Instagram Is, um documentário sobre quem não vive sem o aplicativo

Em uma cultura imersa na tecnologia, de certa forma o aplicativo Instagram consegue reviver o espírito aventureiro daqueles que estão constantemente buscando ângulos inusitados, momentos cara a cara, emoções genuínas e relacionamentos reais para compartilhar com o mundo.

Como algo tão digital pode, de fato, tirar as pessoas de frente de suas telas, indo em direção ao mundo analógico?

Inicialmente concebido como um trailer falso para um projeto de estudos na Universidade do Texas e agora lançado recentemente como um curta-metragem, Instagram Is é uma criação do diretor Paul Tellefsen, que busca captar um novo olhar sobre aqueles que tem o Instagram como mais do que aplicativo e rede social preferida.

Paul Tellefsen viajou durante meses pelos EUA e trouxe como resultado um documentário de 25 minutos que explora a comunidade e os relacionamentos alimentados pela plataforma ubíqua que é o Instagram, e o que suas fotos e a rede criada em volta delas significam para eles.

instagram-is-3
instagram-is-2
instagram-is-1

Alguns dos usuários documentados são Allison Anderson, Kyle Steed Brenton Little que, donos de algumas das maiores e mais seguidas contas, discutem como o aplicativo mudou suas vidas.

Instagram Is mostra que o aplicativo é muitas coisas: um app de fotografia, uma rede social, uma forma de se expressar e até uma dor de cabeça para alguns fotógrafos profissionais nostálgicos e pouco animados com estes novos conceitos.

Mas, acima de tudo, o documentárip consegue mostrar que, para a maioria de seus usuários, o Instagram é uma comunidade que vive além das telas e cliques.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Diesel relança tênis de 1993 com campanha “pré-internet”

Diesel está relançando um antigo sucesso de 1993, o tênis YUK. Girando em torno dos “velhos e bons tempos” e promovendo um produto totalmente low-tech, a campanha Pre-Internet Experience, realizada pela agência SMFB, desafia as pessoas a não postarem nada no Facebook por 3 dias, ou no Twitter, Instagram e Facebook juntos por 2 dias. Serão 20 vencedores que irão receber o par de tênis.

A campanha também liberou alguns vídeos, abaixo, que brincam com o fato de que o tênis não tem nenhum desses recursos mágicos e tecnológicos que tanto estamos acostumados hoje em dia.

No tracking, no-timing, no-wallposting, no-bullshit

Usar a nostalgia e a saturação das redes sociais para falar com público questionador e que muito tem ouvido sobre a importância de desconectar é um caminho. Mas, apesar de a campanha dar ênfase ao mundo pré-internet como os dias de glória, ela continua direcionando as pessoas para seu lugar-comum, website e página no Facebook.

 

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement