Dear Spike Lee: Designer que criou poster de “Oldboy” diz que teve ideias copiadas

Desde quando soube que Spike Lee iria refilmar “Oldboy”, só uma pergunta me passava pela cabeça: Qual a necessidade disso, minha gente? Mas tudo bem, vou dar um voto de confiança para o filme que estreia hoje, 27 de novembro, nos Estados Unidos.

Porém, o remake agora está envolto em uma polêmica, infelizmente bem comum no mundo da comunicação. O designer Juan Luis Garcia acusa a agência e a produção de “Oldboy” de copiarem seu design de poster. Ele conta como o processo já começou torto, com a “incrível” proposta de pouco dinheiro, mas pagamento em forma de divulgação e possibilidade de notoriedade.

Juan sabia que esse era o tipo de conversa pra se manter longe, mas confessa ter ficado cego pela oportunidade de trabalhar pra um filme do Spike Lee. Ele criou os posters, a agência aprovou, disse que o diretor adorou as artes, e que elas se tornariam parte central da campanha do filme, encomendando ainda novas peças. Ao ouvir uma proposta de grana que considerou um insulto, Juan decidiu declinar, deixando a agência furiosa.

Oldboy

Essa é só a primeira parte da história, e teria acabado rapidamente, mesmo com o sermão de “você é só um designer” dado pela empresa. Acontece que Juan colocou suas criações não usadas no portfolio, e elas se espalharam por diversos blogs. A agência, alegando que ele não poderia divulgar o próprio trabalho, processou Juan e transformou sua vida num inferno.

E aí vem a terceira parte: Mesmo sem pagar nada e ainda processando o designer, a produção do filme decidiu utilizar as ideias de Juan mesmo assim. Suas criações estão sendo utilizadas como material oficial de “Oldboy”, tanto no poster como em outras publicações em redes sociais.

Agora, Juan escreveu uma carta para Spike Lee, sonhando, quem sabe, que o diretor intervenha no caso. Confira: Dear Spike Lee.

Oldboy

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 89 – Conversa de Sala dos Professores

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk, Ricardo Cunha Lima, Almir Mirabeau e Guilherme Sebastiany se reúnem para uma típica conversa de sala de professores. Quais os maiores absurdos que já vimos em sala de aula? O que nos deixa putos como professores? O que fazer com aluno que vai reclamar de você na coordenação? O quão difícil é expulsar um aluno da universidade? E demitir um professor? Para quem sempre teve curiosidade de saber sobre o quê os professores conversam em sua sala, esse programa é um prato cheio!

>> 0h08min44seg Pauta principal
>> 1h34min49seg Leitura de Comentários
>> 1h43min01seg Música de encerramento: Música “The Middle”, da banda Jimmy Eat World

Links
Evento Seja designer no Canadá, com Rafael Peixoto
Novos cursos de Filosofia do Design
Beccari e Zamiliano no YouPix

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 71 – Plágio

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Paulo Ricardo e Guilherme Sebastiany se reuniram para conversar sobre Plágio, um dos temas mais polêmicos na área do design. Como diferenciar legalmente o plágio de uma referência? Como se proteger de tais acusações em um projeto de identidade visual? Como descobrir se já te plagiaram? Será a marca do AntiCast realmente um plágio? Estaria o cinema moderno plagiando Madame Bovary? Plágio, plágio, plágio…

(Arte da episódio por Brads | Fan Page)

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

Links
Tipocracia TPC]10[
LogoLounge
Logopond

SoundCloud
https://soundcloud.com/anticastdesign

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais e Contatos
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign) ou nos envie um email no contato@anticast.com.br. Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Vivo “Grávida” vs. Orange “Love Story”

Sabe esse (bom) comercial da Vivo (acima) que está rolando na TV atualmente? Mostra um cara refazendo toda a sua vida instantaneamente no celular, promovendo a velocidade conexão 3G da operadora.

Na hora me lembrei do filme “Love Story” da Orange, criado pela Publicis Conseil de Paris. Publiquei ele aqui em junho, e você pode rever abaixo.

Excesso de referência ou coincidência?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Olympus vs. CNA

O leitor Matt Montenegro apontou essa incrível “semelhança” entre a famosa “The PEN Story” da Olympus, com um comercial da escola de inglês CNA.

A história contada através de fotos é realmente uma boa ideia, mas a cópia fica tão boa quanto o original. Dessa vez, nem dá para culpar o orçamento.

| Via Superlatido