Caça-Cliques: Os resultados do nosso 1º de abril

Ontem, 1º de abril, fizemos uma brincadeira aqui no B9. Anunciamos que escreveríamos apenas títulos caça-cliques. Era pra soar como algo permanente, mas não demorou para associarem a “mudança” com o dia da mentira. Precisamos admitir que foi bem divertido, e melhor ainda foi perceber que a maior parte dos leitores entendeu e gostou da piada.

Em termos numéricos, foi como recriar – de forma artificial – um dia de conteúdo popular do site. O gráfico abaixo demonstra que o 1º de abril igualou o pico de 29 de março, não muito longe de outro dia de sucesso, em 12 de março.

B9

Resumindo: O aumento brusco de audiência, que normalmente depende do conteúdo publicado, pode ser replicado a qualquer momento apenas com títulos sensacionalistas, independente da qualidade e interesse real. Além disso, deixou o Facebook útil novamente, com aumento de 42% de visitantes via rede social.

Posts

Nos organizamos, é claro, para que apenas as chamadas fossem escritas dessa forma, mantendo o que seria um post normal no corpo do texto. Foi um experimento importante para nos fazer pensar como é escrever na internet, já que nossa real intenção – desde que esse site é site – é estimular que os leitores cheguem até o fim, e não apenas atraí-los pelo título, abandonando a página ao descobrir que não era nada daquilo que ele procurava.

Esse é o maior dilema, aliás, como o Luiz Yassuda já observou bem nesse artigo. Por mais tentador que possa parecer esse pico orquestrado de audiência, fica a impressão de que o conteúdo é mentiroso. Eu me senti assim ao escrever os títulos desse post e desse, por exemplo, prometendo mais para o leitor do que realmente iria entregar.

Pior do que isso, é a atitude rasteira de dizer o que o leitor deve sentir quando consome determinado conteúdo. Quem tem que decidir se vai rir, chorar, se indignar ou surpreender é a própria audiência, não quem escreve.

Certamente isso funciona para sites de entretenimento ou humor, para colecionadores de GIF animado ou mastigadores de notícia, para consumidores de mazelas e auto-ajuda, mas não para nós. Perceba: Não estou afirmando que isso nos transforma em seres superiores, apenas são objetivos diferentes. Tanto de quem escreve, quanto de quem lê.

Como brincadeira de 1º de abril, uma vez por ano, a maioria gostou e aprovou, mas fazer isso continuamente seria danoso para o trabalho que fizemos por mais de uma década. O título promete uma experiência inesquecível. Você clica, não era nada daquilo, se decepciona. Repita isso algumas vezes, e qual a chance de continuar voltando?

Hoje, 2 de abril, teremos uma audiência menor do que a de ontem. Nesse momento, a previsão é de 25% menos visitantes. Porém, se são números que importam, outros dois nos interessam mais: tempo médio por visita e taxa de retenção, ambos – não coincidentemente – com projeção de aumento quando comparados ao dia da mentira.

Você nem pode imaginar o que a BMW acabou de inventar. É incrível!

Você já fez de tudo e o seu filho não consegue dormir de jeito nenhum. Um pai experiente dirá: “Leve-o para dar uma volta de carro”, e a magia acontecerá diante dos seus… ouvidos.

Pensando em facilitar nossa vidas, a BMW apresenta a ZZZ Series, uma incrível máquina de fazer dormir.

Sim, é só 1 de abril, para tristeza de muitos pais.

[ATENÇÃO: O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

BMW

Dumb Ways To Die fez um vídeo de 1º de abril. O que acontece vai te matar de rir.

A premiada campanha Dumb Ways To Die reaparece de quando em quanto para comemorar datas específicas. A última vez foi no Valentine’s Day, e agora a McCann de Melbourne traz uma pegadinha mortal de 1º de abril.

Um aviso para você se manter seguro nas brincadeiras… e perto de trens.

[ATENÇÃO: O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

DumbWays2Die

Você não vai acreditar no que o Google fez com o seu template do Gmail!

Ao abrir o Gmail neste primeiro de abril, muita gente pode se assustar com o aviso de uma novidade no sistema de emails do Google – é o Shelfie, temas de fundo que usam uma selfie do próprio usuário e que podem ser compartilhadas (share) com outras pessoas. Share + selfie = Shelfie.

Na apresentação da piadinha no blog do Gmail, o engenheiro de software Greg Bullock chega até a mostrar um gráfico que relaciona o surgimento da função de fundo de tela do email com o aumento das selfies.

Como inspiração, selfies de algumas celebridades foram disponibilizados para incentivar você a trocar seu fundo de tela por uma foto mais narcisista, como essa da Katy Perry com seu gatinho, Kitty Purry.

É interessante notar que neste ano, além das Shelfies do Gmail, o Google também apresentou o desafio Pokémon dentro do Google Maps, em uma curiosa tendência de fazer a piada dentro de um serviço que já existe, ao invés de criar produtos mais malucos e menos possíveis, como o Google Nose. Nada como usar piadinhas de primeiro de abril como divulgação de serviços reais, não?

Na mesma onda da selfie, até o britânico Metro decidiu brincar: avisa sobre uma suposta legislação que controlaria o número das selfies feitas no Reino Unido. As fotos de si mesmo seriam limitadas a um total de 10 por mês. Quem ultrapassasse essa cota precisaria pagar uma multa, ou ter seu acesso às redes sociais restringido (!). E não se engane pelos detalhes do material – o Metro chegou até mesmo a publicar um infográfico para melhor explicar a legislação que estaria tramitando. Tudo brincadeira 🙂

[O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

Uma incrível nova funcionalidade do Google Maps que vai ser mania nesse 1º de abril

Todo primeiro de abril é sempre assim, mas a cada ano parece que as empresas de tecnologia se esmeram ainda mais na brincadeira. Hoje, o que promete acabar com a produtividade do seu dia é o Desafio Pokémon do Google Maps. Basta atualizar o app no iOS ou Android, tocar no campo de pesquisa e selecionar a opção “Press Start” para começar o jogo, que mostrará diversos pokémons na tela do mapa do Google.

poke

Para captura-los basta clicar sobre um dos bichanos e selecionar ‘catch’. Uma divertida brincadeira que promete ser uma mania desse 1º de abril. Vale lembrar que a suposta vaga de Pokémon Master no Google é, obviamente, uma piadinha de dia da mentira. O que não impede você de se divertir com o resultado dessa bela parceria entre Google e Nintendo.

pokemon-master2
pokemon-master

[O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

B9 informa: Nos rendemos aos títulos caça-cliques

Cedendo a pressões mercadológicas vigentes, decidimos que, a partir de hoje, o B9 publicará todos os seus posts com títulos do tipo caça-cliques. Mesmo com as críticas que já fizemos por aqui, não temos mais como resistir diante da busca por audiência a qualquer custo

Além do mais, está claro que o futuro do conteúdo na web não é apenas criar, compartilhar ou informar, mas também dizer como você deve se sentir em relação ao que está lendo ou assistindo.

Não precisa mais pensar. Agora, em todo título, lhe diremos se você deve se indignar, se emocionar, chorar, se surpreender, sentir raiva, e o que mais for preciso, fazendo promessas exageradas e buscando dar significado edificante para qualquer tipo de coisa.

Acompanhe nossa página inicial e aproveite: brainstorm9.com.br

Para marcar essa nova fase, fique com a foto deste filhote:

B9 Lie

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Twitter vai cobrar US$ 5 pelo uso de vogais

O Twitter continuará gratuito, mas agora será apenas Twttr. Quem estiver disposto a pagar 5 dólares por mês poderá usar vogais, para os murrinhas só consoantes.

Além de aumentar sua receita, o Twitter diz que está fazendo isso para encorajar uma comunicação mais densa e eficiente. Sem vogais, mais espaço de caracteres para a sua mensagem. Faça o teste: discover.twitter.com/twttr

Veja como ficaria o tweet mais popular até hoje com o novo formato… especialmente inventado para esse 1 de abril:

Twitter

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Busca olfativa, fim do YouTube e outras pegadinhas do Google no 1° de abril

O Google é, notoriamente, um dos mais engraçadinhos adeptos do 1° de abril. Todo ano, divisões da empresa em todo mundo entram na brincadeira, seja divulgando notícias falsas, lançamentos impossíveis ou simplesmente adicionado eastar eggs em produtos Google populares.

Além do revolucionário Google Nose, no vídeo acima, um sistema de buscas de cheiros, aqui estãá uma seleção de outras pegadinhas de Mountain View nesse dia da mentira:

Fim do YouTube

Google Maps com modo Caça ao Tesouro

Gmail Azul

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie