GE mergulha na imaginação de uma criança para falar sobre tecnologia

É interessante perceber como a imaginação das crianças funciona, especialmente quando elas tentam explicar o que um adulto faz em seu trabalho. Childlike Imagination, novo comercial da GE criado pela BBDO de Nova York para a campanha Imagination at Work, ilustra a explicação de uma garotinha sobre o que sua mãe faz no dia a dia. Ou ao menos como ela imagina que seja.

Isso inclui trens que são amigos das árvores a hospitais que você pode segurar em suas mãos, e até mesmo computadores capazes de imprimir partes do motor de um jato.

A proposta do comercial é mostrar que, apesar de muitas destas coisas estarem apenas na imaginação de uma criança, é este “otimismo inocente em relação ao futuro” que faz com que a empresa crie novas tecnologias e soluções para diferentes segmentos.

Ah, e é claro que a mãe da garotinha trabalha na GE.

ge1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fanta, patrocinadora oficial da fantasia

As princesas de hoje em dia não são mais como antigamente. Hoje em dia elas não esperam mais serem salvas, mas vão ao campo de batalha. Principalmente se o seu reino está sob o ataque de um robô maligno, e é preciso defendê-lo com a ajuda de todos os seus amigos. Com a assinatura “O patrocinador oficial da FANTAsia”, Fanta mergulha no imaginário infantil com a ajuda da Jung von Matt/Neue Elbe.

É o tipo de filme que vale a pena assistir mais de uma vez, para descobrir algum detalhe que passou despercebido na última vez. O cuidado na escolha de cada um dos personagens, a ação que cabe a cada um deles e o seu papel na fértil imaginação das crianças. Tudo criado digitalmente.

Feito para o mercado alemão, este comercial tem tudo para agradar crianças e adultos. Afinal, quem nunca teve de defender seu reino de algum vilão cruel, e foi salvo no último segundo?

fanta3 fanta fanta2 fanta1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Os infográficos lúdicos de Jing Zhang

Infográficos estão entre as melhores ferramentas que existem para explicar alguma coisa, independente do quanto ela seja complicada. Afinal, é muito mais fácil entender algo quando seus principais pontos estão representados graficamente – afinal, quem nunca disse ou ouviu um “entendeu, ou quer que eu desenhe?” Imagino que a designer Jing Zhang deve ter transformado esta frase em uma éspecie de lema, uma marca registrada em seu trabalho criando infográficos com um estilo inconfundível.

Esse estilo próprio une o lúdico (com direito a homenzinhos trabalhando nas engrenagens) ao delicado, quase fofo, para explicar de tudo. Sua série mais recente, Imaginary Factory, mostra como ela imagina ser dentro de uma câmera fotográfica, um iPhone, um relógio-cuco, televisão, torradeira e até mesmo café, bolo e bules. As informações não chegam a ser aprofundadas, mas ainda assim cumprem bem seu papel.

Particularmente, eu gosto bastante da série de ilustrações Cities, que Jing Zhang fez de algumas cidades do mundo.

jing1
jing2jing3jing4
jing5jing6jing7 jing8

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 68 – O Imaginário

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Marcos Beccari recebem o convidado Rogério de Almeida, professor e pesquisador da USP, para conversar sobre O Imaginário e sua escola de pensamento, representada nas figuras de pensadores como Gaston Bachelard, Carl Jung, Gilbert Durand, Mircea Eliade, Michel Maffesoli, Edgar Morin, entre outros. Seriam a imaginação e real coisas diferentes? O que nos dizem as imagens? Do que é feita a imaginação? Como a pensamos? Como imaginamos o mundo e a ciência? Como pensarmos as imagens em nossos tempos hipermidiáticos?

>>0h00min20seg Introdução
>>0h07min48seg Início de Pauta

Programa Mitos e Design

Programa Max Weber

Programas Hillman (parte 1 e 2)

Vídeo de defesa de mestrado do Beccari

Link
Site Rogério

(Arte da episódio por Brads | Fan Page)

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

SoundCloud
https://soundcloud.com/anticastdesign

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais e Contatos
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign) ou nos envie um email no contato@anticast.com.br. Siga também o nosso irmão @filosofiadesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Canon exalta a imaginação mostrando quão longe vai um fotógrafo para conseguir uma boa foto

Pelos poucos dias entre as produções, certamente não é uma resposta, mas impossível não comparar a campanha da Sony lançada na semana passada com a nova da Canon.

Para promover sua linha de cameras compactas, a Sony fez piada com os usuários de DSLR. Gente com máquinas grandes, mas que pouco sabem usar.

Já a Canon defende seu lado, fazendo justamente o inverso, é claro. O comercial “Inspired” pergunta quando foi a última vez que algo o inspirou a ser criativo. Nesse caso, o “algo” é a nova EOS Rebel T4i.

Quando foi a última vez que algo o inspirou a ser criativo?

O filme traz diversos fotógrafos se empenhando e arriscando a própria vida para conseguir uma bela foto, mostrando que DSLR da Canon te acompanha naquilo que você imaginar. No final, são exibidas as fotos, resultado dessas situações perigosas e desconfortáveis

Como trilha sonora, a música “Beautiful Dreamer”, composta por Stephen Foster em 1862, aqui numa versão de Michelle Featherstone.

A campanha da Sony foi bem humorada e divertiu muita gente, mas essa abordagem emocional da Canon torna, imediatamente, o conceito da concorrente menor e rasteiro. Acredito que ambas atingem seus objetivos, mas ainda assim prefiro a valorização da imaginação do que do trabalho fácil.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement