Guias de viagem para smartphone, feitos por moradores para viajantes

Está cada vez mais fácil planejar uma viagem sem sair do conforto de casa, pesquisando, reservando e traçando as rotas tudo pela internet. Mas a dúvida de saber se está, de fato, escolhendo os melhores lugares para se visitar e que batam com seu estilo, verba e interesse ainda continua.

Apesar dos diferentes guias disponíveis gratuitamente online, dos blogueiros e dos diversos videologs de mochileiros, as boas dicas ainda são dos moradores das cidades que planeja viajar e, deste seleto grupo, as melhores virão daqueles que possuem interesses em comum com você.

Uma nova startup chamada Inside.co lançou recentemente um guia construído para ser melhor visualizado e navegado em dispositivos móveis. Além disso, todo o seu conteúdo é inteiramente criado por moradoras para viajantes.

Ainda nos primeiros dias de lançamento, Inside.co conta com diferentes guias rápidos de cidades como Nova York, São Francisco, Los Angeles, Buenos Aires, Londres, Paris, Melbourne, Nairobi, Reykjavik, entre outros.

Tais guias são baseados em viagens rápidas, contemplando atividades que podem durar em torno de 3 dias. O objetivo é que cada destino possua diversos guias, que abordem a cidade de forma diferente, seja através da comida, das vistas, das baladas, dos bares, dos cafés, das galerias de arte, dos passeios ao ar livre ou até de viagens com crianças.

insideco-1
insideco-2
insideco-3

Para quem gostar da ideia e quiser criar um guia da sua cidade, há um processo de seleção de escritores. Veja mais aqui.

Apesar do foco do projeto ser o uso em tablets e smartphones, a má notícia é que é necessário a conexão com internet para conseguir acessar as dicas, fotos, mapas e trajetos. Ou seja, para os viajantes no exterior, é preciso abrir o guia em um café com wifi antes de partir para a jornada descrita.

Inside.co ainda está no começo, com poucos guias e muito trabalho pela frente. Porém seu design simples e bonito, o foco no conteúdo e nas diferentes formas de se visitar uma cidade indicam que os guias terão qualidade e podem valer cada centavo dos $10.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo usa Instagram para criar guias visuais de viagem

O Instagram pode ser uma ótima ferramenta para compartilhar fotos, mas também possui um poderoso acervo de dados visuais que podem ser aproveitados para gerar insights sobre o que está rolando ao redor do mundo.

“Com a habilidade de processar fotos públicas do Instagram, Jetpac pode oferecer infinitas recomendações do mundo todo”. – CEO Julian Green, via TechCrunch 

Com isso em mente, o novo Jetpac City Guide usa o Instagram para ajudar os viajantes a escolherem lugares a serem visitados em cada cidade.

O aplicativo usa algoritmos de reconhecimento e análise de imagens para determinar o que está acontecendo em cada foto – se as pessoas estão felizes, qual o estilo delas, onde estão, o que estão fazendo, etc.

A partir das análises, Jetpac faz uma curadoria de lugares para se visitar em cada cidade que o viajante buscar, apresentando informações relevantes e também as fotos em que a seleção foi baseada.

Algumas das top listas são, por exemplo, “Happiest places in town” e “Hipster hangouts” em São Francisco, ou “Bars with best views” e “Best beer places” em Nova York.

Mostrando a sensação do lugar e as pessoas que o frequentam, fotos não mentem.

jetpac-app-1a

Com dicas totalmente visuais, os usuários podem escolher qual lugar visitar observando o clima e o estilo das pessoas, das atividades e dos lugares fotografados.

Por enquanto, o aplicativo já possui uma coleção de guias visuais contemplando mais 5 mil cidades ao redor do mundo.

Jetpac City Guides App está disponível de graça para iOS.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Louis Vuitton lança guia de viagem com jornada visual de artistas pelo mundo

Louis Vuitton é uma dessas marcas que sempre encontra maneiras de transformar uma viagem em não somente a busca pelo lazer, mas em papel criativo e artístico.

Dentre estes esforços está a coletânia de contos The Trunk, escritos por autores franceses, que traz histórias em torno do famoso e lendário baú da marca. Além disso, existem os Louis Vuitton City Guides, guias para viajantes de luxo com jornadas exóticas escolhidas a dedo por consultores no assunto, lançados juntos aos Travel Notebooks, cadernos de anotações de viagens com design colorido e dedicado aos destinos ligados à marca, como Nova York e Paris.

Neste mês, Louis Vuitton está lançando a sua mais recente adição à literatura de viagem: a série Travel Book, disponível nas lojas da marca no mundo todo. Para esta novidade, foram convidados 4 artistas de diferentes países para visitarem cidades estrageiras à eles.

loiusvitton-travelbook1

O ilustrador francês Jean-Philippe Delhomme percorreu as ruas de Nova York, o artista americano Daniel Arsham descobriu a Ilha de Páscoa, o ilustrador japonês Natsko Seki viajou para Londres e Cheri Samba, criativa do Congo, visitou Paris.

Cada artista descobriu e explorou as cidades que foram destinados a visitar, observando tudo com novos olhos, resultando em desenhos e artes com formas e cores daquilo que viram e viveram. Folheando os livros, vemos arquitetura, lugares históricos, ruas familiares e outras que nunca vimos antes, cada traço trazendo o olhar e estilo do artista.

O leitor é convidado a partir em uma jornada criativa e visual.

Os livros são, na verdade, tours ilustrados pelas cidades. Não há quase texto mas há novas perspectivas de lugares que muitos dos que comprarão os guias já até visitaram, mas nunca desta forma. Abaixo, algumas das artes representando cada cidade.

loiusvitton-travelbook4
loiusvitton-travelbook5
loiusvitton-travelbook8
loiusvitton-travelbook9
loiusvitton-travelbook10
loiusvitton-travelbook12

Os livros custam $56 cada e também estarão disponíveis em edição de colecionador, com apenas 50 cópias de capa de couro, assinada e numerada pelos artistas.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Wikimedia Foundation lança Wikivoyage, um guia de viagem colaborativo

Junto ao aniversário de 12 anos de Wikipedia, a Wikimedia Foundation lançou oficialmente nesta mesma semana o projeto Wikivoyage, um guia online de viagens gratuito, colaborativo e livre de propagandas.

Similar ao próprio Wikipedia, com conteúdo livre para ser editado, copiado e distribuído, o site foca em informar o máximo possível sobre destinos, itinerários e mapas de viagem. Mantendo uma estrutura totalmente aberta e coletiva, sem negócios patrocinando conteúdo ou links de anunciantes, o guia se posiciona em um diferente nicho daquele já consolidado por grandes nomes como Lonely Planet, TripAdvisor e Le guide du routard.

Há uma enorme demanda global por informações sobre viagem, mas poucas fontes são ao mesmo tempo compreensivas e não-comerciais. – Sue Gardner, Wikimedia, em press release

 

wikivoyage-1

“Nós queremos ser um guia de viagem para o mundo, mas há muitos lugares a serem explorados e escritos ainda. Aos poucos, esperamos ganhar a quantidade de colaboradores necessária para esse desafio.” – Peter Fitzgerald, Wikivoyage, para a Skift

Wikivoyage foi, na verdade, fundado de forma independente na Alemanha, em 2006. Como muitos outros wikis, emergiu como um pequeno e apaixonante projeto, antes de ser descoberto pela Wikimedia Foundation. Tanto o conteúdo quanto a marca foram doados para a fundação em outubro de 2012.

Ao todo, o guia já possui aproximadamente 50 mil artigos, editados por um grupo de 200 voluntários. Qualquer um pode criar e editar um post no Wikivoyage, e o trabalho de edição colaborativa funciona como o do Wikipedia.

Em entrevista para a Skift, Peter Fitzgerald, administrador do projeto, conta que os principais diferenciais deste guia é a informação interamente gratuita, a ilimitada cobertura do mundo todo – literalmente, e não apenas os lugares mais comerciais – e a atualização constante, sendo editado por pessoas todos os dias.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement