Em março, a Dulux apostou em um mundo onde as cores eram proibidas, em um filme que despertou em muita gente uma espécie de “Pleasantville-feelings”. Agora, mais uma vez com criação da BBH de Londres, a marca de tintas dá continuidade à campanha Change Your Storycom um novo capítulo para a trama.
Desta vez, a história usa como referência a época da Lei Seca, mas em vez da proibição de bebidas alcóolicas, mais uma vez são as cores que estão fora do alcance da população… a não ser que você frequente algum estabelecimento clandestino.
O que chama a atenção nesta campanha da Dulux, além de ser muito bem-feita, é a capacidade de sair do lugar-comum dos tradicionais comerciais de tintas, criando uma narrativa em torno do produto e mostrando que as cores, mais do que mudar um ambiente, é também capaz de mudar a vida das pessoas.
In this new spot for paint brand Dulux, BBH London creates a charming, vibrant fantasy where colors, rather than alcohol, are outlawed during America's Prohibition days.
Everyone's feeling as glum and washed out as their drab surroundings as our heroine mopes around, oblivious to a potential suitor. The bit where a cop on the beat crushes a golden flower beneath his boot as a little girl looks on is a cute, tongue-in-cheek touch.
Directors Christian & Patrick of Park Pictures don't rely on black-and-white photography, which can, in some instances, look nostalgic and inviting. Rather, the film's palette is gray and faded, its colors barely perceptible, an effective technique that adds a splash of realism and enhances the downbeat vibe.
Suddenly, bullets fly, cans and barrels are punctured and smashed—and some lucky folks start seeing the world in different hues. (Maybe they just needed a few shots of bathtub gin.)
"The spillage was all done on a pre-prepared canvas so that we didn't get any on the roads," BBH creative Martha Riley tells AdFreak. "The production designer created a massive sort of jigsaw of the canvas which was laid on top of the road and the edges were taken out in post. We were very lucky with the weather that day as there were looming rain clouds, but we managed to shoot the scene before the daily downpour."
The narrative defines happiness in broad strokes, which seems entirely appropriate for a paint commercial. Ultimately, the film does a fine job of blending color and mood, and its message isn't easily brushed aside.
Credits below.
CREDITS Client: Dulux Agency: BBH, London Creative Team: Martha Riley, Richard Glendenning Creative Director: Nick Allsop Team Manager: Hannah Madden Team Director: Tracey McIntosh Strategy Director: Tom Roach Strategic Business Lead: Ann-Marie Costelloe Producers: Georgina Kent, Ruben Mercadal Assistant Producers: Phil Cross, David Lynch Production Company: Park Pictures Director: Christian & Patrick Executive Producer: Stephen Brierley Producer: Richard Fenton Director of Photography: Benoit Delhomme Postproduction: Electric Theatre Collective Producer: Matt Williams Shoot Supervisor: Yourick Van Impe Lead Flame Artist: Giles Cheetham Flame: Andrew Stewart, Yourick Van Impe Nuke: James Belch Lead 3-D Artists: Remi Dessange, Gerard Dunleavy 3-D: Dan Marum, Laury Guintrand Matte Painting, Gerard Dunleavy, Dave Gibbons Grading: Aubrey Woodiwiss Editing House: Peepshow Post Editors: Andrea Macarthur, Lizzie Graham Sound: Raja Sehgal, Grand Central Sound Studios
À primeira vista, o comercial criado pela BBH de Londres para a marca de tintas Dulux lembra muito Pleasantville – A Vida em Preto e Branco, filme de 1998 com Tobey Maguire e Reese Whiterspoon. Para quem não se lembra, a história se passa dentro de um seriado em preto e branco da década de 1950, e as pessoas temem que as cores mudem tudo aquilo que eles prezam e conhecem.
Em Colour Prohibition, que integra a campanha #ChangeYourStory, as cores são proibidas devido ao seu potencial de estimular a criatividade das pessoas e, desta maneira, despertar o desejo por mudanças. Isso não significa que as pessoas não encontrarão formas de contornar a lei e criar seus próprios oásis de cores, ao mesmo tempo em que alguns rebeldes são tratados como criminosos.
Independentemente da inspiração/referência deste filme, o que realmente precisa ser observado é a qualidade da produção, assinada pela Park Pictures. Vale o play.
Une belle initiative mondiale pour la marque Dulux, avec ce travail de l’agence Euro RSCG London. Un film Let’s Colour dirigé par Adam Berg durant 4 semaines au Brésil, en France, au Royaume Uni et en Inde. Des lieux transformés par les habitants, avec près de 120 couleurs de peintures.
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