‘All you can’t eat’, uma ação que doa parte da sua refeição exagerada para quem tem fome

Sabe quando você visita aquele restaurante incrível, mas que tem uma porção bem exagerada? Aconteceu muito comigo em viagens para os EUA, onde o meu problema nem era o preço do prato – que no geral era bem barato ou ao menos razoável – mas o tanto de comida que eu me via obrigada a jogar fora (isso depois de me esforçar bastante, diga-se de passagem).

A campanha ‘All you can’t eat’ trabalha exatamente com essa parte do seu prato que você provavelmente não vai aguentar, e que acabará no lixo.

Criada pela Ogilvy & Mather de Duesseldorf, a ação coordena com alguns restaurantes o oferecimento de porções um pouco menores para aqueles pratos que costumam ser mais fartos, mas cobrando o mesmo preço. O valor economizado pelo restaurante é então doado para o Banco Alimentar, instituição que se dispõe a oferecer alimentos para quem não tem o que comer.

A implementação do projeto é super simples – basta um adesivinho colado ao lado do prato que participa da campanha. Você come bem, não fica estufado e ainda ajuda a encher a barriga de quem tem fome de verdade.

O mais legal é que a agência está disposta a ajudar quaisquer restaurantes interessados em aderir à campanha, inclusive no Brasil. Em contato com o Brainstorm#9, os criativos esclareceram que precisariam apenas de uma entidade beneficente brasileira interessada em arrecadar esses valores para promover refeições gratuitas localmente.

adesivo-all-you-cant-eat

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Diga à fome que se meta com alguém de seu tamanho

Para muitas crianças ao redor do mundo, a fome e a pobreza se assemelham a monstros muito mais assustadores do que qualquer Bicho-Papão. E foi exatamente esta aparência monstruosa que o ilustrador John Kenn deu aos problemas ocasionados pela miséria na animação Dile al hambre que se meta con alguien de su tamaño, filme criado pela agência Kitchen, de Madri, para a entidade Ayuda en Acción.

A campanha lembra que, em todo mundo, estima-se que mais de 300 milhões de crianças sofram com a fome, enquanto apenas na Espanha mais de 2 milhões vivem abaixo da linha de pobreza.

Além da animação, há também um hotsite onde é possível apadrinhar crianças. Em um dia em que muitas famílias celebram a fartura, é bom lembrar que milhões de pessoas não têm o que comer.

fome fome1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fome é personificada em filmes das Nações Unidas

O mundo está repleto de monstros e tiranos que ameaçam a paz, mas é a fome um dos problemas mais sérios e preocupantes, segundo as Nações Unidas. Para transmitir esta mensagem, o estúdio Platige Image criou dois filmes que personificassem os horrores da fome.

Em Hunger is a Monster, vemos uma variação da história de Chapeuzinho Vermelho, narrada por Elle Fanning. Aqui, a fome é representada pelo lobo. No segundo curta, Hunger is a Tyrant, Dakota Fanning narra a história de um ditador que destrói tudo a sua volta. Este segundo filme, aliás, tem um apelo muito maior.

Os filmes fazem parte do Zero Hunger Challenge e valem o play.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Unicef faz parceria com o Groupon para combater fome no Chade

A Unicef costuma colecionar boas campanhas em torno de suas ações. Na semana passada, por exemplo, mostramos por aqui a criação da Forsman & Bodenfors mostrando que likes no Facebook não salvam a vida de ninguém. Agora, a lista cresce com  Good Deal For Good, belíssima ideia da 180heartbeats e Jung V. Matt, da Polônia,aproveitou muito bem a parceria com o Groupon para combater a fome no Chade.

O conceito era simples: incluir entre as ofertas do Groupon um jantar para seis pessoas pela bagatela de 2 libras.

Ao capturar a atenção do usuário, ele era levado ao real motivo do anúncio: a oportunidade de custear a alimentação de seis crianças que estão realmente morrendo de fome no Chade, com a doação de apenas 2 libras. Com apenas uma “oferta”, a campanha arrecadou 20 mil libras, dinheiro suficiente para 60 mil refeições que vão alimentar quase 50% das crianças famintas do país.

É o tipo da ação que eu gostaria de ver rolando por aqui.

unicefunicef1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie