Retrato gigante construído com objetos só pode ser visto de um único ponto de vista

O artista francês Bernard Pras trabalha com obras quase que inteiramente dentro do domínio da anamorfose, que significa “sem forma” ou “deformado”. É um efeito em que uma imagem irregular ou disforme pode ser vista de maneira regular apenas a partir de um determinado ponto de vista.

Suas criações focam em instalações construídas com os mais diversos objetos do cotidiano, e passa a reinventar retratos de artistas e obras clássicas, personagens de desenhos animados, ícones da história da humanidade e personagens da cultura francesa.

A última obra de Bernard Pras, um retrato do tamanho de um quarto do ator Sotigui Kouyaté, foi feita com roupas, tintas, madeira, borracha e outros objetos encontrados.

Se vista de um ponto de vista normal, aparente uma imagem distorcida. A obra foi criada, na verdade, em dois planos: no chão horizontal e na parede vertical. Apenas quando vista através da lente da câmera é que o retrato fica inteiramente visível.

Abaixo, o vídeo mostra o processo de construção da obra, durante a instalação que a abrigou em fevereiro deste ano, no L’Institut Français em Ouagadougou, Burkina Faso.

Dependendo de que lado o espectador observar a obra de Pras, pode se deparar com ordem ou caos. O anamorfismo retoma a necessidade do olhar humano no dia a dia, pensando o mundo como algo que, às vezes, é preciso olhar duas vezes para entender.

“Uma questão que eu quero dividir é a experiência de ter uma primeira visão das coisas e depois perceber que há uma segunda visão” – Pras

pras-3
pras-2
pras-1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Suvenirs de lugares que você nunca foi

Uma das alegrias de se viajar é colecionar suvenirs. Neste projeto de Elin Aram, A Box From, você pode levá-los sem sair de casa.

Aram está vendendo uma caixa de presentes cuidadosamente selecionados, trazidos de cidades ao redor do mundo, por 30 euros. A “piloto”, de Seoul, vem com pequenas lembranças locais como típicos noodles, chás e chocolates, alguns cadernos e uma máscara facial de colágeno.

Segundo Elin Aram:

“O objetivo é contar histórias sobre cidades que você ainda não ouviu falar”

Estes suvenirs podem até não parecer grande coisa, mas cada um foi selecionado por alguma razão. O chocolate, por exemplo, é feito por Lotte, um dos conglomerados que parece tomar conta do país. Já o colágeno conta a história da busca desesperada por juventude e beleza que acontece na Coréia.

A primeira leva das caixas de Seoul esgotou em apenas uma hora. Agora, Aram já está caçando bazares do Tehran para trabalhar na sua próxima caixa. O plano é fazer isso com mais algumas cidades durante o ano.

aboxfrom-2
aboxfrom-3
aboxfrom-4
aboxfrom-5
aboxfrom-6
aboxfrom-7
aboxfrom-8
aboxfrom-9

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

One Second Everyday: sua vida toda em um filme

Ao completar 30 anos, Cesar Kuriyama pediu demissão do seu emprego no mercado publicitário e partiu para um período sabático. Durante esse tempo, começou o projeto One Second Every Day, passando a filmar um segundo de cada dia da sua vida.

Como resultado, Kuriyama uniu estes segundos em um vídeo que conta seus principais momentos durante o ano seguinte em que iniciou as filmagens.

Há muitos projetos que documentam as mudanças de um dia após o outro. Mas com certeza esse, em especial, tem gerado grandes frutos, além de inspirar muitos outros.

Em entrevista a CNN, Kuriyama conta que, apesar de lembrarmos apenas de registrar as melhores coisas, o projeto o fez gravar os principais momentos da vida, sejam eles felizes ou tristes. E, ao esquecer de filmar durante alguns dias, percebeu o quanto era importante fazer algo interessante todos os dias, e não apenas ver o dia passar.

“Com esse projeto, posso me lembrar de todos os dias da minha vida”

Com essa filosofia e o sucesso do seu projeto, Kuriyama participou do TED 2012 e, recentemente, recebeu um financiamento coletivo através do Kickstarter para desenvolver um aplicativo que facilite a vida de quem se sentiu inspirado e resolveu iniciar um projeto similar. O aplicativo para iPhone ajuda a filmar, editar, organizar e compartilhar o projeto criado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement