Braincast 105 – Isto é Arte?

Nas últimas décadas vimos as artes plásticas tomarem uma dimensão muito contrastante com boa parte do que já foi concebido na história da produção artística e criativa. Experimentos com novos suportes, uso de tecnologia e até mesmo encenações por parte dos criadores se tornaram pauta de uma discussão muito curiosa, que tenta separar o que realmente é arte, daquele frenesi que muitos cultivam e demonstram nas mais diversas galerias, mostras e exposições.

No Braincast 105 debatemos o que realmente é arte ou não, em algum momento entre o pós-impressionismo e o movimento contemporâneo. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Ivan Mizanzuk e Leo Giannetti discutem sobre esse universo tão rico e nebulosamente complexo.

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> 1h32m10 Qual é a Boa? – qualeaboadobraincast.tumblr.com

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Workshop9

Nosso curso de Design acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, em São Paulo. Mas as vagas já acabaram. Estamos remanejando alguns alunos. Portanto, se você tiver interesse, pode procurar a Cláudia Capuzzo (nossa organizadora) para tentar se matricular em alguma vaga aberta. O e-mail é: claudia@colosseo.com.br.

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TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer

Música pela Cura – 2014
Durante o ano de 2014 a TUCCA estará com o projeto “Série de Concertos Internacionais – Música pela Cura”, que apresentará shows na Sala São Paulo e arrecadará 100% dos fundos para que a instituição continue funcionando e ajudando crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site.

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Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Uma visita à Oficina Tipográfica

Marcos Mello é Diretor-Presidente da Oficina Tipográfica São Paulo, artista plástico e designer gráfico. Formado pela Waldorfschulen em Artes Gráficas; Curso superior de Artes Plásticas pela FAAP; Pedagogia (Unicastelo); Pós-Graduação em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Doutorando em História Social – USP. Professor da Universidade Anhembi Morumbi e colaborador da revista Tupigrafia.

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Formada na década de 90 por Marcos Mello, Cláudio Rocha e Cláudio Ferlauto (que hoje não faz mais parte), a Oficina nasceu com o intuito de dar vazão a experimentação com a linguagem tipográfica. E dentro de um cenário de investigação e garimpo, um acervo fantástico surgiu ao longo dos últimos anos. Isto, somado ao interesse e curiosidade não só dos fundadores, mas de outros artistas, transformou o projeto em um laboratório: onde profissionais (mesmo de outras áreas), tipógrafos e criativos aqueciam o espaço circulando livremente, testando equipamentos, técnicas e discutindo idéias.

Não demorou muito para que surgisse a idéia de abrir o espaço para o público, oferecendo cursos e trazendo à tona esse universo – que possui uma forte carga histórica e cultural para a formação do design.

“O primeiro grupo de estudantes veio da ESDI, do Rio. Colocaram todos os alunos numa van e vieram para um curso de dois dias. Nossa idéia era fazer uma aproximação e uma abordagem diferente com tudo isso. Pois todo princípio que move e articula a página impressa e a linguagem da tipografia está aqui. Os princípios estão aqui.”, conta Marcos Mello.

Diferente do Brasil, várias escolas pelo mundo ainda mantém os mesmos princípios tipográficos do passado, garantindo que o ensino dos fundamentos do design gráfico comecem dentro de uma aula como as oferecidas na Oficina Tipográfica São Paulo. No entanto, Marcos comentou acreditar que nos últimos anos a preocupação com o estudo tipográfico começou a ganhar a devida atenção – graças ao mercado que exige respostas rápidas e alta capacitação de grande parte dos profissionais.

“Não pode haver distanciamento entre esses universos. A habilidade com tipografia surge a partir do momento em que você sabe manusear, distinguir, compor, observar e buscar estreitamento com esse assunto.”

Uma das centenas de caixas com tipos

“Não é a quantidade de fontes que você tem no computador que te transformará num bom designer.”

Apesar do Brasil ter um bom cenário tipográfico, é óbvio que não podemos nos comparar com países europeus (que antes de tudo foram o berço dessa tecnologia). No entanto, todo o trabalho realizado pela Oficina tem capacitado profissionais e pulverizando (em outras instituições e cidades) toda a importância do que está implícito na era do tipo móvel – e automaticamente inserido na linguagem e tecnologia que usamos hoje. E justamente por tudo isso fica claro que a missão mais importante da Oficina não é preservar equipamentos, mas sim o conhecimento.

A diferença entre as tecnologias é enorme. Hoje em dia podemos barbarizar num Illustrator e imprimir. Mas a composição de tipos móveis exige um raciocínio mais profundo: que esteja correto no sentido de estrutura física, pensando não só em cada letra, mas principalmente no espaço ao redor delas. E talvez essa seja a maior beleza nisso tudo.

Composição tipográfica pronta para ser transferida para a rama.

A composição da forma é tão importante quanto a do vazio.

O mundo digital representa o aprimoramento de outras tecnologias. E, analisando a conexão entre passado e presente, pergunto: será que para termos uma formação completa e quebrar as regras não é necessário dar um passo pra trás e conhecê-las a fundo? Talvez por isso a Oficina não ofereça cursos no sentido de formar tipógrafos como antigamente, mas sim de contextualizar os elos entre os dois mundos, para que a nova geração de profissionais entenda a origem e razão das coisas.

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> Para conhecer a Oficina e o processo de criação, assista ao vídeo acima.
> Para conhecer o projeto e os cursos, acesse o site.
> Assista outras edições do B9 TALK:
B9 TALK #1 > A divergência entre Hitler e a Bauhaus.
B9 TALK #2 > Música e Cultura nos anos 70.

Direção: Saulo Mileti
Fotografia: Cláudia Capuzzo
Trilha: Dennis Ortega
Áudio: Henrique Ribeiro
Edição e finalização: Colosseo.
Conteúdo: BRAINSTORM9

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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