Wikipedia acrescenta gravações de vozes de pessoas famosas em suas páginas

Wikipedia anunciou estes dias um novo projeto: estão agora adicionando vozes de celebridades e qualquer pessoa que possua páginas em seus nomes para contribuírem com gravações de voz para a enciclopédia digital.

O projeto, chamado WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), é uma realização dos editores Andy Mabbett e Andrew Gray, que acharam que o site poderia não apenas expandir seus conteúdos para o áudio, mas se tornar um banco história de mensagens de voz para a posteridade. Assim, começaram a abordar pessoas famosas para que contribuíssem com pequenos clipes com suas vozes.

“WikiWIP serve para colocarmos online, gratuitamente e acessível a todos as vozes de nossas gerações.” – Mabbett e Gray, via blog Wikipedia 

WikiVIP foi ao ar com uma gravação teste do Stephen Fry, ator britânico, falando sobre a sua página na enciclopédia. Com este lançamento, espera-se gerar conhecimento sobre a causa para outras pessoas como Fry, que possam contribuir com ideias e comentários em suas próprias páginas.

wikivip2

Sir Tim Berners-Lee

Com a ajuda da BBC – que está trabalhando em parceria com a Wikipedia neste projeto – já está disponível também uma série de áudios de grandes personalidades, de Sir Tim Berners-Lee (acima) à Aung San Suu Kyi. Até a página do astronauta Charlie Duke, da missão Apollo 16, também possui comentários com sua voz.

Qualquer pessoa que esteja citada no site pode enviar uma amostra com sua voz gravada (não precisa ser em inglês). Para contribuir, saiba mais aqui ou envie um email para stevie.benton@wikimedia.org.uk.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Wikimedia Foundation lança Wikivoyage, um guia de viagem colaborativo

Junto ao aniversário de 12 anos de Wikipedia, a Wikimedia Foundation lançou oficialmente nesta mesma semana o projeto Wikivoyage, um guia online de viagens gratuito, colaborativo e livre de propagandas.

Similar ao próprio Wikipedia, com conteúdo livre para ser editado, copiado e distribuído, o site foca em informar o máximo possível sobre destinos, itinerários e mapas de viagem. Mantendo uma estrutura totalmente aberta e coletiva, sem negócios patrocinando conteúdo ou links de anunciantes, o guia se posiciona em um diferente nicho daquele já consolidado por grandes nomes como Lonely Planet, TripAdvisor e Le guide du routard.

Há uma enorme demanda global por informações sobre viagem, mas poucas fontes são ao mesmo tempo compreensivas e não-comerciais. – Sue Gardner, Wikimedia, em press release

 

wikivoyage-1

“Nós queremos ser um guia de viagem para o mundo, mas há muitos lugares a serem explorados e escritos ainda. Aos poucos, esperamos ganhar a quantidade de colaboradores necessária para esse desafio.” – Peter Fitzgerald, Wikivoyage, para a Skift

Wikivoyage foi, na verdade, fundado de forma independente na Alemanha, em 2006. Como muitos outros wikis, emergiu como um pequeno e apaixonante projeto, antes de ser descoberto pela Wikimedia Foundation. Tanto o conteúdo quanto a marca foram doados para a fundação em outubro de 2012.

Ao todo, o guia já possui aproximadamente 50 mil artigos, editados por um grupo de 200 voluntários. Qualquer um pode criar e editar um post no Wikivoyage, e o trabalho de edição colaborativa funciona como o do Wikipedia.

Em entrevista para a Skift, Peter Fitzgerald, administrador do projeto, conta que os principais diferenciais deste guia é a informação interamente gratuita, a ilimitada cobertura do mundo todo – literalmente, e não apenas os lugares mais comerciais – e a atualização constante, sendo editado por pessoas todos os dias.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Social Media Detroit Chapter

On Friday, GM launched its corporate history wiki, “Generations of GM,” on GMNext.com. The Generations wiki lets people contribute first-person experiences relating to the company’s centennial. The company says the wiki can include anything from “A story about a summer job in an assembly plant to pictures of a first car to favorite experiences with GM products.” The company expects contributors to be employees, retirees, dealers and customers.

[vi Media Post]

[UPDATE] General Motors Corp. reported a $38.7 billion loss for 2007 on Tuesday, the largest annual loss ever for an automotive company. Perhaps, some employees, retirees, dealers and customers will have something to say about that on the wiki.