados de 2008. Já a Microsoft tem colocado anúncios em seu Xbox 360 há algum tempo, e abre cada vez mais espaço para este tipo de plataforma. Bons ventos fluindo neste mercado. E muito do mérito se deve ao IAB (Interactive Advertising Bureau) que está sempre analisando, pesquisando e apresentando métricas e guias sobre o universo interativo. Dias atrás eles anunciaram um novo guia de regras especial para a ferramenta In Game Ad. Nossa missão é torcer para que essa tendência chegue o mais rápido possível e com mais força aqui no Brasil.

WWF & Canon | Planet Protector

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Conscientizar jovens e crianças sobre perigo da não conservação do meio-ambiente é uma tarefa bastante complicada, mas não deixa de ser também uma razão para se utilizar muita criatividade.

Essa foi a tarefa da WWF que, em parceria com a Canon, conseguiu utilizar a plataforma de um game online a fim de colocar os usuários dentro de uma lúdica história. O mecanismo é simples: o usuário define seu personagem (menino ou menina) e depois começa o combate com três monstros. Cada inimigo representa algum tipo de causador dos problemas ambientais: Pollution, CO2 e Energy. Porém, para prosseguir no combate o usuário terá que responder perguntas ligadas à questões de meio-ambiente, sustentabilidade e afins. Algo parecido com o bem sucedido Greenpeace Weather. Se lembram?

Esta campanha é baseada na China, e foi concebida pela Ogilvy Beijing e North Kingdom.

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:: Planet Protector

www.delightearth.org/en

:: Via Webbservige

Iron Maiden | Flight 666 (Advergame)

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Independente de se eu gosto ou não de uma banda ou um músico específico, tenho o costume de comentar sobre o que está sendo feito em relação à comunicação, tecnologia e interatividade para promovê-los. Ontem falei no INvertido sobre o campeonato de Realidade Aumentada que tá rolando entre os fãs do rapper americano Eminem. Já hoje, aqui no ADivertido, pra sair um pouco da “caixa” com anúncios, campanhas e hotsites legais, escrevo sobre o advergame que a EMI lançou para promover o lançamento do DVD de “Flight 666“: um filme-documentário que mostra o início da turnê “Somewhere Back In Time“, do sexteto Iron Maiden, descrita como a “mais ousada da carreira do Iron Maiden”.

O game é uma simulação onde o usuário é o piloto do Boeing 757, chamado “Ed Force One“, customizado com o logo da banda, e guiado pelo vocalista do grupo, Bruce Dickinson, que é piloto profissional. É como se fosse o mesmo Boing que levou a banda nesta turnê.

Conforme o jogador vai avançando no jogo, trechos do filme vão sendo destravados. Boas pontuações também podem dar ao jogador alguns prêmios. Se você ficou curioso para saber mais sobre o “Flight 666″, assista o trailer:

Coca Cola | In-game advertising mobile

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Foi anunciada agora a ampliação da parceria entre produtora games Gamevil, de Los Angeles, com a Coca-Cola Company.

Uma das novidades é a nova versão do jogo Baseball Superstars para iPhone e iPod Touch. O jogo inclui anúncios da Coca Cola em todo estádio em que o jogo se passa, conforme pode ser visto na imagem acima.

Diferente do advergame, o In-game advertising não é um jogo baseado no contexto de uma marca. Na realidade, in-game advertising são anúncios de uma marca veiculados em um jogo produzido e criado por terceiros.

A série Baseball Superstars já vendeu mais de 9 milhões de cópias a nível mundial, e é vista pela Coca Cola como uma valiosa plataforma de interação – ainda mais agora onde a mobilidade está sendo considerada um importante meio para aderir ao dia-a-dia dos consumidores. Veja na sequência uma demonstração do novo Baseball Superstars Mobile:

:: Via MobiAD

Volkswagen Golf GTI Project (Advergame)

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Putz, mais um advergame de corrida?! Calma, o que a Volkswagen e a Tribal DDB acabaram de apresentar não é só mais um manjado game de corrida comum subsidiado por uma marca, como estamos acostumados a ver por aí. O que foi lançado agora, especificamente para promover o novo modelo do “tunado” Golf GTI  no Reino Unido, é m jogo que utiliza a mesma plataforma de uma corrida de autorama, só que online e em flash. É uma experiência um pouco diferente, e que vale a pena ser testada. Vou dizer que viciei bastante nesse domingo.

Mas cuidado! Por simular uma corrida de autorama, fique atento com a alta velocidade. Quando vc menos espera, já é tarde demais. Compartilhe comigo depois sobre o que achou do jogo ;-)

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:: www.gtiproject.com

:: Via Mastercom e Direto do Forno

Pearle | The Steamy Room

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A mensagem aqui é bem simples: às vezes é melhor usar lentes de contato ao invés de óculos! Esse é o conceito da divertida brincadeira interativa apresentada pela ótica belga Pearle. A ótica vende lentes e óculos de todos os estilos, mas neste caso, a prioridade é mostrar que a nova tecnologia implantada em suas lentes não deixam que elas embacem com o vapor – diferente do que acontece normalmente com os óculos.

The Steamy Room: Escolha um personagem (uma mulher ou um homem) e vá desembaçando a lente do óculos para poder ver o que se passa diante de você. É instigante e sensual ao mesmo tempo. No final da brincadeira você ainda pode montar um e-card colocando sua foto no meio das lindas garotas (ou dos garotos), e mandar para um amigo.

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Doritos Dodgeball Challenge

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Realidade aumentada no Brasil, ações de CGC (Conteúdo Gerado pelo Consumidor) nos Estados Unidos e, agora, um real-time-game no Reino Unido. Esse é o perfil hardcormente fantástico que Doritos está traçando para ser percebida como uma marca de atitude e cheia de vitalidade. Este último, no Reino Unido, também promete gerar aquele enorme “buzz” que só Doritos consegue gerenciar.
Através de um hotsite, os usuários podem ter o controle sobre canhões que cospem bolas em máquinas colocadas no centro de um ringue. Tudo está acontecendo em tempo real. Durante todo este mês de maio, apenas os britânicos poderão desfrutar dessa mecânica interativa.Acompanhada por aplicativos no Facebook e outros perfis em redes sociais, como no Twitter, por exemplo, a ação Doritos Dodgeball Challenge começou a movimentar todo o Reino Unido, prometendo dar prêmios em dinheiro a quem alcançar as melhores performances. Abaixo, você assiste o vídeo promocional que divulga a competição virtual:

Tks, @fwa

Colgate + MTV Advergame

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Juntamente com a MTV holandesa, a Colgate lançou um advergame online dentro do portal da principal emissora musical do planeta. O advergame, batizado de “Style with a Smile” brinca com dois personagens: um homem e uma mulher. Ao escolher um dos dois, o usuário terá que agradar o parceiro(a) com uma dança personalizada e seu sorriso.

Mesmo sendo divertidinho, eu enjoei um pouco desses advergames que utilizam um formato de jogo onde é necessário utilizar o teclado para acompanhar os movimentos. Pepsi, Coca-Cola e Fanta já fizeram isso.

Enfim, Colgate MaxWhite é o produto que personifica o jogo virtual. A proposta da Colgate é aumentar o share entre os jovens holandeses, uma vez que a marca vem sendo cada vez mais associada ao público adulto.

:: Dica do Up2udesign

Toyota iQ | Inteligência Emocional

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Assim como o MINI e o Smart, o Toyota iQ também se posiciona como um compacto “cool” e moderninho, um grande fator que faz com que seja utilizado meios de comunicação mais atrelados ao público de espírito jovem e “conectado”.

Depois de criarem um ótimo advergame para divulgar o automóvel no Reino Unido, lançaram, na Espanha, a campanha “Inteligência Emocional“, se apropriando de todos os principais mecanismos das mídias interativas, dando vida própria ao carro através do mundo virtual.

A campanha é centrada em um site de tendências sobre design, tecnologia e comportamento. Aumentando os pontos de contato na internet, foi criado um perfil no Facebook e outro no Twitter, que pública tweets diariamente com as novidades postadas no site oficial, assim como uma conta no Flickr, onde é colocado imagens sobre eventos, lançamentos e publicidade relacionada ao pequenino carro nipônico.

Tudo isso se complementa com jogos mobile (para celular) e um canal de televisão online (streaming) que ilustra em forma de vídeos o conceito da campanha, bem como uma ação de “realidade aumentada” feita por eles. Uma aula de como utilizar as mídias interativas de maneira coerente. Ponto pra eles!

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VW Polo Challenge

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Começou, nesta quinta feira (5 de março 2009) o 79º Salão do Automóvel de Genebra, na Suiça.

Dias antes, a Volkswagen preparou uma novidade para atrair ainda mais as pessoas interessadas em comprar o novo modelo do Polo, que será lançado neste evento.

Trata-se de um game 3D para iPhone e iPod Touch.

Este é o Volkswagen Polo Challenge, onde os jogadores podem testar a sua condução ao longo de 8 corridas e dois tipos de terreno diferentes, sendo possível jogá-lo apenas com o toque na tela.

O melhor de tudo é que a VW vai disponibilizá-lo gratuitamente na App Store, este mês, para qualquer pessoa.

Desenvolvido pela FishLabs, de Hamburgo, Alemanha, o game é a ferramenta de comunicação que mais se aproxima dos consumidores, levando em conta o sucesso que o gadget anda fazendo no velho mundo. Abaixo, o vídeo que demonstra o mecanismo do jogo:

:: Via Games Industry

Frito-Lay lança série animada para internet

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A pergunta é: Pode uma marca de produtos calóricos utilizar um conceito irreverente e, ao mesmo tempo, impondo um apelo de saudabilidade em sua comunicação aos consumidores? A resposta é: Tentar até pode, e não é impossível.

E é exatamente isso que a Frito-Lay, a divisão snacks e salgadinhos da PepsiCo, que hoje obtém uma linha de lanches “conscientes” (cozidos e de baixa caloria), como é o caso de Lay’s, Fritos, Ruffles, Doritos, Cheetos e Tostitos; alguns deles com apenas 100 calorias por pacote.

Apesar dessa nova linha, as mulheres têm sentimentos não muito positivos pela marca Frito-Lay – principalmente pelo fator de ela já estar muito associada a fritos e gordurosos. O público feminino compõe uma fatia muito pequena de consumo dos produtos da marca.

Por este motivo, a marca está lançando a sua campanha “Only in a Woman’s World“, que tem foco total em mulheres norte-americanas.

A campanha é toda conduzida por quatro personagens animadas: Anna, Cheryl, Maya e Nikki. E elas estarão em todas as peças publicitárias; seja na mídia impressa e/ou na televisão. Porém, a maior aposta da marca está sendo a internet.

Eles lançaram o hotiste (Awomansworld.com) que conta games e outras funções interativas, além de uma websérie onde as garotas falam sobre alimentação (sempre dando aquela “puxadinha” para Frito-Lay) e, ainda, discutem sobre namoro, homens, moda e coisas do tipo. Algo ao estilo “Sex and the City“, como bem comparou o The New York Times.

Globetrotters Advergame

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O Harlem Globetrotters, um dos eventos de basquete mais conhecidos do mundo, graças a performance inusitada de um grupo de grandes astros e ex-celebridades da NBA, ganhou um jogo online que pode ser acessado (free), de qualquer computador, através de um banner colocado no Candystand.com (famoso site de mini-games americano).

São duas opções de jogos. Tem o “Dunk Off“, que você pode criar várias acrobacias antes de fazer a sua enterrada, e o “Spin That Ball“, na qual é necessário girar a bola sobre o dedo, sem deixá-la cair.

O projeto já está sendo considerado um “advergame” pela mídia local, sendo que a estratégia é válida para estreitar a relação dos fãs com o evento.

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:: Via Brandweek

Sean Penn em campanha contra a fome no mundo

sean-penn.jpgA WFP (Programa de Alimentação da ONU) convidou o astro de Hollywood, Sean Penn, atualmente nos cinemas representando o polêmico personagem Harvey Milk, para ser o protagonista de uma realista, porém chocante campanha publicitária.

O “Hunger Apeal” de Sean Pean não é nada mais do que 30” de um alerta a autoridades e a toda a população mundial, sobre os gastos exacerbados com dinheiro público.

Sean revela o quanto foi gasto com coisas do tipo: “Guerra no Iraque” e o “Plano de Estímulos a União Européia”. Em contrapartida, mostra o que já foi gasto para combater a fome no mundo. Apesar de ser um número aparentemente alto, não se compara ao enorme gasto com coisas “menos relevantes”.

Usando um personagem que segue em altíssima visibilidade, a ONU pretende alertar toda a sociedade.

Mais do que tudo isso, a tendência hoje, em razão da causa de grandes órgãos internacionais de desenvolvimento, é fazer a população ficar mais próxima de suas ferramentas e interá-las no seu cotidiano.

O próprio orgão de combate à fome da ONU, o WFP, lançou recentemente um game na internet que atrai principalmente os jovens a estarem mais interados com as causas sociais.

O Banco Mundial, por exemplo, que tem como missão combater a pobreza no mundo, começou a utilizar praticamente todas as ferramentas da web 2.0, como Flickr, Youtube, Google Maps e até blogs para transparecer todos os seus trabalhos ao mundo, de forma pública, livre e totalmente FREE.

Se adaptando a plataformas e meios do nosso cotidiano, estes órgãos consiguirão provar cada vez mais ao povo que suas iniciativas estão sim ajudando a melhorar o mundo. Em tempos de recessão, precisamos cada vez mais de certezas de que boas ações estão sendo viabilizadas.