No início da semana, falei aqui da ação da Brahma que treinou um gavião para entregar uma mensagem no campo de treino do Corinthians, em Nagoya, no Japão.
Depois de pedir para os torcedores enviarem mensagens de apoio via Facebook – com 8 mil participações – a marca conclui a iniciativa mostrando o vôo do gavião e os jogadores recebendo os pergaminhos.
Vale notar que, ao contrário do que deixa a entender o primeiro vídeo, o gavião não voou do Brasil até lá. Nessa segunda parte, outro gavião, que já estava no Japão, é que entregou a mensagem.
Aproveitando sua atuação com patrocínio de clubes no Brasil, a Brahma tem lançado diversas ações pontuais em momentos decisivos do futebol, entrando em um terreno que até então era dominado principalmente por marcas de material esportivo. A cerveja fez com o Corinthians na Libertadores e Palmeiras na Copa do Brasil, por exemplo.
Agora, com o Mundial de Clubes da FIFA, a Brahma criou uma nova campanha de apoio ao Corinthians. Um gavião irá entregar uma mensagem no estádio em que o time está treinando, em Nagoya, através de uma engenhoca acionada remotamente que irá liberar o pergaminho.
Com a tag #GaviaoLouco, a intenção é coletar mensagens dos torcedores via redes sociais, e uma será selecionada para “cair” no estádio.
Às vésperas da estreia dos dois times no Mundial de Clubes da FIFA, a Nike parece ter ousado novamente pelo Corinthians.
Recebi por email a informação de que um outdoor foi instalado na esquina da Kensington High Street com a Olympia Way, distante apenas 2 km do estádio Stamford Bridge, a casa do Chelsea.
A fonte é boa, mas quero imagens do local. Algum brasileiro em Londres pode conseguir e enviar para o B9?
Os secadores vão reclamar, é claro, mas é uma sacada de mestre da Nike, ainda mais considerando que o Chelsea tem patrocínio da Adidas, e sua torcida disse não conhecer muito bem o Coringão. O Terry já amarelou.
[Atualização] 7.12 21h54
A Wieden+Kennedy de São Paulo, responsável pela criação, atendeu a nossa solicitação e enviou imagens do outdoor no local. Confiram:
A Sony é patrocinadora do Mundial de Clubes da FIFA no Japão, e para aproveitar o momento, criou uma campanha local para que os japoneses apoiem seus times preferidos durante o torneio, chamada “VAMOS with me!!” (sic)
Vídeos curiosos e esquisitos (sendo bem generoso) para cada time servem de apresentação para aqueles que não conhecem. O filme acima, em que eles visitam São Paulo, é o mais honesto.
A marca oferece ainda uma ferramenta em seu site para que as pessoas enviem tweets, no idioma referente ao país de origem dos clubes, como demonstração de apoio. Tem “Legal”, “Vai em frente”, “Uhuu”, “Eu torço pelo Corinthians”, etc.
Essa é a página do Corinthians, por exemplo, que traz os vídeos inseridos aqui nesse post. Não que mereça, mas se você for do tipo secador, pode ver também a página do Chelsea.
Além do próprio estranhamento causado por esses vídeos, acho curioso a Sony querer que os japoneses se engajem com clubes estrangeiros dessa forma, ainda que eles sejam muito ligados ao futebol europeu. Se você gosta de sofrer, tem mais um monte no canal da campanha no YouTube.
O assunto ainda é futebol aqui no B9, dessa vez com uma homenagem da Nike ao título da Copa Libertadores pelo Corinthians. O vídeo conta que morremos três vezes, e os jogadores da equipe tiverem oportunidade de enganar a morte, e conseguiram.
Queria aproveitar esse novo material para citar a comoção que gerou a última peça da marca publicada aqui no site. Não preciso defender a Nike absolutamente, mas muitos se ofenderam e disseram ser um erro de marketing da empresa.
Quem acredita nisso, ignora o histórico de campanhas recentes da Nike para o Corinthians. A marca sempre tomou partido, e o faz para diversos clubes e seleções que patrocina.
A proporção se agiganta principalmente pela popularidade, momento do time e, o que todo mundo esquece, é que apenas no início do ano a empresa fechou contrato com outras equipes aqui no Brasil. A Nike também apoiou o Boca Juniors na final, por exemplo, com material na página local do Facebook e sabe-se mais lá o que na Argentina.
Ao invés de incitar boicote aos produtos da marca – principalmente porque o anúncio polêmico não menciona ninguém em específico – os torcedores de outros clubes deveriam levar em consideração a pouca atuação e investimento das patrocinadoras concorrentes.
Adidas, Reebok e Puma pouco ou nada fazem e, talvez, nem queiram fazer. Depende da estratégia de cada uma. Os contratos são milionários, mas o aproveitamento fora do logo na camisa é ínfimo.
Brincando com HTML5, a Gatoraderesume a trajetória do Corinthians na Copa Libertadores. Junto de momentos importantes, entram estatísticas curiosas sobre os jogos.
Dá pra perceber que o site já tava pronto, já que não existe menção ao jogo de ontem.
Um exemplo mais legal do que esse é o especial do GloboEsporte.com sobre o pentacampeonato brasileiro no ano passado, também em HTMl5.
Agora, quanto tempo até alguém dizer que não vai mais beber Gatorade nos comentários?
A Bombril, com o eterno Carlos Moreno, também entrou na onda para aproveitar o dia mais importante do futebol mundial.
Não é nenhum primor da clássica campanha, mas interessante como aproveitamento do patrocínio pontual da marca ao time nesse momento de comoção popular.
Nos últimos anos, a Nike dominou a área de campanhas futebolísticas no Brasil. Muito pela Seleção Brasileira, um pouco pelo Flamengo, mas principalmente pelo Corinthians – quando lançou a maior iniciativa que um clube de futebol nacional já teve.
Porém, desde que assumiu acordos com outros times – Santos, Coritiba, Bahia e Internacional – as campanhas específicas pró-clubes da marca minguaram. É claro que digo isso por causa do Corinthians – que está em um de seus melhores momentos e a Nike nem sequer abriu a boca (sem trocadilho) – mas até pelo Santos, que nem um videozinho sobre ter sido campeão Paulista em 2012 ganhou.
Dessa forma, o espaço fica aberto para outras marcas, que até então não tinham relação forte com nenhum clube.
A Brahma, por exemplo, que vem trabalhando com mensagens de apoio aos times que patrocina e humor futebolístico nas redes sociais, agora lança esse comercial em alusão ao jogo de hoje: A primeira partida da final da Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors.
Eu não vejo a mínima graça nessas piadas envolvendo as palavras “Corinthians” e “Libertadores”. Sim, OK, eu sou corintiano. Mas vocês estão se repetindo!
Eu não dou risada alguma. Ainda mais que essas piadas vem de times que nem a Libertadores disputam – e que também não são os últimos campeões brasileiros.
Tenham um pouco de respeito, infames!
De qualquer forma, imagine que uma dessas piadas velhas – de que o Corinthians só ganha Libertadores no videogame – fosse transformada em um comercial com super produção. Seria esse filme aí para o game MLB 2012, com baseball no lugar do futebol.
No comercial, o Chicago Cubs é o alvo da piada. Eu não conheço a história desse time, mas lembro que, segundo “De Volta Para O Futuro”, eles irão ganhar um título em 2015.
A data no YouTube entrega que o vídeo estava pronto e online desde o dia 1 de dezembro. Porém, apenas após a confirmação do penta campeonato corintiano, a Nike liberou a homenagem – que valeria também se o time tivesse perdido.
Com locução do próprio Andres Sanchez, o vídeo faz referência a um chavão criado pela torcida, de que o Corinthians não vive de títulos. Corinthians vive de Corinthians. Justificando ainda o recente anúncio da retirada das estrelas do uniforme do time.
E pra finalizar, só digo uma coisa: Acabou! É penta!!! Agora vou comemorar até perder a voz. Bjo não me liga.
A campanha República Popular do Corinthians da Nike, que publicamos aqui em agosto passado, ganhou o prêmio “Idea of the Year”, promovido entre os mais de 140 escritórios da Saatchi & Saatchi pelo mundo.
O case ficou na frente de outros famosos, como “Friend Recovery” da cerveja Andes, empatado em 2º lugar com “Welcome Back” da T-Mobile.
E eu estou contando isso não apenas para falar – mais uma vez – nesse blog do time mais importante do país, e também não só porque isso é uma boa credencial para a campanha em Cannes Lions desse ano, mas principalmente como desculpa para publicar o video-case abaixo.
A F/Nazca conta que a campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.
O Sr. Carlos Merigo, apaixonado corinthiano, já publicou aqui pelo B#9várias peças de oportunidade da Nike para comemorar vitórias to Timão. Hoje mostrou que está junto com a torcida também nas derrotas neste anúncio impresso que você vê abaixo e que provavelmente marcará minha expulsão deste renomado site.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.