O impressionante mundo digital de “GTA V”

Uma das melhores coisas de “GTA V” é que continua com a boa e velha fórmula característica de toda a série “Grand Theft Auto”. Porém, tem algo grandioso como base de tanto tiro e perseguição, que parecia impossível de ficar muito melhor do que em “GTA IV”: a cidade.

Los Santos é uma simulação de vida digital impressionante, massiva, caótica, que parece ter vontade própria. Esse é o verdadeiro segredo da Rockstar. Sem o marco tecnológico que são essas cidades virtuais, a franquia “GTA” seria apenas mais um game de ação.

GTA V

Dois vídeos demonstram bem essa excelência de um mundo virtual. O primeiro, acima, é um time-lapse que revela o ciclo de diversos dias em Los Santos, com amanhecer, pôr do sol e noite. Com chuva e neblina. Em 2010, publiquei aqui um vídeo semelhante que exibia o universo de “Red Dead Redemption”, também da Rockstar.

Abaixo, o canal GermanScientistTV faz um apanhado de diversos micro-detalhes que exemplificam a obsessão dos game designers pelo realismo em cada textura, animação e pedaço de código, até nos chinelos.

Arrecadar 1 bilhão de dólares em apenas três dias deve ser muito bom, mas dá um trabalho danado.

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A paródia do Facebook em “GTA V”

As paródias de corporações e cultura pop sempre estiveram presentes na série “Grand Theft Auto”. Quem jogou se lembra bem da eCola e do Burger Shot, por exemplo.

Em “GTA V” as piadas continuam, e uma delas é o universo de redes sociais, roubo de dados, lançamento de smartphones e falta de privacidade. A primeira missão do personagem Lester envolve a empresa chamada Lifeinvader, uma paródia do Facebook.

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Você pode visitar o escritório da companhia, e observar pelas paredes e diálogos todas as referências a rede social de Mark Zuckerberg, incluido comentários sobre o CEO da Lifeinvader ter roubado a ideia dos sócios.

GTA V

Na sede da Lifeinvader, tem inclusive um grafite muito parecido com o que está nas paredes do Facebook real. Além do comercial de um tablet (abaixo), Lester ainda pode assistir ao keynote da empresa, que está prestes a anunciar o lançamento de um novo celular que vai “mudar o mundo”.

GTA V
GTA V
GTA V
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Braincast 81 – O impacto cultural de “Grand Theft Auto”

A última década da indústria dos games se confunde com a própria trajetória da série “Grand Theft Auto”. Aquele que já foi chamado de “‘Star Wars’ dos games”, revolucionou uma geração e definiu o amadurecimento de uma mídia por muito tempo vista apenas como brincadeira de criança.

Com o lançamento de “GTA V”, a maior e mais ambiciosa edição da série, a Rockstar Games promete sedimentar ainda mais seu papel como a mais importante produtora da indústria, dona de uma franquia capaz de elevar o parâmetros do entretenimento.

No Braincast 81, discutimos sobre o impacto de GTA na cultura pop e até na política, as evoluções tecnológicas proporcionadas por cada título, a controvérsia da violência, o marketing de guerrilha, e outros fatores que levaram Sam e Dan Houser serem eleitos como umas das pessoas mais influentes do mundo. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra, Alexandre Maron e Cris Dias contam seus momentos e experiências preferidas dentro de GTA e tentam decidir qual é o melhor: GTA III? Vice City? San Andreas? IV?

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Submarino

Esse episódio do Braincast é um oferecimento de Submarino

O Submarino comemora hoje (17/09) 14 anos com direito a superofertas com até 80% de desconto.

Pra adiantar as mais bombásticas, tem Samsung Galaxy SIII por R$999 no boleto, 4 games incríveis por R$249 no boleto, Box “Crônicas de Gelo e Fogo” a R$89,90 (do “Game of Thrones”, isso mesmo), Tablet Samsung Galaxy Tab 3 Wi-fi por R$527,12, e muito mais. Tem também a pré-venda de “GTA V”. Aproveite!

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Cenas em tempo real de “GTA V” são exibidas pela primeira vez

Os planos da Rockstar para “GTA V” envolvem o maior mundo virtual já criado pela empresa, batendo os universos de “GTA: San Andreas”, “GTA IV” e “Red Dead Redemption” combinados. A maior novidade do quinto título da franquia é permitir o envolvimento com três histórias, encabeçadas por Franklin, Trevor e Michael. Os enredos caminham em paralelo e se cruzam durante as missões principais. O controle dos protagonistas ficará a cargo dos jogadores, que poderão decidir quando entrar na pele de cada um dos personagens em tempo real.

O vídeo, dublado em português e com legendas, exibe cenas das mecânicas do jogo, diferente das cutscenes demonstradas pela empresa com o intuito de introduzir o enredo dos principais personagens da história. A obra chega em 17 de setembro em versões para Xbox 360 e PlayStation 3, data bem próxima do lançamento dos novos consoles da Sony e da Microsoft.

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A arte das capas de GTA

“GTA” é uma das poucas séries que podem ser compreendidas de maneira universal, assim como as obras mais famosas da Nintendo. O divisor de águas para a Rockstar foi o estilo em mundo aberto e modelado em 3D de “GTA III”, título que rendeu o segundo maior número de vendas da história do PlayStation 2: quase 15 milhões. Só fica atrás da sequência “San Andreas”, que emplacou 17 milhões.

Como de praxe, os principais aspectos da franquia tendem a ser traduzidos nas capas dos jogos, tendência que teve início também com “GTA III”. Antes do terceiro jogo, a aposta havia era no uso de fotos reais para transportar a ideia da simulação de uma cidade real. Foi a partir do terceiro título que o emprego de numerais romanos e uma tipografia específica, da família Pricedown, foi cravado, além do recorte de veículos, personagens e ambientes relevantes para o jogo, encaixados em boxes especiais.

Desde então, a tendência segue a mesma, com algumas mudanças na direção de arte, a constante sendo alguns elementos (como o helicóptero que sempre marca presença no quadrado superior esquerdo). Com “GTA V”, a história não mudou muito. Submarinos, mergulho em alto mar, tubarões, cachorros e outras novidades foram prometidas para a sequência. Fica difícil achar espaço para tanto conteúdo em uma única capa.

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Novo trailer de “GTA V” apresenta os três protagonistas do game

O mundo não precisa de um “Call of Duty” todo ano, mas certamente precisa de muitos outros “Grand Theft Auto” no futuro. Quem não jogou “GTA IV” e perdeu um dos melhores games de todos os tempos, não pode se chamar de gamer.

A Rockstar Games acabou de revelar o novo trailer do quinto título da franquia, que apresenta – pela primeira vez – os três protagonistas do jogo. Os jogadores poderão alternar entre um e outro durante a história, combinando suas habilidades para executar grandes assaltos.

Mais uma vez, a trama é de responsabilidade do roteirista Dan Houser, que além de produtor executivo e presidente da Rockstar, escreveu diversos outros títulos da produtora, incluindo todos os “GTA”, “Red Dead Redemption” e “Max Payne 3″. Houser já foi considerado pela revista TIME uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Na semana passada, o NY Times publicou uma boa entrevista com ele sobre suas criações, que, invariavelmente, se tornam fenômenos culturais.

“GTA V” será lançado para Xbox 360 e PS3 no primeiro trimestre de 2013.

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