A história secreta dos brinquedos

Parece difícil de acreditar que, a esta altura do campeonato, com a tecnologia tão presente em basicamente todas as áreas das nossas vidas, que a indústria de brinquedos ainda mantenha algumas tradições. Mas é exatamente isso o que mostra The Secret Story of Toys, curta dirigido por Anthony Ladeisch que explora os estágios iniciais da produção de figuras de ação e os artistas por trás deste trabalho.

Antes de chegar ao PDV acompanhado por uma publicidade maciça, tornando-se objeto de desejo de crianças e adultos, antes de ganhar a embalagem mais bacana, colorida e atraente, antes até de ir para a linha de produção, todo brinquedo passa pelas mãos de um artista que o esculpe a partir da massa disforme da argila. E são estes escultores e designers de protótipos que falam sobre seu processo criativo neste documentário curioso e imperdível, que responde às perguntas que a gente nem sabia que tinha.

O trabalho é meticuloso, nenhum detalhe pode ser esquecido. Afinal, aqueles brinquedos não são apenas para crianças, mas também objetos para colecionadores exigentes, como os próprios artistas que os criam. Como todo trabalho criativo, a prototipagem é cercada de paixões e frustrações, erros, acertos e muitos recomeços.

Mas apesar de responder a muitas perguntas, The Secret Story of Toys também levanta outras. É o caso, por exemplo, de como uma impressora 3D pode afetar o trabalho destes artistas. Será que esta tecnologia é uma ameaça à arte? Espero que não.

O documentário é em inglês, sem legendas.

01
02
03
04
05

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Project Glass: Será que um dia isso se torna realidade?

Ontem mesmo estava conversando com o Merigo sobre os passos importantes que a tecnologia dá (e como eles são capazes de mudar por completo tudo o que acreditamos e conhecemos). Um exemplo do que estou falando: A Microsoft já havia desenvolvido o Surface muito antes da Apple aparecer com o iPhone – no entanto, foi o passo da Apple que fez com que a tecnologia touch em celulares se propagasse de maneira eficiente, influenciando todo o mercado.

Mas a história é que hoje saiu um projeto super conceitual e interessante, batizado de “Project Glass”. A idéia é simples: a tecnologia deve trabalhar para você e estar presente na sua vida mesmo quando você não estiver na frente de uma máquina. Na teoria é bonito, não? Espere até ver na prática…

Basicamente é uma espécie de “óculos-computador”, que te ajuda a explorar, compartilhar e registrar os momentos que você vive. É claro que tudo é conceitual – mas eles convidam todos para compartilhar idéias, histórias e o que mais puder agregar no projeto. Particularmente gosto dessa história – só não gosto do (pseudo) design do protótipo. Num Ray-Ban isso seria bem mais legal. :)

Mais informações aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement